medicos empreendedores

10 livros de gestão que médicos empreendedores precisam conhecer!

A lista de livros que selecionamos vai te ajudar a dar os primeiros passos nesse novo mercado de médicos empreendedoresConfira! 

Ser médico empreendedor exige cada vez mais conhecimentos em administração, gestão de pessoas e marketing, já que, além de cuidarem de vidas, precisam garantir o crescimento saudável do seu próprio consultório.  

Você já conhece os desafios de empreender e ser dono do seu próprio negócio. E já sabe, também, que no ramo da prestação de serviços, você precisa aprender sobre gestão, marketing e finanças: coisas que não se aprende na faculdade de medicina.   

O mais importante a se frisar é que, além de cuidar dos seus pacientes, é preciso cuidar da gestão e saúde financeira do seu consultório. 

Isso quer dizer que o empreendedorismo em saúde é um mar cheio de oportunidades para quem quer realmente ajudar as pessoas e buscar melhores resultados para seu negócio 

Então, se o seu propósito é fazer a diferença no setor da saúde, não deixe de aplicar as dicas apresentadas neste post! 

Vamos lá? 

10 livros de gestão essenciais para médicos empreendedores

Para ajudar médicos empreendedores a aprimorar seus conhecimentos em administração de negócios, gestão de pessoas e estratégias de marketing, confira a lista de livros que sugerimos a seguir: 

1. Gestão de clínicas médicas ou consultórios, por Antônio Ribeiro

Com toda a certeza muita gente já te recomendou essa leitura, não é mesmo? Esse livro é um guia que todo médico empreendedor ou não, precisa conhecer.

Por isso é o primeiro da nossa lista!  

Você vai aprender a dar os primeiros passos na gestão da sua clínica ou consultório, abordando estratégias como: 

-> Gestão de pessoas; 

-> Fidelização e retenção de pacientes; 

-> Marketing médico; 

-> Até questões mais burocráticas como as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM). 

Outros tópicos abordados nesse livro são: 

  • Atendimento e recepção; 
  • Comunicação eficiente com pacientes e funcionários; 
  •  Tecnologias aplicadas à saúde. 

Por conta do conteúdo completíssimo, esse livro é uma super indicação para quem está dando os primeiros passos para abrir o próprio consultório.  

2. Se Disney Administrasse seu Hospital, por Fred Lee

Essa é uma leitura indispensável para quem trabalha no ramo da prestação de serviços. Não é novidade que a Disney tem uma metodologia diferenciada no atendimento ao público. 

Fred Lee — autor do livro — foi recrutado pela Disney para um programa de treinamento por conta de suas experiências em ajudar hospitais a alcançar lealdade e fidelidade de pacientes e funcionários. 

O livro “If Disney Ran Your Hospital” de 2004, vendeu mais de 500 mil cópias, sendo traduzido para várias línguas, incluindo o português. 

Não há dúvidas de que um atendimento cada vez mais diferenciado é responsável por garantir a satisfação dos pacientes e levá-los a fidelização.  

Nada mais efetivo para garantir o encantamento dos seus pacientes como as dicas de um especialista na área, concorda? 

3. O jeito Disney de encantar os clientes, por Disney Institute

Mais uma leitura tendo como base o jeito Disney de entregar encantamento e magia aos seus clientes. 

O livro conta um pouco sobre as estratégias e práticas de negócios que a Disney aplica em seu dia a dia para entregar um atendimento excepcional ao seu público.   

Além disso, você se lembra de que mesmo sendo uma grande empresa, a Disney não está tão distante assim realidade da sua clínicaIsto é, os problemas são os mesmos em qualquer empresa. 

Este livro faz parte da nossa lista porque é indispensável para quem lida diretamente com o público. Certamente é o seu caso! 

4. Lições de gestão da Clínica Mayo

Mais um livro dessa lista que você não pode deixar de ler e aprender é sobre o modelo de gestão da clínica Mayo — referência mundial em saúde — com foco na experiência do paciente 

A clínica Mayo tornou-se referência por investir na relação médico-paciente. Isso quer dizer que, mais do que números ou estatísticas, a relação entre clínica e paciente deve ser de parceria. Oferecendo, então, um atendimento cada vez mais humano. 

Essa é uma leitura indicada para quem quer focar de uma vez por todas no cuidado centrado no paciente  

5. Perspectivas da Relação Médico Paciente, por Cyro Martins

Como você já deve saber, a relação médico-paciente é um dos pilares que constituem o atendimento médico.  

Não basta só entregar qualidade, é preciso estar disposto a ouvir o paciente e cuidar para que ele não se sinta acolhido só quando está dentro do consultório.  

Neste livro, o psicanalista Cyro Martins aborda diversas situações, comuns na rotina de clínicas e consultórios, e como lidar com elas de forma mais efetiva. 

Pensando nisso, o livro é indicado para quem quer se aprofundar nas melhores técnicas de cuidado do paciente. Sem contar que as abordagens também se estendem a sua equipe.  

Afinal, cuidar das pessoas deve ser a prioridade de qualquer negócio com foco em serviços.  

6. Repensando a Saúde: Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos, por Michael Porter

Se você quer aprimorar a qualidade do atendimento médico e evitar que problemas de gestão prejudiquem o crescimento do seu negócio, essa é uma leitura obrigatória. 

