O marketing de indicação e o impacto em uma clínica

Com o marketing de indicação, a sua clínica dispõe de uma ferramenta poderosa e gratuita para atrair novos clientes. Fique com a gente e aprenda mais sobre essa estratégia!

Já parou para pensar como todos nós possuímos a necessidade de nos comunicar, expressar e comentar a respeito de algo? Seja sobre o resultado de uma partida de futebol ou até sobre produtos e serviços que adquirimos. 

Com a presença da internet, as pessoas estão muito mais dispostas a partilhar experiências, sejam elas positivas ou negativas, por meio de fotos, vídeos ou publicações em redes sociais. A indicação é justamente a troca de ideias e experiências tanto online quanto offline. 

Nesse contexto, o marketing de indicação acontece quando o seu cliente recomenda o seu serviço a amigos e familiares, relatando experiências positivas que teve com seus produtos ou serviços adquiridos. 

O marketing de indicação está presente na roda de conversa, em blogs e posts em redes sociais. Esse cenário também se estende às clínicas médicas. Isso significa que seus clientes contribuem indiretamente para a divulgação da sua marca. 

Se você souber utilizar essa ferramenta, ela pode ser um impulsionador poderoso para atrair novos clientes para a sua clínica com a ajuda dos seus pacientes!

Continue a leitura e veja a importância do marketing de indicação para clínicas médicas!

O que é marketing de indicação?

O marketing de indicação, tradução de buzz marketing, surgiu nos Estados Unidos como estratégia para as grandes massas. Descartando a necessidade de vincular anúncios em grandes mídias — Jornais, TV e Rádio — apostando na divulgação da marca através da comunicação entre as pessoas. 

Mais barato do que as ferramentas de marketing tradicionais, esse tipo de estratégia é um ótimo método para atrair novos clientes e fidelizá-los. E o melhor, não tem custo algum para a sua clínica! Por isso, o diferencial desse método é não precisar de investimento financeiro. 

Funciona da mesma maneira que o marketing médico, como disparo de e-mails marketing e posts em redes sociais. É um meio de atrair novos clientes através de recomendações de seus pacientes. 

A partir da interação entre pessoas será possível divulgar a sua clínica e atrair novos pacientes, aumentando a rotatividade de pacientes e ampliar a produtividade da agenda médica! telemedicina sem custos

Como o marketing de indicação impacta uma clínica?

Se você já utiliza alguma ferramenta de marketing médico, já deve ter percebido os benefícios que a divulgação do seu trabalho pode trazer ao seu negócio. Isso não é diferente com marketing de indicação. 

Estudos recentes relatam que mais de 90% dos consumidores pelo mundo todo confiam na indicação de um familiar ou amigo para adquirir produtos e serviços antes de qualquer outro tipo de propaganda. Ressaltando os aspectos positivos que o marketing boca a boca pode agregar à sua clínica. 

Neste ponto, para começar a implantação na sua clínica é preciso investir em mudanças de comportamentos e rotinas, a fim de incentivar seus pacientes a falarem bem da sua clínica e do seu trabalho. 

Mas, não pense que isso é uma tarefa difícil. Para que um paciente recomende o seu negócio, ele precisa estar satisfeito com o atendimento recebido. Isso significa que focar na experiência do cliente é a chave para ampliar o número de pacientes. 

Desse modo, melhorar o atendimento em clínicas é um desafio, mas não é impossível! Além disso, sendo um dos pontos cruciais para o marketing de indicação, impacta positivamente em sua clínica ajudando na fidelização dos pacientes. 

Com essa estratégia você pode até aumentar o número de pacientes no consultório! Afinal, clientes satisfeitos e felizes com o seu produto ou serviço prestado tendem a retornar à clínica. Por isso, mantenha o foco em proporcionar a melhor experiência para os seus pacientes.

Se você quer saber como aplicar essa estratégia em sua clínica, continue a leitura e aprenda como aumentar o número de atendimentos em clínicas!

Dois passos para aplicar o marketing de indicação em sua clínica médica:

Como você viu neste texto, o marketing de indicação, para ser efetivo e alcançar bons resultados precisa ser construído com muito planejamento e pesquisa. 

Para garantir que seus pacientes compartilhem aspectos positivos sobre o seu trabalho, dois pontos são muito importantes neste processo: atendimento e experiência. 

Foque no atendimento

Como você já deve saber, para ter pacientes recomendando o seu trabalho e a sua clínica, você precisa encantá-los e, para isso, melhorar o atendimento em clínicas é primordial. E não é só isso, lembre-se de manter um bom relacionamento com seus clientes. 

Sua clínica é um ambiente de acolhimento e promoção de saúde, por isso, o marketing de indicação surge como alternativa para promover os seus serviços sem que o foco seja apenas financeiro, mas sim proporcionar um atendimento mais humano e de qualidade. 

Contando com essa dedicação no atendimento,  você pode otimizar as tarefas da clínica para que o foco maior seja a satisfação dos seus clientes. Afinal, agilizando processos você tem mais tempo para cuidar dos seus pacientes.  

Uma dica: Encante seus clientes! Proporcione um ambiente receptivo e agradável para seus pacientes e tenha o marketing boca a boca como seu melhor amigo!

Crie boas experiências para os seus pacientes

Uma prática muito comum para oferecer um bom relacionamento e atendimento de qualidade é manter o foco na experiência do cliente. Por isso, o primeiro passo é entender a jornada do seu paciente. 

Pare para pensar que o seu relacionamento com seus pacientes não começa no momento da consulta e está relacionado com outras áreas da clínica, que vão desde a recepção, por um contato telefônico, até a gestão de clínicas e consultórios.

Pensando nisso, como é importante garantir que o paciente tenha uma boa experiência com o seu negócio antes mesmo de chegar à clínica, ofereça uma boa comunicação, seja por telefone, e-mail ou através das redes sociais. 

Além disso, tenha agilidade e eficiência na resolução de problemas, dúvidas, e solicitações. Para isso, você pode usar o marketing digital não só para aumentar a presença online, mas também para usar as redes sociais como canal de comunicação rápido e ágil.