Como escolher o melhor curso de marketing médico?

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O marketing digital tornou-se indispensável não apenas para atrair mais pacientes, como também para ficar à frente da concorrência. Por isso, investir em um curso de marketing médico pode ser crucial para posicionar o seu negócio online. 

Saiba onde encontrar cursos de marketing médico online e aprenda a usar o Facebook, Instagram e WhatsApp para atrair mais pacientes e aumentar a autoridade da sua clínica 

O marketing médico é uma das principais estratégias para atrair mais pacientes, gerar autoridade para a sua clínica e aumentar a visibilidade do seu negócio no ambiente virtual. 

Se você quer reduzir os buracos na agenda e diminuir o no-show de pacientes, o marketing médico é um dos melhores caminhos! 

Certamente, com tudo isso acontecendo, você pode estar se perguntando se vale a pena investir em um pouco mais de conhecimento no assunto. E é aí que a gente entra! 

Neste post, você vai descobrir porque dedicar tempo e atenção a estratégias digitais e ainda entender que um curso de marketing médico é uma ótima alternativa para melhorar seus resultados! 

Quer se tornar referência na área médica e gerar autoridade para o seu negócio?  

Continue a leitura e fique por dentro do que há de novo no mercado digital! 

Por que investir em marketing médico?

Sem dúvida, o marketing de indicação, aquele famoso boca a boca, é muito utilizado em clínicas e consultórios médicos. 

Apegados a essa estratégia que vem se mostrando muito eficaz desde que o mundo é mundo, muitos médicos não investem em outras estratégias de aquisição de clientes e isso pode prejudicar o faturamento do seu negócio!

Assim como são muitos os bons trabalhos no setor médico, diversos novos conceitos e ideias podem ser aplicados.

Como é o caso da divulgação digital, e isso deixa ainda mais difícil a tarefa de identificar qual a melhor estratégia para a sua clínica ou consultório!

Além disso, seu paciente pode encontrar a sua clínica pelos resultados de busca do Google, sabia?! Repare, então, que há ainda outras formas de conquistar novos clientes para o seu empreendimento, o Google Meu Negócio, por exemplo, é uma delas. 

Assim, o uso correto das ferramentas de marketing digital é sinônimo de redução de custos e aumento da autoridade para proporcionar valor e entregar benefícios para quem as utiliza.  

Só para exemplificar, você pode economizar bastante com o disparo de e-mails marketing, por ser uma ferramenta de baixo custo, mas com alto alcance.  

Assim também, investir em pesquisa orgânica para ser encontrado pelos seus pacientes, assim, gerando autoridade para a sua clínica! 

Por que fazer um curso de marketing médico?

A realização de um curso de marketing médico pode ser bem útil para profissionais de saúde e administradores que queiram dar um up nos resultados de clínicas e consultórios, uma vez que o momento de investir no crescimento do seu negócio fica cada vez mais evidente.  

Para médicos, por exemplo, o boom da internet trouxe inúmeras oportunidades de potencializar os rendimentos de centros de saúde.  

Mas, para aplicar esses conceitos na rotina da sua clínica, antes de tudo, é preciso saber um pouco mais sobre a teoria para entender como funcionam na prática.  

Um curso de marketing médico oferece: 

  • Aprendizado direcionado: Você conhece a premissa de que conhecimento é poder? Em síntese, o conhecimento direcionado auxilia você a identificar as melhores estratégias digitais para a sua clínica;
  • Atualização do conhecimento: da mesma forma, para médicos, gestores, funcionários, não importa! Um curso de marketing é fundamental para atualização constante da sua equipe com as principais novidades do mercado digital. 

Por que estudar estratégias de SEO no seu curso de marketing médico?

O Search Engine Optimization (SEO) é uma técnica para construir seus conteúdos de forma que as páginas do seu blog apareçam nas primeiras posições em uma pesquisa do Google.

