redução de custos em clinicas

10 dicas para a redução de custos em clínicas

A redução de custos em clínicas requer muita atenção para não afetar a qualidade dos serviços prestados pela sua clínica. Confira dicas no post!

Você está precisando de algumas ideias para redução de custos em clínicas de maneira inteligente sem prejudicar a sua relação com seus pacientes? Então, veio ao lugar certo! Neste post você encontra dicas preciosas que podem contribuir bastante para a sua clínica. Vamos lá?

Redução de custos em clínicas é um pouco mais complicado do que em outros tipos de negócio porque é preciso ter muita cautela para que essa redução não seja prejudicial ao seu negócio e, além disso, não represente danos ao cuidado com as pessoas e sua saúde.

Pensando nessas variáveis, compilei dez dicas fáceis e práticas para implementar em sua clínica.

Automatize os processos

Sabemos que com a chegada da tecnologia na área médica é possível automatizar processos médicos garantindo mais tempo para focar no atendimento e bem-estar dos seus pacientes. Com essa automatização, é possível reduzir os custos da clínica e diminuir os erros de gestão. Para aplicar essa automação em seu negócio, hoje já se encontra no mercado os softwares de gestão clínica que oferecem praticidade nas rotinas médicas e colaboram para redução de custos em clínicas.

Mantenha a organização financeira

Para conseguir se organizar financeiramente é preciso ter controle sobre as suas despesas, pensando nisso, para manter o financeiro de sua clínica saudável é preciso conhecer toda a movimentação financeira, ou seja, ter o total controle do que entra e do que sai da clínica.

Tenha um controle de estoque competente

Ter o controle do estoque da sua clínica também é muito importante redução de custos em clínicas, já que, sendo possível identificar quais itens estão próximos da data de vencimento ou estão abaixo do mínimo no estoque, fica mais simples manter a demanda de novas aquisições sob controle, evitando gastos com a compra de mais produtos do que a sua clínica realmente precisa.

Conheça seus centros de custo e tenha um plano de contas

Outra dica importante para uma gestão eficiente é a clínica conhecer bem seus centros de custos. Os centros de custo são os departamentos da clínica, ou seja, são os setores que dão despesas à clínica. Sabendo quais são os seus centros de custo é possível identificar onde a receita da clínica está sendo aplicada e de que modo se pode gerenciá-las para a redução de custos em clínicas.

Com o plano de contas, a sua clínica pode tanto controlar as categorias de receita quanto as categorias de despesas, logo, se a sua clínica possui um produto ou serviço que gere receita além dos procedimentos clínicos, como o fornecimento de planos de saúde, por exemplo, alimentando esses dados em um software de gestão será muito mais rápido identificar quais são as receitas e saber qual a melhor forma de gerenciá-la, sem prejudicar a qualidade do serviço oferecido aos seus pacientes.

Conheça as suas despesas

Outro ponto importante é conhecer as suas despesas. Você sabe com o que a sua clínica gasta atualmente? Consegue manter as despesas em dia? As despesas vão muito além das contas de luz e água, por isso, para manter uma gestão inteligente é preciso conhecer bem as contas.

Realizando um levantamento de todos os gastos da clínica através de relatórios é possível identificar onde eliminar os gastos supérfluos para diminuir os custos. Identificar em quais pontos pode-se cortar é importantíssimo se o seu objetivo é reduzir os custos e seguir crescendo forte no mercado.

Reduza o uso dos seus recursos

Você sabe o quanto de insumos são desperdiçados na área médica? Pesquisas apontam que a principal causa de desperdícios na área da saúde é a falta de conhecimento e técnica, chegando a quase 20%. Com essa informação em mente, é necessário focar no treinamento de sua equipe, para que se possa reduzir esses desperdícios e, consequentemente, não prejudicar a receita da sua clínica em um futuro próximo.

