Conheça as funções de lembrete de consulta do Feegow Clinic

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Com o uso de smartphones e a automatização de tarefas em diversas áreas, o lembrete de consulta se tornou um recurso importante para as clínicas médicas. 

Essa ferramenta tem influência direta no faturamento mensal, pois reduz a taxa de absenteísmo dos pacientes de maneira radical.

As lacunas na agenda são um grande desafio para as clínicas. Por isso, soluções simples como o lembrete de consulta viram grandes aliados na gestão do consultório. 

Continue lendo e saiba como incorporar essa funcionalidade no seu dia a dia!

O que diz o CFM sobre lembrete de consulta?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) é favorável ao uso de plataformas de mensagens instantâneas para comunicação entre médicos e pacientes, ou entre profissionais de uma instituição. Portanto, o lembrete de consulta é liberado!

Este tipo de recurso deve ser usado em caráter privativo apenas para enviar dados e tirar dúvidas. Outras situações em que as mensagens podem ser utilizadas são:

  • Acompanhamento da evolução do quadro de saúde;
  • Orientações em caráter emergencial;
  • Pedido de comparecimento ao consultório.

É proibido, por exemplo, realizar consultas, prescrever medicamentos e até mesmo emitir diagnósticos por estes meios, assim como enviar dados sigilosos aos pacientes.

Além disso, é vedado o compartilhamento de dados de pacientes em grupos de discussão informal, ainda que haja apenas médicos.

A importância de contar com um software para clínicas

Ter um sistema de gestão clínica facilita o processo de automatização dos lembretes de consulta. Isso porque já existem diversas opções de softwares no mercado com módulos de agenda, atendimento, financeiro e gerenciamento.

Esses recursos agilizam a rotina e mantêm o alto nível gerencial da sua clínica. Além da confirmação de consulta por mensagem, a agenda médica e de equipamentos também podem ser integradas para facilitar a gestão de filas de espera. 

Quando os pacientes são atendidos, os prontuários eletrônicos permitem atualização das informações em tempo real e direcionamento estratégico para a equipe da clínica. 

Na prática, isso significa que todos os processos envolvendo dados dos pacientes podem ser simplificados. Um sistema de gestão permite extrair relatórios, analisar indicadores de desempenho e acompanhar as finanças do seu empreendimento. 

Esse tipo de ferramenta ainda minimiza erros humanos e contribui para um atendimento de excelência para seus clientes. A centralização de funções em uma única ferramenta evita o uso de vários sistemas, o que pode atrasar a conclusão das tarefa (além de gerar mais custos).

Como enviar lembrete de consulta com Feegow Clinic?

O Feegow Clinic possibilita o envio de mensagens automáticas e personalizadas para os seus pacientes. Os lembretes de consulta e outras comunicações importantes podem ser enviadas de várias maneiras. Veja abaixo:

SMS

Um SMS é enviado automaticamente para o paciente, lembrando-o do seu agendamento. Além da data e horário, aparecem o nome do médico e tipo de consulta. 

WhatsApp

Da mesma forma que o SMS, a integração com WhatsApp dispara automaticamente uma mensagem lembrando o paciente da sua consulta.

O envio tem um pequeno custo por mensagem e pode ser programado para um dia antes da data agendada.

Neste caso, o paciente pode responder com a confirmação de consulta.

Google Agenda

A integração com o Google Agenda permite a programação de um lembrete do evento por notificação no celular. 

Além disso, o Feegow Clinic oferece funcionalidades como gerenciamento de SAC. Nele, ficam armazenados o histórico de reclamações e solicitações e os contatos de pacientes.

Este recurso lhe dá base real para otimizar os serviços disponibilizados e o atendimento ao público. 

Assim, você fornece autonomia aos pacientes na hora da marcação de consulta e simplifica os agendamentos da sua equipe.

Este é um ponto importante para a satisfação dos seus clientes, pois o bom atendimento tem início na praticidade e nas soluções ágeis. A conveniência é cada vez mais relevante na relação entre pacientes e médicos.

Quais são as vantagens desse recurso para as clínicas?

O lembrete de consulta por mensagem facilita o contato entre a sua clínica médica e seus pacientes. Dessa forma, a comunicação contribui para um melhor controle das agendas.

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Automatização do contato com paciente

O lembrete de consulta pode ser enviado de maneira automática para o paciente, o que desobriga médicos e recepcionistas de ligar para cada um em busca de confirmação. 

O sistema padroniza avisos e executa ações para melhorar seu atendimento, reduzindo o trabalho da equipe. No módulo de agendamento online, o software possibilita ao paciente tanto a confirmação da consulta quanto o reagendamento.

Automação que gera eficiência!

Reorganização da agenda

O lembrete de consulta evita que o paciente se esqueça da consulta e não compareça ao consultório, sendo essa uma situação que pode comprometer seu faturamento mensal. 

Caso ele desmarque ou reagende o seu horário, a equipe tem tempo hábil para ocupar o espaço vago. Isso porque o sistema alerta e sugere alternativas de encaixe, por exemplo. 

Redução de absenteísmo nas consultas

Uma das grandes vantagens do lembrete de consulta é a redução na ocorrência de faltas. Assim, o paciente assume a responsabilidade e pode optar pelo reagendamento.

É melhor liberar este horário com antecedência do que mantê-lo preenchido, sem que o paciente compareça. Esta situação impede que você contate outro paciente, deixando a agenda com lacunas. 

Reduzindo as faltas e facilitando os reagendamentos, a sua receita aumenta de forma imediata.

Fidelização de pacientes

O lembrete de consulta é apenas uma das formas de ter comunicação mais próxima com seu público. Por conta desse relacionamento, ao enviar mensagens sobre sua clínica (como  pesquisas de satisfação), você consegue criar um vínculo com os pacientes. 

A jornada do paciente não finaliza após a consulta. Por isso, deve haver a fidelização e retenção destas pessoas.

Conte com Feegow Clinic para otimizar a gestão clínica

O Feegow Clinic possui soluções automatizadas e inteligentes que se adaptam à gestão clínica da sua empresa. Ele oferece praticidade desde o agendamento online, contando com recursos integrados de prontuário eletrônico e confirmação de consultas. 

Armazenamento de dados em nuvem, backup automático e personalização nos níveis de acesso ao sistema são ferramentas que oferecem maiores níveis de segurança às informações da clínica e dos pacientes. 

A agenda múltipla, um dos grandes diferenciais do Feegow Clinic, pode aumentar em 75% as confirmações de consultas. Esse faturamento com certeza ajudará seu negócio a crescer, certo? 

Veja o case da Alba Saúde, que aumentou em 15% a marcação de consultas com nosso software.

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Perguntas frequentes:

O que diz o CFM sobre lembrete de consulta?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) é favorável ao uso de plataformas de mensagens instantâneas para comunicação entre médicos e pacientes, como o lembrete de consulta.

Quais são as possibilidades de lembrete de consulta com Feegow Clinic?

Com o Feegow Clinic, o lembrete de consulta pode ser enviado por SMS, WhatsApp e Google Agenda. 

Por que contar com Feegow Clinic na gestão clínica?

Um sistema de gestão como o Feegow Clinic pode facilitar a automatização de lembretes de consulta, a organização de agenda, o faturamento e a gestão clínica em geral.

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