Ele faz parte de uma estratégia de marketing de conteúdo que é um ponto chave para o seu marketing médico.

Isso porque, quando as pessoas começam a sentir algum sintoma menos grave, elas não buscam um atendimento imediato. O comportamento mais comum é que elas façam uma busca no Google.

Sendo assim, ao estudar estratégias de SEO no seu curso de marketing médico, você será capaz de criar conteúdos relevantes e garantir que eles sejam encontrados com facilidade.

Para ficar mais claro, observe como funciona na prática. Vamos supor que você seja um dermatologista. Para esta área de especialidade, existem diversas palavras-chave que as pessoas podem pesquisar no Google.

Você já tem uma ideia de quais são elas, por exemplo, “pinta no rosto”. Contudo, talvez ainda não saiba exatamente os termos que as pessoas usam para pesquisá-las.

Por isso, você utiliza ferramentas de SEO para saber a variação dessas palavras. Por exemplo, “pinta no rosto como tirar”, “pinta no rosto crescendo”, “pinta no rosto que coça”, etc.

Assim, você pode criar conteúdos otimizados para as palavras que fazem mais sentido para o seu público.

Como resultado, o seu blog será uma fonte constante de atração de visitantes no site da sua clínica que poderão se tornar clientes.

É importante entender sobre Google Ads no curso de marketing médico?

Sim. O Google Ads é recomendado quando você precisa de resultados mais rápidos, pois a ferramenta oferece diversas categorias de segmentação de público e garante a visualização dos seus conteúdos.

Assim como o SEO, o recurso funciona com palavras-chave na pesquisa do Google. A diferença é que o Google Ads é uma alternativa paga.

Entender sobre essa ferramenta te ajuda a segmentar o público adequadamente e planejar as melhores palavras-chave para impacta-los.

As segmentações disponíveis no Google Ads incluem informações demográficas como sexo, localização e faixa etária. 

Você também pode acrescentar elementos como intenção de busca exibindo anúncios para pessoas que pesquisam por serviços semelhantes aos seus.

Outra possibilidade é segmentar o público utilizando listas de contatos que você já possui. Desse modo, o Google exibe os seus anúncios para pessoas com perfil semelhante.

Como você viu, o Google Ads é uma ferramenta poderosa para a sua estratégia de marketing médico. 

Contudo, para extrair todo o seu potencial é preciso entender como ela funciona para não se perder em tantos recursos.

É por isso que um bom curso de marketing médico sempre conta com um módulo dedicado a desvendar todas as possibilidades do Google Ads.

O curso de marketing médico ensina a mexer nas redes sociais? 

Sim. As redes sociais são uma parte importante de qualquer estratégia de marketing digital. No marketing médico não é diferente, de modo que o curso deve ensinar a mexer no Facebook, Instagram, LinkedIn e WhatsApp.

Para se ter uma ideia da importância das redes sociais para o marketing, basta verificar os dados sobre o uso delas no Brasil.

De acordo com uma pesquisa de 2021 realizada pela parceria We Are Social e Hootsuite, 73% da população é ativa nas redes sociais, gastando em média três horas e quarenta minutos por dia nas plataformas.

Esses números mostram o potencial de alcance que uma empresa tem ao construir uma presença forte nas redes.

Sendo assim, o curso de marketing médico ensina como utilizar estas ferramentas da forma correta, observando as normas de divulgação do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Além disso, as plataformas oferecem diversas ferramentas específicas para o marketing de empresas. 

O Facebook Business, por exemplo, traz um gerenciador de anúncios de mídia paga, com métricas completas para acompanhar a performance dos posts.

Com ele, também é possível segmentar o público de modo bastante parecido com o Google Ads.

Agora que você já sabe alguns dos conteúdos que o curso de marketing médico deve conter, confira como escolher a melhor opção para a sua clínica!

Como escolher o melhor curso de marketing médico?

