cores-para-consultorio

Saiba como escolher as cores para consultório médico de forma estratégica, para que você ofereça uma jornada do paciente memorável para seus clientes! Continue a leitura!

A escolha das cores para a recepção do seu consultório é mais um dos elementos cruciais que garantem a satisfação e fidelização dos seus pacientes. Além disso, garantir uma  boa experiência de pacientes em clínicas é o primeiro passo para a fidelização deles. Por isso, utilize as cores para consultório com o objetivo de oferecer qualidade de vida para os seus clientes. 

Uma das principais dúvidas de quem está pensando em abrir o próprio negócio pode ser a escolha de cores para consultório médico. 

Pode parecer um simples detalhe, mas não se engane! Isso impacta diretamente na experiência do paciente com o seu negócio

De acordo com o livro A psicologia das Cores, de Eva Heller, as cores são responsáveis por despertar sensações e emoções nas pessoas

Dessa maneira, a psicologia das cores nada mais é do que o estudo da forma como nosso cérebro interpreta e transforma as cores em sensações. 

Continue a leitura e descubra, em quatro passos, como oferecer um atendimento memorável para o seu paciente!

Como escolher as cores para consultório médico?

Antes de qualquer coisa, pensar na apresentação do ambiente da sua clínica influenciará diretamente na jornada do paciente no seu negócio, ou seja, afeta diretamente a satisfação e o bem-estar dos seus pacientes.

Com o intuito de facilitar as suas escolhas, lembre-se sempre de levar em consideração os aspectos psicológicos que explicam os fenômenos das cores ao mesmo tempo que mantém o foco no sentimento que você quer causar em seus clientes.

Psicologia das Cores

Certamente, você está se perguntando se é realmente importante dar atenção a estética da clínica. Em síntese, a escolha de cores para consultório não se resume apenas a estrutura do seu negócio. 

Em poucas palavras, se pensarmos na qualidade de vida do paciente, esta etapa é crucial para oferecer, além de um bom atendimento, agilidade e segurança nos serviços prestados na sua clínica. 

Além do mais, como afirma Eva Heller em seu livro A psicologia das Cores, “a cor é mais do que um fenômeno ótico”, ou seja, atinge, também, o psicológico do ser humano. 

Diante disso, fica claro a razão pela qual as cores influenciam tanto no ambiente clínico. Afinal, o seu principal objetivo deve ser oferecer o melhor atendimento para os seu paciente!

Classificação das Cores

As cores podem ser categorizadas em:

  • Quentes: em síntese, são as tonalidades que passam o sensação de calor; 
  • Frias (ou neutras): resumidamente, são aquelas cores que passam a sensação de frio; 
  • Analógicas: são cores que estão próximas no círculo cromático; 
  • Monocromáticas: essas são tons de uma única cor;
  • Complementares: essas são cores opostas dentro do círculo oposto. 

Desse modo, podem surgir diversas dúvidas na hora de escolher quais as melhores cores para o seu consultório. Já que, cores como o branco, são predominantes nesse segmento clínico. 

Quer entender como as cores para consultório médico impactam a experiência do seu paciente?

Independentemente da sua especialidade médica, vem com a gente entender mais sobre a psicologia das cores e escolher as cores do seu consultório ou clínica médica! 😎

👀 Uma dica: não se esqueça de que, antes de escolher as cores para consultório médico, você deve ter atenção redobrada a um elemento importantíssimo: a iluminação! 💡

Conheça 4 dicas para escolher as cores do seu consultório

1. Priorize tons neutros e off-white

É provável que a primeira cor que vem a sua cabeça é o branco. Afinal, por ser a cor preferida dos profissionais de saúde, é quase unanimidade a utilização do branco na recepção de clínicas médicas. 

Mas, uma curiosidade, você sabia que há mais de 67 tons de branco? É o que Eva Heller nos conta em seu livro. Portanto, opte por cores que passam neutralidade e leveza, como o cinza ou off-white. 🧐

Além disso, essas tonalidades combinam com praticamente tudo, então, se você quiser combiná-las com outras cores, vá sem medo!

2. Alinhe a iluminação natural com as cores escolhidas

Em resumo, iluminação do ambiente influencia, também, na recepção de clínicas. Isso porque, conforme a luz entra em contato com uma superfície colorida, a percepção dessas cores pode ser diferente. 

Em outras palavras, quando a luz é refletida em uma superfície com cor, ou seja, as paredes da clínica, é possível que desperte no paciente outras emoções, já que ocorrerá a variação nas cores. 

Se você já passou pela situação de estar em um local com cores puras, sem qualquer iluminação natural, sabe como esses locais costumam ser extremamente frios. 

Nesse sentido, tal alteração na percepção do paciente pode ocasionar uma influência negativa e comprometer a experiência do paciente com a sua clínica

Portanto, é necessário avaliar, antes de tudo, a disposição de luzes no ambiente escolhido para ser a sua clínica ou consultório médico.

3. Dê uma chance para o azul e/ou verde

Só para ilustrar, a cor azul é a predileta entre 46% dos homens e 44% das mulheres. Seja como for, a cor verde disputa a preferência com 14%. 

Por conta disso, são tonalidades bastante utilizadas em recepção de clínicas. Nesse sentido, não deixe de avaliá-las. E não é só isso, se forem mescladas com cores neutras, serão o toque perfeito que a sua clínica precisava! 

👀 Uma dica: você ainda pode utilizar papéis de parede independentemente do seu ramo de atuação.

4. Não se esqueça do restante da decoração

É importante ter uma atenção especial na hora de escolher os móveis do seu consultório médico. Afinal, a disposição dos móveis na sua recepção, por exemplo, precisam dar prioridade a mobilidade e locomoção da sua equipe e de seus pacientes. 

Além do mais, investir em conforto e segurança trará retornos positivos para você a longo prazo, já que estamos falando de elementos essenciais para a satisfação e fidelização dos pacientes.

Gostou do nosso conteúdo? Separei mais alguns temas que vão te ajudar a ter uma gestão de clínicas de alta performance! 🙂

Perguntas frequentes:

Como escolher as cores corretas para consultório médico?

Antes de mais nada, para facilitar as suas escolhas, lembre-se sempre de levar em consideração os aspectos psicológicos que explicam os fenômenos das cores

Quais os tipos de cores para clínicas?

Você pode avaliar a utilização de cores como o azul e/ou o verde, visto que cor azul é a predileta entre 46% dos homens e 44% das mulheres. Seja como for, a cor verde disputa a preferência com 14%.

Qual o significado das cores para consultórios?

Você deve levar em consideração que as cores são responsáveis por despertar sensações e emoções nos seus pacientes. Dessa maneira, escolher as cores para consultório deve se pautada na sensação que você deseja passar para os seus clientes.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação!