Marketing médico: o que todo médico precisa saber para atrair mais pacientes

Marketing médico: o que todo médico precisa saber para atrair mais pacientes

Quer usar o marketing m√©dico para atrair mais pacientes e aumentar a receita da sua cl√≠nica? Saiba como aqui ūüôā


Médicos podem, e devem, fazer uso de estratégias de marketing para divulgar sua atividade. Você só precisa saber como fazer a publicidade da maneira correta.


√Č cada vez mais constante a presen√ßa de m√©dicos na m√≠dia. Problemas de sa√ļde despertam muito interesse das pessoas. Doen√ßas, car√™ncias emocionais e at√© dist√ļrbios pessoais afetam diretamente a maneira como lidamos com nossa exist√™ncia. Por conta disso, h√° muitos m√©dicos que t√™m feito uso de v√≠deos, redes sociais e estrat√©gias de publicidade para atrair a aten√ß√£o das pessoas. 


Marketing Médico do jeito certo:

Pensando nisso, o Conselho Federal de Medicina baixou uma resolu√ß√£o em 2011, a Resolu√ß√£o CFM n¬ļ 1.974/11, que disciplina a pr√°tica de publicidade m√©dica. N√£o resta a menor d√ļvida que vivemos em uma sociedade consumista e que os apelos comerciais est√£o por todo lado. A pergunta, ent√£o, √©: o que o m√©dico pode fazer para divulgar sua atividade profissional?


Seguem cinco dicas importantes de publicidade médica, retiradas da resolução do CFM:

1) Os an√ļncios m√©dicos devem conter obrigatoriamente: o nome completo do profissional, a especialidade, o n√ļmero de inscri√ß√£o no CRM e o n√ļmero de registro de especialista.


2) Os an√ļncios de cl√≠nicas, hospitais e demais institui√ß√Ķes de atendimento de sa√ļde devem conter sempre o nome do m√©dico respons√°vel e o registro do CRM.


3) Os m√©dicos podem prestar informa√ß√Ķes, de forma educativa, atrav√©s de qualquer meio de comunica√ß√£o. Mas devem evitar a autopromo√ß√£o, o sensacionalismo e a falta de decoro profissional.


4) Os sites para assuntos m√©dicos devem obedecer aos crit√©rios estabelecidos pela Comiss√£o de Divulga√ß√£o de Assuntos M√©dicos ‚Äď CODAME, dos conselhos regionais de medicina.


5) Em an√ļncios em formato de v√≠deo, especialmente se forem veiculados pela TV, deve ser informado ao final, de forma padr√£o, os dados credenciais do m√©dico.


Como se pode ver, marketing m√©dico envolve detalhes criteriosos que precisam ser rigorosamente observados, independente de tamanho da cl√≠nica ou se atende consultas particulares ou planos de sa√ļde.


Fazer publicidade de atividades médicas exige ética e cumprimento de normas. Afinal, lidar com a vida demanda não só competência profissional, que é o seu melhor cartão de visita, mas também responsabilidade.


Marketing médico: mais lugares para investir

Redes Sociais


Voc√™ possui redes sociais? N√£o? Voc√™ est√° perdendo uma grande oportunidade de mostrar a sua marca e tamb√©m exibir os resultados atingidos pela sua cl√≠nica ou consult√≥rio. Afinal, estamos num pa√≠s em que 62% da popula√ß√£o brasileira est√° ativa nas redes sociais. Por isso, invista um tempo ou contrate uma ag√™ncia de marketing que possa ajudar voc√™ a criar conte√ļdo para o Facebook, por exemplo.


Mas qual seria a rede social ideal? Bem, vamos a um breve resumo sobre as principais redes sociais:


  • Facebook: o terceiro pa√≠s que tem mais usu√°rios na rede social √© o nosso. Esta rede √© a mais generalista, devido √† grande quantidade de usu√°rios e √† diversidade de pessoas e empresas presentes nela. No Facebook, voc√™ pode postar novidades sobre promo√ß√Ķes e rotinas na sua cl√≠nica.

  • Instagram: a rede social que tem foco em imagens √© a que mais cresce atualmente, ela possui mais de um bilh√£o de usu√°rios. O Brasil √© o terceiro pa√≠s com mais usu√°rios, ficando apenas atr√°s de EUA e √ćndia. Ela pode ser mais um canal para a divulga√ß√£o dos seus servi√ßos. 

  • Twitter: com mais de cem milh√Ķes de usu√°rios ativos, o Twitter √© uma febre entre os jovens. Por isso, caso queira atingir um p√ļblico de idade menos avan√ßada, ela √© a rede social que vai ajudar – e muito – a atrair mais pacientes. 

  • LinkedIn: quer atrair mais colaboradores para sua cl√≠nica? Ent√£o, comece a criar postagens mostrando a realidade corporativa da sua cl√≠nica atrav√©s da maior rede profissional do mundo. L√°, voc√™ conseguir√° tornar a sua cl√≠nica mais conhecida como marca empregadora. Afinal, sem pessoas qualificadas, voc√™ n√£o conseguir√° ter bons processos.