Nesse livro, Michael Porter aborda os principais dilemas da gestão em saúde não só do ponto de vista do médico, como também dos pacientes.  

O autor propõe que, para evitar que os problemas se tornem maiores do que já são, é preciso mudar o pensamento de como se fazer medicina. 

O livro é recheado de dicas de quem entende realmente do assunto: um especialista em estratégias, reconhecido mundialmente, carinhosamente apelidado de pai da estratégia moderna 

Vale muito a pena a leitura! 

7. Legislação profissional em saúde, por Nivea Cristina Moreira Santos

Quando falamos de gestão para médicos empreendedores e marketing em saúde, não podemos deixar de lado uma peça muito importante desse quebra-cabeça: a ética médica 

O mais importante aqui é: a saúde e o bem-estar do seu paciente devem ser prioridade da sua clínica ou consultório e enquadrar as suas ações dentro do código de ética médica é fundamental para se alcançar um atendimento médico com muito mais qualidade e totalmente humanizado.  

livro em destaque serve como um guia para que todas as ações administrativas – sejam elas financeiras ou de publicidade médica – estejam pautadas no Código de Ética em saúde 

Agora você não tem mais como errar! 

8. Arquitetura e planejamento na gestão da saúde – alinhando o conhecimento médico à administração do sistema de saúde, por Richard M. J. Bohmer

Mais uma leitura obrigatória aparecendo na nossa lista! 

Richard J. Bohmer, médico e professor da Harvard Business School, apresenta logo de cara o problema que gestores de saúde (sistema público e privado), profissionais, políticos e usuários dos sistemas de atendimento à saúde: “a saúde está em crise”. 

Para o autor, o principal desafio está no planejamento de abordagens eficazes para a criação de um sistema de prestação de serviços em saúde baseado em “saber o que fazer” ao invés de “fazer o que sabemos”.  

Além dissopodemos destacar os 4 tópicos de gestão em saúde para discutir em uma roda de amigos. 

– A gestão do serviço de saúde; 

 A natureza experimental do serviço de saúde; 

– Medicina baseada em evidências; 

– O papel central dos sistemas operacionais. 

São questionamentos importantes para quem quer se aprofundar ainda mais em entregar um serviço de altíssimo nível aos pacientes.  

9. Todo paciente tem uma história para contar, por Lisa Sanders

No livro, a Dra. Lisa Sanders ressalta que, por mais que a tecnologia tenha avançado ao longo do tempo, ainda há doenças que não possuem cura e diagnósticos e exames mal interpretados.  

O livro é um verdadeiro mergulho no processo de solução de casos misteriosos, pistas falsas e muitos desafios. Até parece um romance policial, não é mesmo?  

Fugindo um pouco do clichê das séries de televisão, a autora também aborda questões como: quais os dilemas da medicina diagnóstica na era da tecnologia? Por que ainda há falhas em diagnósticos? 

Esse é um dos melhores livros de Ciência publicado em 2009 que encontramos na Amazon 

Vale a pena demais a leitura! 

10. Marketing estratégico para a área da saúde

O último, mais não menos importante, item da nossa lista de leituras obrigatórias é o livro Marketing estratégico para a área da saúde de Phillip Kotler. 

Em algum momento você já deve ter ouvido falar dele, estou certa? Caso nunca tenha tido contato com nenhuma de suas obras, saiba que Kotler é conhecido como o pai do marketing por muita gente.  

A gente não poderia fechar essa lista sem dar dicas de como divulgar o seu trabalho usando a publicidade médica, né?  

Esse livro é ideal para administradores de clínicas, pois traz, em linguagem muito acessível, conceitos como análise SWOT e outras estratégias de gestão administrativas.  

➔ Dica extra: Qual é a tua obra? Por Mário Sérgio Cortella

Esse livro não foi pensando especificamente para a área da saúde, mas, além do lado técnico, é uma leitura prazerosa para os médicos empreendedores 

Na sinopse, você, leitor, logo se depara com a seguinte frase: “a ideia de trabalho como castigo precisa ser substituída pelo conceito de realizar uma obra”. O autor consegue traçar um paralelo entre empreendedorismo e gestão. 

O livro se divide em três partes: liderança, gestão e ética.  

E, para provocar ainda mais o leitor, Cortellla faz a seguinte reflexão: o que faz você levantar da cama todos os dias?  

Mas, não se engane! Não é um livro de autoajuda. Mais do que médicos empreendedores, gestores, somos todos seres humanos.  

Evoluir é muito importante! 

Perguntas frequentes:

Por que se tornar um médico empreendedor?

Empreender, portanto, pode ser uma saída para quem quer usar o  seu tempo e  dedicação  a algo que gere maior retorno financeiro.  É também uma forma de dar forma à sua visão sobre o melhor modelo de negócio. 

Como empreender na área da medicina?

Além dos estudos e da parte técnica, para ser bem-sucedido em seu empreendimento será necessário ter conhecimentos de gestão, processos administrativos, ter um pouquinho de conhecimento em marketing e gestão de pessoas.  

Como se tornar um médico empreendedor de sucesso?

É importante frisar que a área por si só já é bastante promissora. Ser bem-sucedido, ou não, está relacionado ao seu esforço em relação aos seus objetivos, respeitando a ética e valores humanos. 

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação!