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10 dicas para organizar a recepção da sua clínica médica!

A recepção de clínicas médicas não é somente um espaço em que o seu paciente aguarda atendimento. Muito mais do que isso, é um espaço de interação e trata-se da primeira impressão que o paciente tem do seu negócio, impactando diretamente na experiência dele com a sua clínica.  A recepção em clínicas médicas impacta diretamente na experiência do paciente. Quer entender como organizar a sua recepção de forma simples? Continue a leitura!

Você já deve ter notado que o perfil de consumidor evoluiu ao longo dos anos. Por isso, organizar a recepção da sua clínica médica é primordial para oferecer uma boa experiência para o seu paciente. 

Muito mais do que isso, a recepção de clínicas é um espaço de interação e trata-se da primeira impressão que o paciente tem do seu negócio. Além disso, oferecer um espaço acolhedor e receptivo colabora para a humanização do atendimento

Desse modo, construir uma relação entre clínica e paciente pautada, principalmente, no respeito e atendimento mais humano, não parece ser tão difícil, não é mesmo?

Sendo assim, por meio de ações simples e fáceis de aplicar, você consegue alcançar tanto os seus pacientes quanto os acompanhantes, fazendo com que eles se sintam mais confortáveis e acolhidos na sua clínica médica!

Continue a leitura e confira as 10 dicas de como organizar a recepção da sua clínica!

Vamos lá?

O que não pode faltar em uma recepção de clínica médica?

Veja as principais dicas para organizar a recepção da sua clínica:

  1. Organize o ambiente 🏘️

A recepção é o primeiro contato do paciente com a sua clínica médica. Pensando nisso, manter um ambiente organizado te ajuda a causar uma boa impressão nos seus pacientes. E mais, uma recepção de clínicas organizadas diminui a insatisfação dos pacientes com a demora no atendimento e contribui para a fidelização deles.

Para isso, mantenha a sua recepção organizada, com uma boa disposição dos móveis, de modo que ofereça conforto e bem-estar para o seu paciente. Ah, e lembre-se de que é preciso que o espaço seja amplo e de fácil locomoção para pacientes e funcionários! 

  1. Foque na humanização do atendimento 🤝

Duas palavras que você não deve se esquecer é: humanização e acolhimento. A primeira fica responsável por ampliar o relacionamento entre médico e paciente, enquanto a segunda representa a ética médica na escuta das queixas dos pacientes. 

Em outras palavras, humanização e acolhimento reconhecem o paciente como protagonista do seu tratamento, tornando-o o agente principal no seu processo de cura.  

  1. Cuide da limpeza e organização do espaço 🧹

Não é novidade que a limpeza e organização do espaço devem estar na sua lista de prioridades. Afinal, ninguém gosta de passar um tempo em um ambiente desorganizado e sem nenhum conforto!

Portanto, não se esqueça de organizar as revistas, jornais e outras formas de entretenimento. Ou seja, um ambiente organizado passa uma imagem de cuidado para o seu paciente.  

  1. Escolha a cor 🎨

Como você já deve saber, as cores despertam sensações nas pessoas, por isso, você precisará tomar certos cuidados na escolha da cor do seu consultório médico. Além disso, já podemos observar na publicidade, marketing, moda e afins a influência da psicologia das cores.

A psicologia das cores nada mais é do que o estudo da forma como o nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações, afetando diretamente o comportamento humano. 

O branco é o queridinho dos médicos, mas você sabia que há, nada mais, nada menos, do que 67 tons de branco?! É o que a autora Eva Heller revela no livro “A Psicologia das Cores”.

Portanto, tenha muita atenção ao escolher as cores da sua recepção! 

  1. Priorize a iluminação 💡

Uma dica muito valiosa é cuidar da iluminação do ambiente. Você pode equilibrar entre iluminação quente e fria, aproveitar a iluminação natural do ambiente, controlando a entrada de luz por meio de persianas e cortinas.

