como melhorar o marketing

Como melhorar o marketing da minha clínica?

Se o seu objetivo é atrair mais pacientes para a sua clínica e expandir seus negócios, confira algumas dicas de marketing para clínicas!

Para alguns profissionais da saúde, a ideia de marketing médico pode parecer um tanto confusa. Pensando nisso, a publicidade e o marketing para clínicas vieram para impulsionar o seu negócio, com a intenção de expandi-lo para atrair novos clientes e fidelizá-los.  

Hoje, com o mercado cada vez mais competitivo, o seu negócio precisa se adequar às práticas de mercado, como o investimento em publicidade para que a sua clínica ou consultório apareça em propagandas online para os consumidores. 

Antes de tudo, é preciso ressaltar que a publicidade não é proibida para clínicas médicas, porém, existem critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina e é muito importante que você os conheça, dá para acessá-los aqui e ficar por dentro das resoluções mais recentes do CFM. 

Sua clínica é, antes de tudo, lugar de cuidado e atenção com seu paciente. Entretanto, sendo possível também aumentar a lucratividade e atrair novos pacientes, sem que o foco se torne apenas o dinheiro, é importante promover seus serviços. 

Quer saber como realizar essa divulgação? Continue a leitura e veja ótimas dicas de como melhorar o marketing da sua clínica. 

Qual a importância do Marketing para as clínicas?

Você sabe quais são os benefícios em investir no marketing para clínicas? Muitas empresas investem no marketing para serem vistas. Isso também ocorre em clínicas e consultórios.

A possibilidade de atrair novos clientes, fidelizar os pacientes que já frequentam a sua clínica e aumentar a lucratividade do seu negócio são alguns benefícios obtidos com o marketing para clínicas médicas.      

Antes de implementar uma estratégia de marketing, a sua clínica precisa ter um perfil de público definido, sendo assim, a primeira dica é conhecer bem os seus pacientes. 

Você sabe quem são seus pacientes? Sabe qual é o tipo de perfil de pacientes que a sua clínica deseja alcançar? E como a sua clínica pretende alcançar esses clientes em potencial?

O termo utilizado pelo Marketing Digital é personas, que são perfis de clientes fictícios baseado no perfil de clientes do seu negócio. Por isso, mostra-se importantíssimo ter a persona que passa pela sua clínica para direcionar corretamente as suas estratégias de marketing. 

Caso a sua clínica conte com um Software de Gestão Clínica, há a possibilidade de manter armazenado as principais informações dos seus pacientes, como número de telefone e e-mail, que serão muito importantes para aplicar as estratégias de Marketing na sua clínica. 

Com o software, você pode monitorar os resultados da sua clínica e saber em quais áreas direcionar mais investimentos, implementar estratégias de marketing, para obter o retorno o mais rápido possível. 

Quais estratégias de Marketing são adequadas para a minha clínica?

Cada profissional é especialista na sua área, ou seja, médicos são especialistas da área da saúde, portanto, montar um planejamento de marketing com profissionais especializados é importantíssimo para implantar estratégias eficientes para alavancar os resultados da sua clínica. 

Você deve conhecer o marketing tradicional, que é o meio de propaganda mais utilizado pelas empresas. Acontece que, com a era da digitalização, o marketing tradicional foi se adaptando às novas tecnologias e já temos em atividade o Marketing Digital, que é basicamente utilizar a internet para promover o seu negócio. 

Como você pode ver aqui, esse novo formato de Marketing traz a possibilidade de alinhar a comunicação da sua clínica com seus clientes. O Marketing Digital utiliza os meios online para estabelecer uma conexão mais próximas com seus pacientes e possíveis clientes. 

Para saber quais estratégias são adequadas para a sua clínica, antes de tudo é preciso ter o perfil dos clientes que você deseja alcançar. Qual a faixa etária? Quais os interesses esse público? Com quais procedimentos  a sua clínica vai trabalhar? Com isso em mente, será possível direcionar o marketing para um público X e divulgar a sua clínica para atrair mais pacientes.

