SEO para clínicas: como e por que utilizar?

A presença na internet é muito importante, hoje, grande parte de seus possíveis pacientes estão por aqui! Além do mais, estar nas primeiras páginas do Google passa confiança e segurança para os seus clientes. A estratégia de SEO para clínicas é essencial para que o clique final aconteça e você atraia novos pacientes. 

Você já ouviu falar sobre SEO para clínicas? Quer conhecer mais sobre essa ferramenta que pode te ajudar a aumentar o alcance online da sua clínica? Continue com a gente e descubra!

Se você quer posicionar a sua clínica nos mecanismos de busca do Google, está no lugar certo! Pesquisas apontam que o alcance do Google ultrapassa 90%, isso aqui Brasil! Ou seja, é uma ótima ferramenta para a sua clínica ser vista.

Como você já deve saber, estar na primeira página do Google é a garantia de estar na frente dos concorrentes. Pare para pensar que os seus pacientes clicam em sites que aparecem logo na primeira página, por isso, o posicionamento é tão importante para o seu negócio.

Para isso, há ferramentas que otimizam o seu tempo e te colocam bem posicionadas no Google. Uma delas é o SEO (Search Engine Optimization). Essa ferramenta, aliada às suas estratégias de marketing, te ajuda a atrair novos pacientes para a sua clínica!

Quer saber como? Continue com a gente e saiba mais sobre SEO para clínicas e como utilizá-lo na sua!

SEO (Search Engine Optimization): para que serve?

Basicamente, o SEO é uma ferramenta capaz de realizar a otimização do seu site ou blog para que a sua clínica apareça nas primeiras posições quando o seu cliente em potencial pesquisar, dependendo do seu ramo de atuação, algo relacionado ao seu trabalho.

Com essa ferramenta poderosa é possível ser visto e isso é muito importante diante do mercado tão competitivo, independentemente de qualquer segmento. Como o nome já diz, a técnica é relacionada a otimização nos mecanismos de busca.

Vamos imaginar que a sua clínica tem como especialidade a dermatologia. Quando um cliente em potencial digitar no dispositivo de busca sobre Harmonização Facial. Se o seu site ou blog tiver palavras-chaves como essas e estiver alinhado com as práticas de SEO você aparecerá nas primeiras posições.

Por que utilizar o SEO? 

Você deve estar se perguntando o porquê de utilizar essa ferramenta em sua clínica. Pense que a presença na internet é muito importante, hoje, grande parte de seus possíveis pacientes estão por aqui!

Além do mais, estar nas primeiras páginas do Google passa confiança e segurança para os seus clientes. A credibilidade é essencial para que o clique final aconteça e você atraia novos pacientes para a sua clínica. 

Como utilizar o SEO para clínicas?

Antes de qualquer coisa, você deve ter em mente que não é somente falar sobre qualquer assunto, um dos primeiros passos dessa estratégia é definir o seu público e disponibilizar conteúdos relevantes.

Você deve estar se perguntando se essa estratégia está de acordo com o Marketing Médico. Logo, eu posso te assegurar que sim! É totalmente legal utilizar o SEO para melhorar o posicionamento da sua clínica no Google!

Mas, é claro, não podemos deixar de ressaltar que essa prática precisa estar dentro das normas do CFM, conforme a resolução nº 2.126/2015 para a publicidade médica. Ou seja, você precisa ter cuidado, afinal, está lidando com um assunto sensível:  a saúde das pessoas.

Então, nada de dizer que a sua clínica é a melhor ou que o seu serviço é o preferível. O seu foco precisa ser a promoção da saúde e bem-estar de seus pacientes. Você pode fazer isso fornecendo dicas, respondendo perguntas, mas sempre atento à sensibilidade do assunto. 

Pensando nisso, eu separei algumas dicas valiosas para você seguir e aplicar! Continue a leitura e veja como utilizar o SEO em clínicas!

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Use Palavras-chaves

As palavras-chaves (keywords) são termos que te conectam com as buscas dos seus pacientes. Por isso, é preciso escolhê-las de forma estratégica. Isso significa que você precisa ter em mente o seu público-alvo e trazer informações relevantes para esse público.

Para facilitar a sua vida é possível buscar essas palavras-chaves com próprio Google. 

Assim você saberá o que os seus clientes estão pesquisando e criar conteúdos relevantes em cima disso. 

Além disso, uma ferramenta que te ajuda nesse processo é o Google Trends. É só pesquisar por lá sobre o que os seus pacientes andam pesquisando. 

Tenha um Blog

Para aplicar o SEO em sua clínica você também pode investir em um Blog. O Blog é uma das vertentes do Marketing de Conteúdo e é essencial para atrair leads para o seu negócio, oferecendo conteúdo relevante e de qualidade. 

O primeiro passo é escolher uma ferramenta, o próprio Google disponibiliza o Blogger, mas você tem como outra opção o WordPress. Além disso, depois de escolher quem é o seu público e definir as palavras-chaves é a hora de produzir conteúdos.

Em seguida, você pode destinar uma área no seu site para o blog, em que o seu paciente terá acesso a conteúdos importantes relacionados à saúde, beleza e bem-estar. O mais importante é ter em mente que não é só vender o seu serviço e sim aumentar a sua presença online. Respeitando as regras de marketing médico estabelecidas pelo CFM!

Comece a divulgar

Depois de produzir conteúdo você precisa divulgá-los. Pode ser através das redes sociais, e-mail marketing. Seu objetivo é ser visto, então, precisa investir na divulgação para atrair mais pessoas para o seu site e aumentar a sua credibilidade nos mecanismos de busca.

Quando bem aplicados trazem bons resultados para o seu negócio. É importante estar em evidência e adquirir autoridade no assunto que você entende! Mas, a pergunta é: como fazer isso?

Para entender com mais detalhes, vamos para o próximo item!

Invista em conteúdo

Não tem como se posicionar no Google sem investir em conteúdo relevante e de qualidade para os seus pacientes. É necessário entender o que eles procuram, quais são os seus problemas e fornecer as respostas certas.

Por isso, o SEO aplicado em seu conteúdo é um elemento potencializador que vai te colocar nas primeiras posições do Google. O conteúdo é o seu kit de marketing, que contém o blog, informações criativas e interessantes, postagens nas redes sociais, etc.

Essas ferramentas são responsáveis por atrair, engajar e encantar os seus pacientes! Tenha isso em mente quando for se dedicar a rankear o seu site nos mecanismos de busca. 

💡 Dica extra: você já imaginou como seria se sua clínica aparecesse facilmente nas buscas feitas no Google?

Mais do que isso: já parou para pensar em como funciona o mecanismo de busca do site e o que fazer para que sua clínica seja uma daquelas que aparecem nas primeiras páginas quando um usuário busca “ginecologista na Barra da Tijuca”, por exemplo?

Tendo parado para pensar nessas questões ou não, esse material pode ser o que você precisa!

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