O curso perfeito pode não existir, no entanto, se você souber extrair o máximo de cada um deles, pode aumentar a sua bagagem de conhecimento! 

Portanto, na hora de investir em um curso de marketing digital para médicos, lembre-se de avaliar os seguintes pontos: 

  1. O curso precisa estar atualizado com as principais estratégias digitais
  2. Deve estar alinhado às boas práticas de publicidade médica, de acordo com o CFM; 
  3. Precisa abordar as principais competências e habilidades exigidas pelo mercado; 
  4. Tem que ter conteúdo objetivo e aulas práticas, preferencialmente, online! 

Com o objetivo de te ajudar a alcançar os melhores resultados na sua clínica, separei 8 cursos de marketing médico para dar aquele up na gestão da sua clínica! 

Confira! 

11 Cursos de Marketing Médico

E o melhor: os indicados aqui são totalmente online! Perfeitos para a sua gestão de tempo! 

1. Marketing Digital para Médicos (Feegow)

A Feegow tem um curso de marketing digital gratuito focado exclusivamente para médicos! Neste curso, você vai aprender as melhores técnicas para captação de pacientes, engajamento e posicionamento online.  

Nós trouxemos um instrutor especialista no assunto e o conteúdo é prático e explicativo. Ou seja, tudo o que você precisa saber sobre marketing médico está aqui!  

Ah, é realmente 100% gratuito. Isso é tudo o que você precisava, não é?  

De maneira geral, é bem fácil realizar a sua inscrição. Basta clicar aqui para preencher seus dados e receber as aulas direto no e-mail!  

2. Inbound Marketing (Rock Content)

Uma das empresas referência em estratégia de marketing de conteúdo no Brasil, a Rock Content possui alguns cursos de marketing disponibilizados na plataforma Rock University

Neste curso, você irá aprender do zero como utilizar o Inbound marketing para atrair mais pacientes para a sua clínica.  

Clicando aqui, você pode fazer a sua inscrição de forma gratuita e aprender hoje mesmo as principais estratégias de marketing mais utilizadas no mercado.  

3. E-mail Marketing (Hubspot)

Não é novidade que o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa no marketing de relacionamento, não só pela praticidade, mas também por seu baixo custo de investimento.  

Em outras palavras, o envio de e-mails para os seus pacientes periodicamente demonstra atenção, cuidado e individualização no atendimento. 

Por que não aprender ainda hoje as melhores táticas para utilização desta ferramenta incrível na sua clínica? 

A Hubspot, uma plataforma de automação em marketing, possui um curso de e-mail marketing totalmente gratuito. 

Este é o caminho para realizar a sua inscrição e aprender como utilizar a ferramenta que possui o maior retorno sobre investimento. Clique aqui! 

Importante: o curso está disponível apenas em inglês! 

4. Marketing de Conteúdo (Rock Content)

Mais um da Rock! 

Se você quer adotar a estratégia de marketing de conteúdo na sua clínica, já deve ter se deparado com a frase de Bill Gates: “Content is king”.  

Ao tirar essa certificação, você aprende as principais metodologias e técnicas para transformar o seu conteúdo no rei da sua estratégia de marketing. Assim, é só criar a sua persona e investir pesado nessa estratégia!  

5. Fundamentos do Marketing Digital (Google Ateliê Digital) 

Com o intuito de ajudar os iniciantes na área de marketing digital, a Google disponibilizou a formação gratuita de Fundamentos de Marketing Digital.

Dessa forma, fica fácil aprender mais sobre o assunto e potencializar os resultados da sua agenda médica! 

Para acessar o conteúdo do curso, clique aqui e faça a sua inscrição! 

6. Marketing Digital para Iniciantes (Mirago)

Esse é perfeito para quem está dando os primeiros passos na área de marketing médico e quer tomar suas primeiras decisões com bases sólidas. 

Ainda assim, a empresa oferece, além do curso de marketing digital, cursos como Redes Sociais e Mídia Paga. Logo, se você quiser ampliar seus estudos um pouco mais, foque em mídias sociais e anúncios pagos no Google! 

