experiência-do-paciente

Como melhorar a experiência do paciente em clínicas?

Melhorar a experiência do paciente é essencial para conquistá-los, fidelizá-los e aumentar a lucratividade do seu negócio. Quer entender um pouco mais? Continue a leitura! 

Você sabe qual a importância da experiência do paciente para clínicas médicas?

A experiência do paciente é um conjunto de ações que visam melhorar a experiência do cliente com os serviços prestados na sua clínica. Em outras palavras, é toda a interação que o paciente tem com o seu negócio. Portanto, melhorar a experiência do paciente consiste em estratégias eficazes para conquistar, fidelizar e aumentar a lucratividade da sua clínica! 

Com a alta competitividade do mercado em saúde, os pacientes estão cada vez mais exigentes com os serviços adquiridos. Certamente, isso não seria diferente para a rotina de clínicas e consultórios. 

Antes de mais nada, é preciso estar atento a toda a jornada do paciente em clínicas para entregar um atendimento que gere valor ao seu paciente. Ou seja, qual o impacto que o atendimento da sua clínica tem sobre o seu paciente? É positivo ou negativo?

E mais: oferecer uma experiência positiva em saúde para os pacientes parece complicado à primeira vista. Em virtude disso, um atendimento mais ágil e seguro deve ser a prioridade da sua clínica!

Primeiramente, é importante entender que, com as estratégias adequadas, você consegue alcançar a excelência em atendimento e entregar uma experiência memorável para os seus clientes. 

Quer entender como entregar uma experiência inesquecível para os seus pacientes? Continue a leitura e descubra como essa estratégia pode aumentar a lucratividade da sua clínica! 💲💲

O que é a experiência do paciente?

O Beryl Institute define a experiência do paciente como “a soma de todas as interações, moldadas pela cultura de uma organização, que influenciam as percepções do paciente em todo o processo de atendimento.

A princípio, a experiência do cliente nada mais é do que um conjunto de ações que influenciam a interação do paciente durante toda a sua jornada na sua clínica. Sem dúvida, valorizar a opinião dos seus pacientes é crucial para um relacionamento pautado em respeito e acolhimento.

Mas, para isso, é necessário contar com toda a sua equipe, principalmente a recepção, por ser o primeiro contato que o paciente tem com a sua clínica. Já que, inicialmente, a sua recepção é a porta de entrada para os clientes.

Para isso, você pode aplicar ações pontuais para entender do que o seu paciente precisa. Uma vez que, durante a sua jornada na clínica, quaisquer ações podem influenciar a percepção do seu cliente referente a sua clínica.

Qual a importância da experiência do paciente?

Um dos princípios do Beryl Institute é “reforçar que a ação focada na experiência gera resultados clínicos positivos, resultados financeiros sólidos e lealdade clara do consumidor”. Diante disso, fica evidente a importância de aplicar essa estratégia na rotina do seu negócio.

Dessa maneira, a “sólida reputação na comunidade, ampla equipe e envolvimento do paciente /família” ajudará a sua clínica a impactar positivamente o atendimento médico, focando na humanização da relação médico-paciente. 

De tal forma, tais questões são muito importantes para identificar pontos de melhoria e traçar estratégias de marketing eficazes para garantir a satisfação dos seus consumidores.

Ainda assim, investir na experiência do paciente é o primeiro passo para sair na frente da concorrência e, assim, manter uma gestão clínica de resultados.

Agora, você sabe quais são os principais pilares da experiência do cliente? Os principais pilares de um atendimento mais humano, focado na experiência do paciente são: 

  1. Acessibilidade
  2. Agilidade
  3. Inovação
  4. Inclusão
  5. Colaboração

Principais estratégias para alcançar a excelência nos atendimentos médicos:

Tenha uma boa gestão da sua sala de espera: 

Você deve ter em mente que, um dos principais motivos de insatisfação em clínicas é a demora no atendimento. Pensando nisso, reduzir o tempo de espera terá um impacto positivo na experiência do paciente com a sua clínica. 

Ofereça múltiplos canais de atendimento:

Resumidamente, os seus pacientes gostam de agilidade e praticidade. Nesse sentido, oferecer múltiplos canais de atendimento auxilia a clínica a ampliar o relacionamento com os seus clientes.

Em síntese, utilize o Whatsapp para a confirmação de consultas, um software médico para agendamento online, entre outras ferramentas tecnológicas importantíssimas para uma gestão de clínicas eficiente. 

Mantenha a organização da sua recepção:

A recepção de clínicas vai muito além de um espaço físico no qual os seus pacientes aguardam atendimento. Pelo contrário, é um local de acolhimento e cuidado que deve ser levado em consideração nas suas estratégias de gestão clínica. 

Invista na humanização do atendimento. 

Acima de tudo, a experiência do paciente e o cuidado centrado na pessoa são estratégias essenciais para qualquer gestor de clínicas atrair, engajar e fidelizar seus pacientes. 

Em poucas palavras, o atendimento humanizado é responsável por ampliar o relacionamento entre médico e paciente. Ou seja, o acolhimento e o respeito são indispensáveis para oferecer um atendimento individualizado e único para cada cliente.

Perguntas frequentes:

Como melhorar a experiência do paciente?

Em primeiro lugar, mantenha a recepção da sua clínica alinhada com os valores que você deseja entregar para os pacientes. Pelo fato de a recepção ser a porta de entrada do seu negócio, foque em estratégias para otimizar essa área tão importante da sua clínica.

Quais as vantagens em melhorar a experiência do paciente em clínicas?

A principal vantagem da melhoria na experiência do paciente é o aumento na lucratividade da clínica, visto que pacientes satisfeitos são fidelizados com facilidade e voltam a fazer negócios com a sua clínica frequentemente.

Experiência do paciente: o que é?

A princípio, a experiência do cliente nada mais é do que um conjunto de ações que influenciam a interação do paciente durante toda a sua jornada na sua clínica.