Marketing para clínicas médicas: saiba como alavancar seus resultados

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Marketing para clínicas médicas: entenda como funciona

Já pensou na possibilidade de aumentar a receita da sua clínica, além de diminuir os buracos na agenda? Com o marketing para clínicas médicas isso se torna realidade, afinal, é uma excelente estratégia para atrair mais pacientes e fidelizar os que já existem!

Com o crescimento e acessibilidade da internet, o marketing digital para clínicas médicas é o grande responsável por levar um paciente a se consultar em sua instituição ou no seu concorrente.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funcionam as estratégias de marketing e, porque investir nelas, continue lendo esse artigo que vamos te mostrar.

Marketing para clínicas: como funciona?

As ações ocorrem basicamente por meio de canais e ações no meio digital que buscam o aumento da visibilidade e autoridade no seu nicho.

O principal objetivo do marketing médico não deve ser vender um produto ou serviço, mas levar informação relevante e de qualidade para ajudar as pessoas a cuidarem da sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Por que investir em marketing para clínicas?

É fundamental o investimento, para estabelecer um canal de relacionamento com o seu público.

Quanto mais as pessoas souberem sobre seu domínio no assunto, mais elas perceberão você como especialista. Dessa forma é possível atingir seus objetivos com mais facilidade, seja aumentando o número de consultas, fidelizando pacientes, etc.

O que você precisa saber para investir em marketing médico?

Existem quatro caminhos de fácil acesso para te ajudar a começar o investimento em marketing. Primeiro você precisa reconhecer quais são seus pontos fortes, o que sua clínica tem de diferente das outras.

Segundo, defina seu público-alvo a partir da criação das personas para então traçar ideias de publicações. Todos esses passos devem ser convertidos em relacionamento. Entenda melhor a seguir:

Qual o diferencial da sua clínica?

Para te ajudar a responder essa questão observe seus pacientes. 

Eles ficam felizes com o atendimento, com o conforto da poltrona, com o preço ou com o bate-papo durante a consulta?

Tome nota de todos os detalhes observados desde a chegada dele na clínica até a despedida. Pontue seus atributos positivos e identifique os negativos também.

Esse momento de observação vai ajudar você a entender não só o seu diferencial, mas quem é sua persona.

Quem são seus pacientes?

Consulte todas as informações dos seus pacientes: qual a faixa etária predominante, sexo, bairro, etc. Se você utiliza algum software de gestão médica esses dados podem ser mais fáceis de coletar.

Para começar dê um nome e um rosto para seu paciente fictício, após isso, complete com:

  1. Dados demográficos;
  2. Situação profissional;
  3. Dados psicológicos/comportamentais;
  4. Pontos de dor e desafio;
  5. Fontes de informação e influência;
  6. Processo de compra.

A partir do levantamento desses dados e da criação da persona ficará mais fácil definir o que vai ser publicado.

O que publicar?

Aposte nas ideias que estão sendo mais consumidas por seus pacientes como: dicas, cuidados, curiosidades sobre sua área, etc.

Se for um perfil de ginecologia e obstetrícia, por exemplo, faça publicações sobre a importância de fazer o exame preventivo, ou sobre o acompanhamento gestacional. Existem diversos temas que podem gerar conteúdo inteligente para atrair seus pacientes.

Um perfil de dermatologia pode dar dicas de cuidados caseiros para pele ou quadros sobre mitos e verdades sobre algum tratamento.

Procure sempre atingir a dor das pessoas, dar as respostas que estão buscando.

Uma dica: seus pacientes sempre apresentam dúvidas quando chegam ao consultório, por que não anotar algumas e transformar em publicações?

Assim, além de atrair mais pessoas que tenham tal questionamento, você mostra ao paciente que se importa com ele.

Relacionamento

Sabe aquela máxima que diz “quem não é visto não é lembrado”? Mantenha o relacionamento com o seu público, os pacientes ficam lisonjeados quando sentem que estão sendo cuidados.

Envie não só lembretes de consulta, mande também conteúdo relevante. O básico do relacionamento com o paciente é parabenizá-lo no dia do seu aniversário. Também é possível ir além com a utilização de um sistema de CRM integrado ao seu software.

Imagina disparar e-mails marketing de forma automatizada a partir das suas regras de envio? Seria incrível compartilhar dicas relacionadas ao preparo de um exame ou perguntar como vai o pós-operatório.

As recomendações podem ser configuradas por perfil, sua clínica ganhará o carinho do paciente por se importar não apenas no momento da consulta. 

Seguindo os limites éticos propostos pela publicidade na saúde, você pode fidelizar novos pacientes também. 

Continue lendo e saiba os limites do marketing médico e quais as melhores estratégias.

Publicidade na saúde: qual o limite do marketing médico?

Se o marketing digital para empresas de diferentes segmentos deve ser ético e responsável, quando falamos em marketing em saúde, essa preocupação deve ser ainda maior

A saúde do paciente deve ser sempre a maior preocupação do marketing médico. E isso implica em diversas regras estabelecidas pelo Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina que delimitam o que é permitido e o que é proibido.