Se você deseja saber mais sobre algumas estratégias de marketing, continue a leitura e veja as dicas de Marketing para clínicas médicas que eu separei:

 

telemedicina sem custos

 

Marketing de Conteúdo

Investir em marketing de conteúdo é a melhor forma de ter visibilidade na internet. Pode ser interessante para a sua clínica ter um site ou blog em que dê dicas de saúde para os seus pacientes, que incentive o tratamento e a prevenção de doenças.

Hoje, já é comum consultar o Google se sentimos uma dor diferente, pensando nisso, seu paciente em potencial também recorre à internet em busca de soluções práticas para as suas dúvidas. Portanto, se a sua clínica está na internet fornecendo materiais e informações relevantes, pode ter certeza que isso irá atrair novos clientes para o seu negócio. 

Conteúdos interessantes para os seus pacientes, como dicas de alimentação saudável, cuidados com a pele, dependendo do perfil de atuação do seu negócio, podem fazer a sua clínica ser vista nos mecanismos de pesquisa do Google, por exemplo, aumentando a visibilidade do seu negócio e atraindo novos pacientes para a sua clínica. 

E-mail Marketing

Com o e-mail marketing também é possível realizar pesquisas de satisfação, saber o que o paciente acha da sua clínica, se ele está satisfeito com o serviço oferecido, além de te dar a oportunidade de enviar a eles dicas de como cuidar da saúde, ou seja, informações úteis sobre bem-estar e qualidade de vida. 

Com o e-mail marketing fica fácil lembrar seus pacientes das consultas agendadas, resolver eventuais problemas e solucionar as dúvidas dos seus clientes. É um canal de comunicação que você possui com seus pacientes, podendo abordá-los diretamente se desejar oferecer um novo produto ou um novo serviço. 

Lembrando que não é recomendado fornecer diagnósticos nem tratamentos para os seus pacientes por e-mail, a tecnologia traz facilidades, mas nada deve substituir o olho no olho, mostrando que o médico e a clínica se importam com seus pacientes. 

Esse canal é direcionado para campanhas de marketing, promoções, mensagens de feliz aniversário, datas comemorativas e envio de conteúdos relevantes para seus clientes, pois são meios que possibilitam a fidelização dos seus pacientes.

Redes Sociais

As mídias sociais são o principal meio de comunicação entre empresas e seus consumidores atualmente. Como já falei aqui, as Redes Sociais são preferidas pelos clientes quando há dúvidas ou problemas referentes aos serviços adquiridos, sendo um relevante meio de comunicação para as partes.

Se a sua clínica deseja aumentar o número de pacientes, uma ótima dica é aumentar a visibilidade da sua clínica através dos canais digitais. Como fazer isso? 

Antes de qualquer coisa, é extremamente importante marcar presença online. Vivemos uma era em que muitas pessoas buscam referências e indicações em redes sociais, principalmente Facebook e Instagram. Estar nesses canais facilita a vida do seu paciente e favorece a divulgação da sua clínica. 

É importante também ir além de apenas marcar presença, mas também abordar assuntos pertinentes em posts nas redes sociais, com dicas de saúde e bem-estar, inovações na área médica e prevenção de doenças. Lembrando de não fornecer diagnósticos nem tratamentos, já que este canal será exclusivo para promover o seu negócio. 

Investindo nesses posts fica mais fácil de aumentar a visibilidade do seu negócio na internet e atrair novos pacientes. 

Perguntas Frequentes:

Como criar uma campanha de marketing para clínicas?

Antes de inciar uma campanha, é preciso planejar. Após isso, decidir quais canais sua clínica irá utilizar e quais ações serão realizadas.

 

Marketing em clínica popular é possível?

Sim! Assim como qualquer empresa, é possível utilizar estratégias de marketing digital.

 

Marketing digital para clínicas já é uma realidade? 

Sim! Seguindo o movimento de outros mercados, as instituições de saúde estão presentes na internet.