Marketing digital para médicos: como utilizar o e-mail para atrair mais pacientes?

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A tecnologia oferece cada vez mais possibilidades de potencializar o seu alcance de pacientes. O marketing digital para médicos é uma e aqui você aprende melhores estratégias de uso!  

O e-mail é uma das ferramentas mais utilizadas no marketing. Com ele, é possível impulsionar e engajar o seu público, gerando muito mais resultados para o seu negócio!  

Se você não sabe a importância de um canal de comunicação entre empresas e clientes, está perdendo muitas oportunidades de atrair pacientes com o marketing médico.   

A princípio, você deve ter em mente que a sua clínica precisa ser lembrada, melhor do que isso é aparecer para os seus pacientes no momento que eles mais precisam.  

O e-mail marketing tem um poder de alcance impressionante, possibilitando que você atinja clientes de diversos lugares. E tudo isso gastando bem pouco! 

Quer alcançar mais pacientes com uma ferramenta de baixo custo? Então, siga a leitura e conheça essa estratégia simples e eficiente. 

Vem conferir! 

Como investir em marketing digital para médicos sem gastar muito?

Existem muitas formas de trabalhar o marketing digital para médicos focando em baixo custo de investimento. 

Os meios de comunicação digital abriram diferentes direções para que o contato com o público seja realizado com métodos inteligentes e baratos.  

Para que você invista tempo e recursos na divulgação do seu consultório seguindo um desses rumos, o e-mail marketing vai servir como uma luva!  

Isso porque ele é a ferramenta de baixo custo que mais tem retorno sobre o investimento. Ou seja, você vai gastar pouco e aumentar o número de pacientes na sua clínica! 

Por que utilizar o e-mail na estratégia de marketing digital para médicos?

Essa estratégia ajuda não apenas a aumentar o número de consultas como também garantir a satisfação dos seus pacientes na sua clínica ou consultório. 

Mais do que apenas uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, o e-mail é uma forma de se relacionar com quem já é seu paciente, sem deixar que as oportunidades de fechar novos negócios passem em branco.  

Além disso, o e-mail marketing aumenta a visibilidade do seu negócio, o que te torna autoridade na sua área de atuação por conta do conteúdo que você disponibiliza a seus clientes. 

Principais motivos para aderir ao e-mail marketing:

 Baixo custo 

Como já mencionado aqui, um dos porquês mais relevantes para que o e-mail seja visto como ótima ferramenta de marketing digital para médicos se dá em seu baixo custo. 

Utilizando o e-mail, você não precisa investir tanto dinheiro nas suas campanhas para conseguir resultados expressivos, como é o caso de algumas outras formas.  

O e-mail pode ser fator fundamental para aumentar a receita da sua clínica por ter boa taxa de conversão, o que deixa o custo ainda mais baixo em comparação com os ganhos que pode gerar.  

 Retorno sobre o investimento 

Totalmente ligado ao item anterior, o ROI é uma grande razão para seguir o uso do e-mail.  

Ele é, sem dúvida, uma das estratégias que mais trazem retorno financeiro, já que com alguns disparos de e-mails, você alcança muitos pacientes que podem se tornar seus clientes fiéis.   

Ou seja, o retorno sobre o investimento acaba sendo um dos melhores no confronto com outros tipos de campanhas publicitárias, como anúncios no Facebook, Instagram ou Google. 

Você vai perceber que o custo de envio de e-mails é baixo e o retorno, se a sua campanha for bem planejada, é muito alto.  

 Visibilidade 

Você conhece aquela premissa de que “quem não é visto, não é lembrado”? Então, deve saber que uma das formas de se destacar da concorrência é estar presente no dia a dia do seu paciente. 

O e-mail pode te ajudar nesse processo, afinal, aproximadamente 3 bilhões de pessoas utilizam o e-mail diariamente, segundo a Radicati email statistics report.

Para ser visto, você precisa estar online nas plataformas que os seus pacientes mais utilizam.    

➔ Autoridade 

A troca de informações relevantes com os seus pacientes gera autoridade de forma orgânica. Por quê?  

É através dessa troca, que inclui produção própria e curadoria de estudos e conteúdo, que você adquire crédito, consideração e admiração de colegas e pacientes.  

Isso quer dizer que você se torna referência para os indivíduos que vivem o seu ecossistema de trabalho. 

Para chegar lá, você pode começar compartilhando artigos sobre como prevenir doenças, ou abordar novidades de mercado, ou novas tecnologias. E depois iniciar próprias produções.  

➔ Relacionamento 

Não é exagero afirmar que um e-mail marketing criativo e personalizado é altamente rentável para a sua clínica. Mas pode-se ir além: ele é um potencializador na hora de fidelizar os seus pacientes.   

