O desempenho de uma equipe é a fórmula de sucesso para qualquer empresa, isso não seria diferente em clínicas e consultórios. Pensando nisso, a gestão de um time não é tarefa simples, mas, com as dicas adequadas, o processo se torna muito mais efetivo.

 Se você está em busca de dicas simples e práticas para aumentar a produtividade e melhorar o desempenho de equipe, continue lendo este artigo e veja algumas dicas que eu separei para você implementar na sua clínica.

 

Já parou para pensar em medidas efetivas para manter o engajamento da sua equipe? 

 

A gestão de um time não é tarefa simples e você deve se perguntar como manter a sua equipe motivada e, consequentemente, aumentar a produtividade de seus colaboradores. 

 

Parece ser difícil compreender as necessidades de cada colaborador. Você lida com pessoas, seja no consultório ou na gestão de uma equipe, por isso, é preciso conhecê-las e focar no desenvolvimento delas.

 

Manter o engajamento com o trabalho não parece fácil, mas é aí que entra a gestão. Portanto, a gestão é o que mantém o bom funcionamento de uma empresa. Em clínicas e consultórios também, sem uma boa gestão, o restante não funciona.

 

Pensando nisso, vou te mostrar algumas medidas efetivas para melhorar esses aspectos e aumentar a produtividade da sua equipe.

 

Como manter a sua equipe motivada?

Quando pensamos em motivação e engajamento profissional de uma equipe logo surge a pergunta: como posso manter a minha equipe motivada no trabalho?

  

Garantir que a equipe permaneça motivada e, assim, se torne mais produtiva, é um dos desafios enfrentados pelas grandes empresas atualmente, já que manter o engajamento dos colaboradores engloba diversos aspectos influenciados por uma gestão eficiente. 

 

Por isso, a sua clínica precisa manter o foco na gestão, pois ela é o ponto principal que mantém a clínica funcionando em todos os setores.

 

Qual a relação entre gestão e produtividade?

A gestão é importante, pois, será através dela que você poderá estruturar bem seu corpo clínico e garantir o engajamento de sua equipe. 

 

Uma equipe motivada garante bons resultados que refletem no atendimento oferecido aos seus pacientes. Além da gestão, é importante ter um objetivo claro a ser seguido.

 

Por exemplo, se o objetivo de sua clínica é atrair novos pacientes e manter um crescimento saudável no mercado, é preciso criar estratégias de médio a longo prazo para melhorar o desempenho de equipe.

 

E que estratégias seriam essas? Antes de tudo, é preciso criar seus objetivos e a partir deles decidir em quais áreas é necessário realizar mudanças. Seus pacientes também podem colaborar nesse processo, realize pesquisas de satisfação, veja o que seus pacientes pensam sobre o seu negócio e, com isso, identifique em quais áreas necessitam ser realizadas modificações.

 

Veja abaixo algumas dicas de como organiza e melhorar o seu desempenho de equipe.

 

1. Conheça a sua equipe

 

A primeira dica é: conheça a sua equipe. Saiba exatamente quem são as pessoas que trabalham com você. Conhecer seus colaboradores auxilia a criar caminhos estratégicos para explorar a capacidade de cada um e mantê-los engajados. 

 

O ambiente de trabalho é composto por pessoas diferentes, por isso há uma grande dificuldade em manter todos motivados. É preciso ter jogo de cintura e entender as necessidades de cada colaborador, para que, de maneira efetiva, você consiga extrair o melhor de cada um e melhore o desempenho da sua clínica. 

 

2. Invista no desenvolvimento profissional

 

Forneça aos seus colaboradores periodicamente oportunidades de crescimento profissional. Em momentos que a rotatividade de pacientes é baixa em sua clínica, disponibilize treinamentos para a sua equipe. 

 

Cuide do bem-estar e do desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Ofereça um ambiente de trabalho agradável e oportunidades de capacitação.