Conhecer todas as regras é o passo inicial para você planejar e desenvolver suas estratégias. Saiba quais são as principais proibições:

  • Publicar fotos de antes e depois;
  • Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento;
  • Abordar o tema médico com sensacionalismo;
  • Divulgar tratamentos ainda não comprovados cientificamente;
  • Se autopromover em entrevistas;
  • Anunciar aparelhagem que lhe atribua capacidade privilegiada;
  • Usar expressões adjetivadas, tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”.

Quais as melhores estratégias de marketing médico?

As estratégias de marketing digital para a área da saúde podem ser resumidas em três pilares essenciais: conteúdo, social e relacionamento

São dessas principais vertentes que você deve desdobrar e estruturar uma estratégia completa que irá trazer os resultados esperados.

Para colocar os pilares em prática existem algumas estratégias indispensáveis, conheça as principais abaixo.

Marketing de conteúdo

A metodologia ideal para fazer marketing de conteúdo é a de Inbound. O objetivo é cativar o público de forma sutil com base em seus quatro pilares: atrair, converter, vender, encantar.

Pensando assim, ter um site e um blog integrados se torna uma aposta interessante para divulgar seu consultório. Isso porque a maioria das pessoas procura o Google sempre que está com alguma enfermidade.

Se você alimenta um blog com conteúdos relevantes, o seu paciente vai buscar respostas neste material, e pacientes em potencial também podem ser atraídos. Ter presença digital aumenta sua chance de ser encontrado, desde que se utilize das boas práticas de SEO (Search Engine Optimization).

Existe uma série de boas práticas associadas a um conteúdo de qualidade. Elas fazem com que seus posts apareçam nas primeiras posições da pesquisa no Google.

Google Ads

Você pode fazer as publicações no seu blog e esperar os resultados, ou você pode investir no Google Ads. Essa ferramenta ajuda seu negócio a se destacar nas buscas, só que de maneira segmentada. Porém, ao escolher pagar para promover sua marca, alguns cuidados devem ser tomados, como:

Localização

Se você atende apenas na sua cidade, limite a distância do anúncio apenas a ela, ou se estiver em outras localidades, expanda para a região.

Orçamento 

Você pode definir um valor diário que será gasto no anúncio e assim visualizar quanto será investimento em determinada quantidade de dias.

Palavras-chave 

A principal premissa do Ads são os cookies e as palavras-chave, portanto não utilize muitas em sua campanha.

Texto

Crie o texto para publicidade alinhado com o conteúdo da página de destino.

E-mail marketing

Com o e-mail marketing é possível realizar pesquisas de satisfação, saber o que o paciente acha da sua clínica e se ele está satisfeito, ou não, com o serviço oferecido.

Além disso, você também pode enviar não só dicas de como cuidar da saúde, como informações úteis sobre bem-estar e qualidade de vida.

Lembrando que não é recomendado fornecer diagnósticos nem tratamentos para os seus pacientes por e-mail. A tecnologia traz facilidades, porém, nada deve substituir o olho no olho, mostrando que o médico e a clínica se importam com o paciente.

Esse canal é direcionado para campanhas de marketing, promoções, mensagens de feliz aniversário, datas comemorativas e envio de conteúdos relevantes para a fidelização.

Redes Sociais

Outro recurso que te aproxima dos seus pacientes são as redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, etc.). Defina postagens curtas, stories e vídeos exclusivos para esses canais ou alinhe com seu blog.

Invista no impulsionamento pelo Facebook Ads. Assim como o Google, essa ferramenta procura impulsionar seu conteúdo. Ela é destinada para promover publicações do Facebook e do Instagram.

Sua agenda cheia é resultado das ações de marketing digital!

Todas as publicações feitas, seja no blog ou nas redes sociais, visam alcançar cada vez mais pessoas e gerar autoridade para sua marca. Quando isso acontece, como consequência você aumenta o número de pacientes na clínica.

Manter a agenda organizada pode se tornar um desafio, por isso mais uma vez você deve apostar no digital. 

Com o agendamento online seus pacientes acessam o calendário e tem disponível todos os seus horários. Eles podem fazer o próprio agendamento e economizar o tempo de espera na recepção.

Para que seu entendimento seja ainda mais proveitoso, disponibilizamos um guia prático para se posicionar nas redes sociais. Baixe nosso e-book e potencialize sua presença online!

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Perguntas frequentes:

Quais os pilares da estratégia digital para marketing médico?

Os três pilares essenciais para marketing médico são: conteúdo, social e relacionamento.

Quais são as estratégias utilizadas pelo marketing médico?

As estratégias envolvem o marketing de conteúdo com foco em inbound e adoção de práticas associadas com: Google Ads, e-mail marketing, redes sociais e Facebook Ads.

Publicidade na saúde, o que você deve saber?

A publicidade na saúde segue normas diferentes da propaganda tradicional. As regras foram estabelecidas pelo Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina. As determinações implicam sanções em diretrizes como:  publicar fotos de antes e depois; divulgar preços, tratamentos ainda não comprovados cientificamente, dentre outras.

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