  • Youtube: uma das formas mais pr√°ticas de gera√ß√£o de conte√ļdo se d√° atrav√©s da produ√ß√£o de v√≠deos. De acordo com o Google, durante uma pesquisa, 95% dos entrevistados afirmaram consumir v√≠deos online. Que tal levar informa√ß√Ķes e ter a oportunidade virar uma refer√™ncia em sa√ļde?

O Google Ads

Al√©m de ser uma ferramenta de busca, atualmente a maior do mundo, o Google exp√Ķe sua marca caso voc√™ pague. Sabia?


Voc√™ j√° ouviu falar de Google Ads? Ainda n√£o? N√≥s explicamos! O Google Ads √© uma ferramenta da empresa que permite ao usu√°rio Google a criar um an√ļncio e veicul√°-los nas p√°ginas de pesquisa, em sites parceiros, aplicativos e no Youtube.


Os an√ļncios s√£o constru√≠dos de formas pr√°ticas por conta da plataforma ser bastante amig√°vel. Ap√≥s isso, os an√ļncios passam ou n√£o pela aprova√ß√£o da empresa. A ferramenta, apesar de ter uma interface intuitiva, precisa de uma dedica√ß√£o exclusiva.


Para o Google decidir a exibi√ß√£o, o seu an√ļncio passa por uma esp√©cie de leil√£o e voc√™ escolhe o m√°ximo que quer pagar. Os vencedores s√£o exibidos e passam por esse leil√£o toda vez que a palavra-chave escolhida √© procurada.


E-mail Marketing

E-mail √© uma das formas mais tradicionais de se comunicar com qualquer pessoa. Apesar de ‚Äúantiga‚ÄĚ, esta ferramenta √© uma m√£o na roda para fortalecer a comunica√ß√£o entre sua cl√≠nica e seus pacientes. Devido ao f√°cil acesso, algumas pessoas preferem ser contatadas via e-mail porque ainda n√£o s√£o adeptas aos outros apps de mensagem.


J√° pensou em enviar uma s√©rie de conte√ļdos com dicas de sa√ļde para seus pacientes de forma recorrente? Isso pode ajudar voc√™ a mostrar que sua cl√≠nica se importa com o bem-estar deles e fideliza pacientes ao seu servi√ßo.


WhatsApp também é uma opção!

Voc√™ quer tornar a sua cl√≠nica mais acess√≠vel quando o assunto √© comunica√ß√£o? Que tal disponibilizar um canal via WhatsApp?  Atrav√©s dele voc√™ poder√° trocar informa√ß√Ķes de uma forma mais r√°pidas com seus pacientes. Ter um canal de comunica√ß√£o a mais pode ser um dos diferenciais entre voc√™ e seus concorrentes. 


Além disso, você pode automatizar seu atendimento por meio desse canal com o uso de chatbots. Otimizando a rotina da recepcionista da sua clínica, ajudando a aumentar a satisfação dos seus pacientes.


CRM

Para poder ser mais assertivo em como agradar ainda mais seus pacientes, voc√™ precisar√° fazer perguntas-chave para eles. Mas onde guardar todas as informa√ß√Ķes coletadas? J√° pensou em usar um CRM para isso? 


Para quem n√£o sabe, o Customer Relationship Management (CRM) √© uma ferramenta que pode ajudar no fechamento de vendas e tamb√©m para manter o relacionamento com o cliente. 


Existem alguns softwares m√©dicos que possuem a ferramenta integrada ao sistema para liga√ß√Ķes em dias de anivers√°rio, assim como para contar alguma novidade ligada ao servi√ßo da cl√≠nica que pode ser de interesse do seu paciente.


Atenção ao design

Já pensou sobre a identidade visual da sua clínica? Ela está adequada? As cores e imagens utilizadas são ideais para o seu negócio? Que tal fazer uma análise sobre isso?

Um bom design √© um item essencial para chamar aten√ß√£o do seu p√ļblico, principalmente para o meio digital. Ele, junto com o conte√ļdo, transparece os valores que sua marca quer passar n√£o s√≥ para o p√ļblico, mas tamb√©m para o mercado em que a cl√≠nica est√° inserida.


Agora se você já tem um bom design, mas há muito tempo, talvez seja a hora de mudar! Assim como todas as coisas, a identidade visual não é algo rígido, ela pode e deve ser mudada quando necessário. Afinal, ninguém gosta de algo que está parado no tempo, certo? Se você inovou tudo o que existe na sua clínica, como vai comunicar que isso aconteceu?


Como se pode ver, marketing m√©dico envolve detalhes criteriosos que precisam ser rigorosamente observados, independente de tamanho da cl√≠nica ou se atende consultas particulares ou planos de sa√ļde.


Fazer publicidade de atividades médicas exige ética e cumprimento de normas. Afinal, lidar com a vida demanda não só a competência profissional, que é o seu melhor cartão de visita, mas também responsabilidade.


marketing médico - Feegow

 

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