O principal objetivo é criar um ambiente agradável tanto para os pacientes quanto para seus acompanhantes. Pensando nisso, evite utilizar somente a luz branca. Desse modo, você pode usar a criatividade sem medo!

  1. Invista na climatização 💨

Não é segredo que, em clínicas e consultórios, é necessário manter o ambiente bem climatizado para evitar a proliferação de fungos e bactérias, como também garantir o funcionamento dos equipamentos.

Mas, quando falamos de recepção de clínicas médicas, a climatização do ambiente torna-se crucial para um  ambiente acolhedor e fresquinho, não é mesmo?

  1. Prefira boas opções de entretenimento 📺

Nesta etapa, você pode usar a sua criatividade! Desde revistas, jornais, livros, programas de TV, tudo é válido para entreter seu paciente. 

Vale lembrar que, conhecendo bem o seu paciente, fica mais fácil escolher a revista correta, o programa de TV mais adequado e por aí vai! 

Se for uma clínica pediátrica, oferecer um espaço recreativo, com brinquedos, jogos e revistas para colorir, é uma ótima ideia! 

  1. Treine a sua equipe 🧍

Investir na capacitação da sua equipe é essencial para garantir uma boa experiência do paciente na sua clínica, focando no atendimento humanizado. Afinal, o seu paciente, muitas das vezes, está passando por uma situação que o deixa fragilizado. 

Sendo assim, o tratamento que a sua equipe oferece aos pacientes, com certeza será um diferencial para eles. Por isso, é essencial que os seus colaboradores estejam alinhados à cultura da sua empresa, oferecendo um atendimento mais humano e acolhedor.  

  1. Digitalize a sua clínica 💻

Uma agenda médica digital facilita, e muito, a rotina da sua recepção. Do mesmo modo que otimiza o tempo gasto com outros processos e organiza a gestão da sua clínica, a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a experiência do paciente. 

Alguns softwares médicos já contam com Reconhecimento Facial, sendo muito mais fácil e rápido encontrar o prontuário do paciente com uma webcam conectada a um computador.

Além disso, diminui a utilização do espaço físico, afinal, um software de gestão médica conta com o armazenamento em nuvem e salva todos os seus dados em um único lugar. 

  1. Encante seus pacientes 🙎

Encantar os seus pacientes também te ajuda a passar credibilidade e gera autoridade para o seu negócio. Quer se tornar referência no seu mercado de atuação? Comece encantando e engajando os seus pacientes!

Use a tecnologia a seu favor para encantar e fidelizar os seus pacientes. Lembre-se sempre da possibilidade de ter a sua confirmação de consultas via WhatsApp, o prontuário médico eletrônico e o e-mail para disparar mensagens e criar um relacionamento duradouro. 

 

 

 

Gostou do nosso conteúdo? Separei alguns temas para te ajudar a organizar a recepção da sua clínica! Vem conferir! 😄

 

  1. Vantagens de usar o prontuário eletrônico

  2. O que é medicina integrativa e qual a importância para a sua clínica?

  3. Como melhorar o relacionamento com os pacientes?

  4. Como ter pacientes satisfeitos em clínicas?

Perguntas frequentes:

Como organizar a recepção de uma clínica médica?

Mantenha a sua recepção organizada, com uma boa disposição dos móveis, de modo que ofereça conforto e bem-estar para o seu paciente. Lembre-se de que também é preciso escolher as cores e climatizar o ambiente.

Como melhorar a recepção de uma clínica?

O primeiro contato do paciente com a sua clínica será através da recepcionista. Por isso, você deve investir no treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, a fim de que todo o time esteja alinhado com o modelo de atendimento que a sua clínica oferece.

Como deve ser mantido o ambiente da recepção?

Você deve priorizar pela organização do ambiente. Por meio de ações simples e fáceis de aplicar, você consegue alcançar tanto os seus pacientes quanto os acompanhantes, fazendo com que eles se sintam mais confortáveis e acolhidos na sua clínica médica!