Qual é a importância da humanização na Saúde e como alcançá-la?

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Os serviços de saúde estão entrelaçados com a vida humana. Faz todo o sentido que os profissionais da área se dediquem a entender como podem oferecer a melhor experiência de atendimento. E isso passa, sem dúvidas, pela humanização na Saúde.  

Um paciente precisa entrar na sua clínica ou consultório e se sentir acolhido. Na prática, isso requer atenção em cada item do atendimento – do ambiente às pessoas.

Apenas com a integração de toda a equipe, direcionada a um mesmo objetivo, é que a humanização na Saúde se torna possível.

Qual é a importância da humanização na Saúde?

Se você olhar de forma empática, a cada paciente que entra na sua clínica ou consultório, encontrará uma história única.

Muitos fatores influenciam no modo como as pessoas se relacionam com a própria saúde. Muitas vezes, esse assunto desperta profunda vulnerabilidade.

É por isso que a humanização na Saúde contempla a dimensão integral do ser humano. Durante o atendimento, os aspectos físico, psicológico, cultural e social são considerados igualmente.

Uma experiência positiva de acolhimento se reflete em segurança para o paciente, e em imagem positiva para a sua clínica ou consultório.

Entretanto, não apenas os pacientes se beneficiam com a humanização na Saúde. Todos os profissionais envolvidos se percebem valorizados e fazem parte de um trabalho multidisciplinar.

Quais são os pilares na humanização na Saúde?

Assim como tudo o que envolve o ser humano, a humanização na Saúde está imersa em complexidade. Vamos entender como funcionam alguns dos pilares que a sustentam:

Relação médico-paciente

Em atendimentos humanizados, acolhimento é premissa básica. Olhar atentamente cada pessoa, chamá-la pelo nome, oferecer suporte e respeito.

Os profissionais de saúde devem colocar o paciente como foco; além de cultivar vínculos de confiança, preservando a intimidade e os direitos dos indivíduos.

Um ponto que interfere na relação médico-paciente é a forma como os profissionais se relacionam entre si.

A humanização na Saúde começa pelo entendimento de que todos os membros do corpo clínico são essenciais. Também devem ser reconhecidos integralmente enquanto seres humanos.

Quando a equipe absorve o verdadeiro significado de humanizar, a prática se naturaliza no modo como as pessoas – sejam pacientes ou não – são recebidas.

Também vale lembrar-se de que a relação médico-paciente deve seguir algumas diretrizes. O Código de Ética Médica, desenvolvido pelo Conselho Federal de Medicina, discorre em detalhes sobre a questão.

Ambiente

Na sua clínica ou consultório, os ambientes devem priorizar o encontro entre as pessoas. Os espaços devem ser funcionais e agradáveis, propícios para a humanização na Saúde.

Um fator importante em relação à infraestrutura é a garantia da privacidade de pacientes e profissionais. Todos precisam se sentir à vontade durante consultas e procedimentos.

Informações integradas

A humanização na Saúde se torna real quando as pessoas se conhecem. Por isso, as informações dos seus pacientes são um subsídio essencial e precisam ser preservadas.

Com um software para gestão de clínicas e consultórios, os profissionais têm acesso a todo o histórico do paciente. Isto é, os atendimentos podem ter um nível de personalização que, de outro modo, seria pouco viável.

Princípios da Política Nacional de Humanização (PNH)

Em 2003, a humanização na Saúde alcançou um novo patamar de relevância com a publicação da Política Nacional de Humanização (PNH) pelo Ministério da Saúde.

A partir desse marco, todo o sistema de saúde se voltou à construção de um novo modo de cuidado, que abrange pacientes, famílias e profissionais da área.

Pela PNH, 3 (três) princípios norteiam a humanização na Saúde:

Transversalidade

A aplicação da transversalidade na Saúde acontece com a comunicação entre diferentes pessoas e grupos.

Ou seja, profissionais de diversas especialidades trocam informações com a intenção de oferecer uma experiência de tratamento integrada ao paciente.

Transversalidade significa o entendimento de que é possível o diálogo entre as diferentes práticas de saúde e os especialidades com a experiência do paciente.

A união desses saberes contribui para promover a saúde de um modo corresponsável. 

A ideia é quebrar o paradigma da hierarquização do conhecimento por meio da ampliação da comunicação entre pessoas e grupos antes isolados.

Nesse sentido, o princípio da transversalidade inclui indivíduos em diferentes contextos para considerar suas possíveis conexões. 

Desse modo, com uma visão mais ampla, é possível apontar o melhor caminho para o desenvolvimento da saúde como defesa do valor da vida. 

Indissociabilidade entre atenção e gestão

Por esse princípio, entende-se que as decisões de gestão interferem diretamente na atenção dada à saúde.

Por esse motivo, tanto os pacientes como os funcionários devem entender como funciona a gestão de serviços no sistema de saúde.

Além disso, é recomendada a coparticipação nas tomadas de decisão das organizações de saúde. Uma vez que elas têm reflexo em todo o processo do cuidado com a saúde.

É preciso considerar também que a atenção à saúde não é responsabilidade apenas da sua equipe. Afinal, no atendimento humanizado, o paciente assume papel de protagonista em relação aos seus cuidados.

Logo, uma gestão alinhada com a humanização na Saúde abre espaço para participação, entendendo que todas as partes contribuem para um objetivo comum.

Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos

A corresponsabilidade significa que cada pessoa assume o papel de protagonista pela humanização na Saúde – seja ela um profissional, paciente ou membro da família.

Devemos entender o que envolve um atendimento humanizado, mas também é preciso autonomia de ação para que todos possam fazer a sua parte.

3 dicas para alcançar a humanização na Saúde

 

Gestão humanizada

Comece a orientar a gestão da sua clínica e consultório pelos pilares da humanização:

  • Mostre a sua equipe que há abertura para que as pessoas se expressem;
  • Esteja atento aos diversos fatores que interferem na execução do trabalho;
  • Respeite as limitações e ofereça apoio;
  • Valorize as contribuições individuais e faça a ponte para um trabalho conjunto.

Gestão de processos para humanização

Estabeleça processos direcionados à humanização na Saúde. Afinal, os processos mostram como a sua clínica funciona e de que forma as atividades se concretizam.

Junto a isso, disponibilize ferramentas tecnológicas para que a equipe tenha acesso às informações necessárias no dia a dia.

Avaliação

Faça pesquisas periódicas com a equipe e os pacientes para entender quais melhorias podem ser implementadas.

Converse com as pessoas, entenda o momento de cada um e como os profissionais da sua clínica ou consultório podem atuar para oferecer soluções.
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Perguntas frequentes:

Qual é a importância da humanização na Saúde?

A humanização na Saúde se reflete em segurança para o paciente, valorização da equipe e imagem positiva para a sua clínica ou consultório.

Quais são os pilares da humanização na Saúde?

Os 3 (três) pilares da humanização na Saúde são: relação médico-paciente, ambientes e informações integradas.

O que é a Política Nacional de Humanização?

A PNH é um documento do Ministério da Saúde que orienta sobre princípios e diretrizes para aplicação da humanização na Saúde.

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