Pensando em economia, não podemos esquecer de ressaltar a importância de economizar a energia elétrica e consumo de água quando pensamos em reduzir os gastos. Já pensou em divulgar para a sua equipe como é importante desligar os computadores ao final do dia, diminuir o uso de descartáveis aderindo ao próprio copo ou caneca? Além de auxiliar na redução dos gastos do seu negócio, colabora diretamente com as questões ambientais.

Use a confirmação de consulta por SMS e E-mail

Além de automatizar um processo muito comum em clínicas e consultórios, a confirmação de consulta automática pode ajudar na redução de custos em clínicas com o telefone, por exemplo, pois, de maneira automática, o paciente recebe em seu smartphone ou e-mail a confirmação de sua consulta e, de maneira rápida e prática, consegue informar à clínica se pode ou não comparecer ao agendamento marcado.

Com esse processo automatizado reduz-se não somente os custos da clínica como também otimiza o tempo dos colaboradores, para que os mesmos se concentrem em outras atividades que requerem mais tempo e dedicação.

Invista na terceirização

Você sabe quando deve recorrer a serviços terceirizados? Apesar de parecer complexo, pode ser a solução mais fácil para o seu negócio. A sua equipe pode ser capaz de realizar múltiplas tarefas, mas não consegue se concentrar com a mesma relevância em todas. Diante disso, com a terceirização, é possível contratar pessoas especializadas para cuidarem de serviço como limpeza ou consultoria financeira ou marketing, para que a sua equipe de colaboradores possa focar no atendimento de qualidade para os seus pacientes.

A sua clínica pode investir na terceirização dos serviços de acordo com a demanda para otimizar o tempo dos colaboradores, portanto, um consultor financeiro pode ser um ganho para as finanças de sua clínica.

Com isso, a contratação externa pode apresentar menos custos do que uma contratação por CLT, pois engloba custos que talvez a sua clínica não consiga arcar, por isso, se a sua clínica deseja reduzir os custos deve apostar na contratação de serviços externos sem medo de errar.

Adquira um software de gestão

Como falei durante este artigo, o software médico pode contribuir bastante se o que busca é a redução de custos em clínicas. Um bom software oferece desde uma agenda otimizada e intuitiva à confirmação de consultas, como já tratado neste post, e outras ferramentas capazes de auxiliar em uma boa gestão clínica.

Já sabemos o quanto a tecnologia aprimorou a medicina nos últimos anos, por isso a sua clínica não pode ficar de fora desse novo jeito de cuidar dos pacientes. Investir em tecnologia contribui, e muito, para oferecer um atendimento personalizado aos seus clientes, além de ajudar na hora de cortar alguns gastos.

Com um software clínico, você tem acesso a relatórios financeiros em que é possível listar todos os ganhos e despesas no mês. Com isso, você terá em mãos informações importantes que auxiliarão em uma gestão eficiente.

Telemedicina

A telemedicina, como o nome já diz, traz a possibilidade de fazer medicina à distância. Você pode estar se perguntando como a telemedicina ajudaria a reduzir seus gastos. É assim, a telemedicina oferece a possibilidade de realizar o acompanhamento do paciente de maneira remota, o que otimiza o tempo de atendimento médico, aumentando a rotatividade de pacientes, como também ajuda na redução de custos da clínica.

Perguntas frequentes:

Como organizar o financeiro da minha clínica?

Para conseguir se organizar financeiramente é preciso ter controle sobre as suas despesas, pensando nisso, para manter o financeiro de sua clínica saudável é preciso conhecer toda a movimentação financeira, ou seja, ter o total controle do que entra e do que sai da clínica.

Como um software clínico pode reduzir os custos de clínicas?

Com um software clínico, você tem acesso a relatórios financeiros em que é possível listar todos os ganhos e despesas no mês. Com isso, você terá em mãos informações importantes que auxiliarão em uma gestão eficiente.

Como reduzir custos em clínicas?

Realize um levantamento de todos os gastos da clínica, através de relatórios é possível identificar onde eliminar os gastos supérfluos para diminuir os custos. Identificar em quais pontos pode-se cortar é importantíssimo se o seu objetivo é reduzir os custos e seguir crescendo forte no mercado.