7. Marketing digital para o Empreendedor (Endeavor)

Focado em empreendedores que querem aplicar as estratégias de marketing em seu negócio. 

Dessa forma, o conteúdo vai desde uma primeira abordagem do tema até dicas de como criar o departamento de marketing de uma empresa.  

Mais do que isso, você ainda aprende a alinhar marketing e vendas e as principais métricas que devem ser analisadas. 

Para realizar a sua inscrição, é bem simples! Acesse aqui e comece ainda hoje o curso gratuito! 

8. SEO Básico (Mirago)

Não podemos falar de marketing de conteúdo sem mencionar um dos pilares mais importantes dessa estratégia: o SEO

E, se você está se perguntando qual a importância do SEO para clínicas, pense que a estratégia de SEO é indispensável para alcançar mais pessoas que buscam no Google um médico da sua especialidade, por exemplo, e, assim, atrair mais pacientes!  

Por isso, não deixe de conferir este curso gratuito e colocar o seu negócio nas primeiras posições do maior site de buscas do mundo. Clique aqui!

9. Marketing Contemporâneo na Saúde (FGV)

A Fundação Getúlio Vargas oferece um curso de marketing médico gratuito que aborda as transformações causadas pela Pandemia no setor. 

O ponto principal é a necessidade das empresas atualizarem o seu posicionamento estratégico a fim de criar uma conexão de seu propósito com os valores e necessidades dos clientes.

Neste sentido, um dos desafios do marketing em saúde é tornar serviços médicos mais tangíveis para que os clientes consigam atribuir significado a eles.

10. SmartDoctors

A proposta do SmartDoctors não é ser um curso, mas uma plataforma que agrega diversas aulas gravadas sobre os tópicos necessários para criar uma estratégia de marketing médico.

O site cobre temas como marketing digital, redes sociais e marketing de conteúdo. Para acessar os conteúdos é preciso contratar um dos programas que incluem cursos rápidos, acompanhamento ou consultorias.

11. A Nova Medicina

O curso do site A Nova Medicina se propõe a ajudar aqueles médicos que nunca estudaram marketing a dar os seus primeiros passos no mundo digital.

Os conteúdos abordam temas do marketing digital como estratégias para redes sociais, copywriting para médicos, mas também assuntos como empreendedorismo e carreira médica.

Por isso, o curso pode ser muito útil, especialmente para os médicos recém formados. 

Gostou do nosso conteúdo? Sabia que o Blog Feegow está repleto de dicas valiosas para impulsionar a sua clínica a uma gestão de alta performance?! Vem com a gente!

Se você não tem tempo para se dedicar aos estudos de marketing para médico, uma boa opção é contar com uma ajuda especializada para te ajudar.

Neste sentido, convidamos você a conferir o módulo Feegow Marketing que é o nosso serviço de marketing digital para médicos.

Clique aqui e descubra como podemos te ajudar a criar uma comunicação capaz de encantar seus clientes!

Perguntas frequentes:

Como escolher um curso de marketing médico?

O curso perfeito pode não existir, mas se você souber extrair o máximo de cada um deles, pode aumentar a sua bagagem de conhecimento! Assim, escolha o curso que mais se adeque às suas expectativas e, de preferência, seja perfeito para a sua gestão de tempo. 

Qual o melhor curso de marketing para médicos?

O melhor curso de marketing para médicos será aquele que estiver alinhado com as principais estratégias digitais disponíveis no mercado. Estes cursos são ótimas oportunidades de adquirir conhecimento e ganhar autoridade para o seu negócio.  

Por que fazer um curso de marketing digital?

Porque pode ser bem útil para profissionais de saúde e administradores que queiram dar um up nos resultados de clínicas e consultórios, uma vez que o momento de investir no crescimento do seu negócio fica cada vez mais evidente. 

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