 

O mercado está sempre em atualização, portanto, é sempre bom manter sua equipe atualizada com treinamentos, workshops, etc. que possibilitem essa capacitação e seu crescimento profissional. 

 

Os treinamentos são importantes, pois, quanto mais capacitada for a sua equipe, mais resultados positivos serão obtidos, refletindo diretamente no andamento das rotinas médicas para influenciar a relação que a clínica mantém com seus pacientes. 

 

3. Estabeleça a comunicação entre os setores 

 

Um grande desafio hoje para o gestor de uma empresa é manter a sua equipe unida e produzindo bastante para o crescimento da empresa. Isso acontece, pois, no ambiente de trabalho há pessoas diferentes, que agem de maneira diferente, que pensam diferente.

 

Um gestor entende a necessidade de construir um ambiente de trabalho saudável e amigável. Para a sua equipe permanecer motivada e produzindo, realize a integração dos setores, por exemplo, a parte administrativa dialogar com a equipe médica, pois, a comunicação entre as partes dentro de uma empresa é um assunto importantíssimo, sendo assim, você pode optar por ferramentas que possibilitem essa comunicação remota, como exemplo os chats que fornecem uma comunicação rápida e efetiva entre seus colaboradores. 

 

4. Dê preferência para a automação dos processos

 

Outra dica indispensável é a automatização dos processos da clínica. Um ponto que sempre abordo é a importância de um software de gestão. A adesão de um software de gestão traz bons resultados para a gestão de uma clínica, pois fornece automação e otimização das rotinas diárias.

 

De acordo com  estudos recentes, podemos afirmar que a tecnologia contribui diretamente para a melhoria no desempenho de equipe. 

 

Com um software médico, você poderá aumentar a  produtividade desde as recepcionistas, que são responsáveis pelo primeiro contato do paciente com a clínica, até os médicos, que dão a continuidade a relação entre o paciente e a clínica.

 

De que forma um software de gestão clínica pode aumentar a produtividade da minha equipe? 

A recepcionista é a primeira a ter contato com o paciente, seja por telefone ou no dia a dia da clínica, sendo responsável por passar uma boa impressão e conquistar o paciente para que ele retorne à sua clínica, caso isso não aconteça, é certo de que esse paciente não retornará ao seu negócio.

 

Ao escolher o software, priorize a agenda, ela precisa ser intuitiva e de fácil manuseio para que a recepcionista possa focar em receber os pacientes e lhes dar a atenção necessária.

 

A ferramenta de agendamento online também é um ótimo recurso para aumentar a produtividade das recepcionistas, já que dá autonomia ao paciente para agendar suas próprias consultas e possibilita o preenchimento de horários vagos nas agendas dos médicos.

 

Já com os médicos, o software clínico oferece o prontuário eletrônico e a otimização de todos os dados do paciente em uma única tela, o que reduz o tempo gasto nos atendimentos, abrindo espaços na agenda do médico para atender mais pacientes. 

 

A partir dessas dicas, planeje-se! O planejamento é sempre importante para dar um up no seu negócio e conseguir aumentar o desempenho da sua clínica. 

 

Perguntas Frequentes:

Como posso motivar a minha equipe?

Deixar a sua equipe motivada é o que ajuda o seu negócio a crescer de forma saudável e eficiente. Por isso, você pode motivar a sua equipe estabelecendo metas, reconhecendo o trabalho dos seus colaboradores e investir no crescimento profissional deles. 

Como aumentar a produtividade da minha equipe?

Para aumentar a produtividade da sua equipe invista na automatização de processos. Reduzindo o tempo gasto em atividades manuais, o tempo dos seus colaboradores será otimizado e a produtividade muito maior.

O que fazer para melhorar o desempenho da equipe?

Para melhorar o desempenho da sua equipe invista no desenvolvimento dos seus colaboradores. Aposte na cultura do feedback e demonstre o seu interesse em acompanhar o seu time em todos os processos.