Para o marketing de relacionamento, por exemplo, a diferença entre as mídias sociais e o e-mail é justamente a aproximação e personalização da comunicação entre empresa e clientes. 

Enquanto nas redes sociais você fala com muitos pacientes ao mesmo tempo, com o e-mail, a comunicação é individual.  

Afinal, mesmo que você envie uma mesma mensagem para uma base com milhares de pessoas, ela chegará para cada um em sua caixa de entrada pessoal, é como se você falasse diretamente com cada indivíduo.  

Por isso, o e-mail é um importante aliado para construir um relacionamento com os seus pacientes.  

5 ferramentas de e-mail marketing grátis para utilizar na sua clínica:

Há muitas ferramentas de marketing digital para médicos com os mais diversos objetivos por aí, desde algumas muito elaboradas e com preços mais salgados até algumas gratuitas que, apesar de possuírem limitações, você pode utilizá-las na sua clínica ou consultório! 

Fiz uma lista das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é e-mail marketing para te ajudar a conhecer e escolher a sua. 

É claro que você não usará todas as opções da lista! Selecione aquela que mais tem a ver com a realidade do seu negócio e o melhor custo-benefício para o seu momento! 

Vamos lá? 

➔ Mailchimp 

Para começarmos bem a lista, vamos falar sobre a ferramenta de e-mail gratuita mais famosa do mercado, o Mailchimp. O plano gratuito de e-mails disponibiliza até 12.00 disparos por mês, sendo ideal para clínicas de pequeno e médio porte.  

Ainda no plano gratuito, você tem acesso a outras ferramentas, como testes A/B e segmentação de leads. Lembrando que, como é um acesso gratuito, terá a assinatura do Mailchimp no rodapé da sua página. 

Uma vantagem dessa ferramenta é que a automação de e-mails pode ser utilizada gratuitamente. Da mesma forma, também é grátis gerar relatórios de dados e gerenciar a taxa de rejeição dos e-mails.   

➔ Thunderbird 

Thunderbird é um software de gerenciamento de e-mails bem fácil de configurar. E, melhor do que isso, é todo em português.  

Mas, não se deixe enganar pelo layout simples, pois a ferramenta conta com muitos recursos práticos e personalizáveis.  

Com essa ferramenta, você não terá limites para disparar e-mails para quantos destinatários quiser. Nunca foi tão fácil atrair mais pacientes, né? 

➔ Hubspot 

Hubspot é uma plataforma de automação em marketing que te dá autonomia para criar os seus e-mails. Dessa maneira, você impulsiona o seu público com uma ferramenta muito simples de usar.    

Além da ferramenta gratuita de e-mail, você pode usar o HubSpot CRM, para que você possa investir em relacionamento também e gerenciar o contato direto com o paciente. 

Como já falamos aqui, a Hubspot oferece um curso de e-mail marketing totalmente gratuito! Vale a pena dar uma olhada.  

➔ Mad Mimi 

Essa plataforma é bem semelhante ao Mailchimp e disponibiliza gratuitamente a criaçãoedição disparo de e-mails marketing para até 100 contatos.  

Mais do que isso, crie templates em HTML ou monte algo novo totalmente do zero e ainda exporte o HTML para usar em outro software. A plataforma oferece, ainda, designs super clean e muito elegantes, fica a seu critério qual usar!  

Pensando nas integrações com outras plataformas, você pode integrá-lo com o Google Analytics para mensurar os seus resultados.  

➔ Sendinblue 

Sendinblue é um serviço bem completo, independentemente do seu tipo de negócio, a ferramenta tem tudo o que você precisa.  

Como toda boa plataforma de e-mail marketing, você consegue segmentar, gerenciar e automatizar e-mails e lista de contatos, como também SMS e chat, formulários para captação de e-mails e CRM. 

Gostou do nosso conteúdo? Separei mais algumas dicas para alavancar os resultados da sua clínica utilizando o Marketing Médico. Vem ver!

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Perguntas frequentes:

O que é o e-mail marketing?

O e-mail marketing nada mais é do que toda a comunicação feita com o seu paciente com o objetivo de manter um relacionamento e/ou fechar novas parcerias de negócios no formato de e-mail.

Qual a melhor ferramenta de e-mail marketing?

No mercado, hoje, existem muitas ferramentas de automação de e-mail marketing, no entanto, a melhor delas sempre será a que se encaixa perfeitamente ao estilo da sua clínica e que tenha o melhor custo-benefício.  

Quais os benefícios do e-mail marketing?

O e-mail é uma ótima ferramenta de relacionamento com os clientes e clientes em potencialTem retorno altamente rentávelpor ser de baixo custo e eficiente, e você ainda pode personalizar a comunicação, pois, apesar de ser enviado para uma grande base, o paciente o recebe individualmente em sua caixa de entrada.  

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