resposta a reclamação de pacientes

5 dicas para cuidar da resposta a reclamação de pacientes

Para potencializar os atendimentos, a resposta a reclamação de paciente já virou realidade. Que tal saber como torná-lo melhor? Veja as principais dicas neste post! 

O SAem clínicas visa adequar o atendimento ao cliente com essa nova demanda para encontrar a melhor forma de atendê-los. Já que os consumidores estão cada vez mais críticos e com menos tempo.  

Você já percebeu que a forma de se relacionar com seus pacientes tem mudado ao logo dos anos? É por isso que o SAC em clínicas tem se adaptado em busca da melhor experiência do consumidor. 

Para esses empreendimentos de saúde que lidam diariamente com pessoas, o SAC 3.0 em clínicas traz agilidade ao integrar e ampliar todos os canais de comunicação  

O que você acha de conquistar cada vez mais os seus pacientes e conseguir fidelizá-los? Então, você não pode deixar de conferir as dicas de como revolucionar o atendimento na sua clínica.  

Essa é a estratégia que você deve dominar, se quiser inovar o SAC em clínicas, continue a leitura e fique por dentro de tudo! 

SAC em clínicas: por que devo aderir?

O SAC 3.0 é um meio de comunicação que amplia a relação entre clínicas e pacientes, para que esse se sinta acolhido pelo espaço que cuidará da sua saúde. 

Isso contribui, e muito, para aumentar as chances de fidelização de pacientes. 

Esse novo perfil de consumidor não é somente atento a compra de produtos, ele também está ligado a prestação de serviços, como é o seu caso.  

Além disso, seu paciente busca agilidade desde o momento em que entra na sua clínica. Ou seja, a solução rápida reflete na forma como o paciente avalia o seu negócio. 

5 dicas para fortalecer o SAC em clínicas:

Para que essa ferramenta auxilie sua clínica e traga a satisfação de seus pacientes, separei 5 dicas de como melhorar o SAC do seu consultório médico!

Conheça seus clientes

Antes de tudo, conheça o perfil dos seus pacientes, você precisa saber quem eles são. Assim, crie estratégias para solucionar os problemas de forma rápida, simples e objetiva!  

Por isso, um monitoramento desses pacientes é crucial. Pensando nisso, você pode usar os seguintes canais de comunicação: 

– Disparo e-mails e/ou SMS; 

– Posts nas redes sociais; 

– Campanhas por WhatsApp também pode! 

Utilize as redes sociais

Estudos mostram que mais de 90% das empresas estão nas redes sociaisComo resultado, as mídias sociais são a primeira escolha do cliente para contatar uma empresa.  

Além disso, a preferência por esse canal de comunicação vem da praticidade que ele fornece aos seus usuários. 

Certamente, não seria diferente com as clínicas médicas, já que manter contato com seus pacientes nas redes é oferecer comodidade e qualidade de atendimento. 

Mais do que isso, você pode usar as redes sociais para: 

– Confirmação de Consultas; 

– Postagens em datas comemorativas; 

– Agendamento de consultas e procedimentos 

Dica de leitura: as redes sociais são grandes impulsionadoras dos resultados da sua clínica! Acesse o nosso eBook clicando aqui embaixo e saiba como utilizá-las a seu favor!  

Pratique o monitoramento

O monitoramento é responsável por integrar, num só lugar, o histórico de solicitações e contatos de cada cliente. Para isso, comece a utilizar um CRM para consultórios! 

Com base nesse histórico de interação, a sua clínica pode traçar um plano melhorias e aprimorar os serviços prestados aos pacientes.  

Dessa maneira, o paciente encontra respostas para as suas dúvidas, como também, agenda sua consulta ou obtém um resultado de exame, por exemplo. 

Viu como é fácil fidelizar os pacientes que já são seus clientes? 

Priorize a agilidade na solução de problemas

A agilidade e rapidez na resposta às solicitações dos consumidores é um ponto importante a ser analisado. 

Entretanto, pode apresentar um custo alto e inviável para clínicas e consultórios, visto que demandam de uma equipe que trate dessas questões focando na satisfação do cliente. 

Pensando em dica valiosas, uma delas é a utilização de respostas prontas. Para que isso seja possível, o monitoramento do paciente é indispensável.  

Criando um perfil de solicitações e dúvidas, a partir desse monitoramento, crie respostas prontas, tipo um fórum de dúvidas frequentes, por exemplo. 

Só para exemplificar, o seu paciente deseja saber se a sua clínica aceita determinado convênio. Assim, você disponibiliza essa informação em seu site e esse paciente não precisa encarar a fila de atendimento para uma dúvida mais pontual.  

Assim fica fácil otimizar o tempo do paciente, né? 

Automatização

O SAC também oferece a clínica a possibilidade de automatização, a partir de uma boa ferramenta de gestão médicavocê tem na palma das mãos todos os processos da clínica. Só precisa estar conectado à internet. 

Esse é o caso dos dispositivos médicos, também conhecidos como sistemas para clínicas e consultórios.  

Sendo possível extrair relatórios que trazem dados necessários para melhorar a relação com o paciente, crie soluções que automatizam os processos médicos.  

Além disso, diminui falhas ocorridas por erros humanos, proporcionando ao seu cliente um serviço de alta qualidade. 

Perguntas frequentes:

Qual a importância do SAC em clínicas?

Implementar o SAC em clínicas ajuda a estreitar a relação entre as instituições e pacientes, de modo que esse paciente se sinta acolhido pelo espaço que será responsável por cuidar de sua saúde. Ter um espaço que seja destinado para que o seu paciente possa tirar dúvidas e dar sugestões torna mais ampla a relação entre clínica e paciente.

Como utilizar as redes sociais para fazer SAC em clínicas?

Tornou-se cada vez mais indispensável utilizar essas redes para confirmação de consultas, pesquisa de satisfação, como também oferecer ao paciente um serviço de telefonia em que ele seja capaz de agendar suas consultas e tirar dúvidas sobre os serviços prestados em sua clínica, tudo isso ajuda a fortalecer a relação entre clínica e paciente.

Como o monitoramento pode ajudar no SAC em clínicas?

Se está pensando em implementar o SAC em sua clínica invista no monitoramento, pois ele é responsável por integrar em um único lugar o histórico de solicitações e contatos de cada paciente, sendo assim, agiliza o atendimento e possibilita que em cima desses históricos de conversas a clínica possa traçar um plano para melhorar e aprimorar os serviços prestados aos pacientes.

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