O que é indicação clínica e como aplicar em 8 passos?

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indicação clínica

Na acirrada competição entre as instituições de saúde do país, a indicação clínica pode se sobressair como um importante diferencial competitivo.

E se você ainda não sabe o que é indicação clínica (ou marketing de indicação), veio ao lugar certo!

Pois, basicamente, o seu conceito está atrelado à indicação de pacientes satisfeitos com os serviços prestados em sua clínica médica. O bom e velho “boca a boca”, portanto, e que ainda faz sucesso mesmo com a transformação digital já enraizada na nossa sociedade.

Quer saber mais sobre uma das mais importantes estratégias de marketing médico? Pois então, acompanhe-nos ao longo desta leitura!

O que é indicação clínica?

Indicação clínica é um conceito também conhecido como marketing de indicação — ou referral marketing, do termo em inglês. E seu significado é muito literal: é uma forma de estimular, naturalmente, seus clientes a indicarem os serviços de sua clínica médica.

Por exemplo: um paciente tem uma experiência memorável, em sua clínica, e não pensa duas vezes antes de recomendá-la a um amigo ou parente.

É inegável, inclusive, a força de uma recomendação feita por conhecidos. Mesmo quem não saiba o que é indicação clínica tende a aderir à opinião de um ente querido. É o que mostra uma pesquisa conduzida pela Nielsen: 92% dos consumidores disseram confiar mais nas indicações de amigos ou familiares do que em propagandas convencionais.

Acontece que o trabalho de desenvolvimento da indicação clínica também difere dessas abordagens mais tradicionais. Afinal, trata-se de uma construção de marca interna, exclusivamente, focada na experiência do paciente.

Qual é a importância da indicação clínica?

Analise os pacientes que você já atende em sua clínica médica e verifique quais deles estão profundamente satisfeitos com os seus serviços. Eles são os seus “vendedores”, pois são também as pessoas com maior potencial de indicação.

E ao tê-los indicando o seu negócio para outros, seu custo de aquisição de novos clientes é reduzido. Sem falar que eles já sabem o que esperar — o atendimento às opções de tratamento —, garantindo mais alinhamento de expectativas.

Você atrai clientes qualitativos, portanto, e isso tem tudo para fortalecer a sua marca e a reputação da sua clínica médica.

Os impactos da indicação clínica

Com maior poder de atração e de retenção de clientes, a indicação clínica pode ser o grande trunfo para o crescimento do seu negócio.

Para tanto, é fundamental saber como manter um acompanhamento próximo sobre a experiência dos seus pacientes. Isso se resume à capacitação dos profissionais para irem além da abordagem convencional, da compreensão do perfil médio dos pacientes e com pesquisas de satisfação.

Como resultado, seu empreendimento vai acumular impactos positivos, como:

  • tempo reduzido de negociação e da jornada da compra do seu público-alvo;
  • resultados escaláveis com menos investimento;
  • geração de leads com potencial de retenção;
  • rede orgânica de “promotores” da sua marca.

Como aplicar a indicação clínica?

Embora tenhamos mencionado algumas maneiras de investir na indicação clínica, temos algumas abordagens complementares para impulsionar sua marca.

Confira, a seguir, nossas 8 sugestões para promover a indicação clínica!

1. Sonde os pacientes

Ajudou seus pacientes e foi além, ajudando-os a promover qualidade de vida em suas rotinas?

Acredite, esse momento de profunda gratidão é fácil de ser percebido.

Por que, então, não começar pelo óbvio da indicação clínica? Pergunte se essa pessoa indicaria os seus serviços. Simples — e efetivo — assim.

2. Expanda sua rede de conexões

Evite limitar-se somente à satisfação dos seus pacientes. Afinal de contas, colegas de profissão (e de outras especialidades) também podem nutrir a indicação clínica.

Daí, um dos importantes fatores em se conectar com mais profissionais: você amplia sua rede de contatos e passa a ser referência para seus colegas de profissão.

Uma boa maneira para fazer isso é por meio da participação em eventos (presenciais e digitais). Mas a rede online também é um bom cartão de visita — como fóruns e redes sociais.

3. Construa sua marca digital

O marketing digital para clínicas é outra forma de expandir o seu alcance no mercado. Afinal de contas, é uma estratégia que ajuda a atrair leads qualificados.

É também um conjunto de estratégias que ajuda a agregar mais conhecimento ao seu público-alvo por meio da produção de conteúdos relevantes.

E isso tudo, somado ao nível de excelência do seu trabalho, pode fazer com que as indicações surjam com naturalidade.

4. Mensure os pacientes que vieram por meio da indicação clínica

Use o formulário de inscrição dos pacientes para saber qual é a principal origem de novos clientes para a sua clínica médica.

Essa é uma maneira impactante de saber por quais meios essas pessoas chegam até você. O que também permite o desenho de estratégias para fortalecer essas ações que já rendem bons resultados.

5. Desenvolva constantemente o atendimento de sua clínica

É fato que um dos grandes elementos que estimulam a indicação clínica é o atendimento.

Isso inclui uma abordagem e tratamento humanizados, uma abordagem gentil e solícita e uma relação com o paciente que se estende à cura dos males que os afligem.

Vale lembrar que os médicos — independentemente da especialidade — podem contribuir também com a manutenção da saúde dos pacientes. E isso é algo que impacta positivamente a vida de qualquer, o que também motiva-as a indicar para mais pessoas.

6. Analise sua concorrência

Mantenha um olhar atento ao mercado. O que sua concorrência faz de diferente e pode ser agregado à realidade da sua clínica médica?

Coloque o bem-estar dos pacientes e a excelência no atendimento em primeiro lugar. Isso vai ajudar a identificar oportunidades e também carências nas abordagens comuns do setor.

E, por consequência, vai fortalecer a sua marca e conferir mais potencial de crescimento para a indicação clínica gradativamente.

7. Promova ações de recompensas

O mercado healthcare pode agregar ainda mais valor à indicação clínica por meio de recompensas.

Isso pode vir de diferentes maneiras. Por exemplo:

  • envio de kits para os pacientes;
  • descontos progressivos;
  • vouchers;
  • brindes.

Além disso, promova essas ações em suas estratégias de marketing médico, como suas páginas nas redes sociais. Quanto maior o alcance, maior também será a capacidade de adesão.

8. Seja a referência do seu setor de atuação

Que a indicação clínica não sirva apenas para atrair e reter clientes, mas para inspirar o mercado.

Ou seja: que o atendimento seja impecável; os preços, justos; as abordagens, humanizadas. Que sua concorrência admire toda a sua equipe e infraestrutura e a sua marca seja referência.

O trabalho é árduo e constante. Mas você vai perceber que essas ações de relacionamento em clínicas são determinantes para promover a indicação clínica.

Quais são as vantagens da indicação clínica?

Viu como boa parte dessas ações envolvem uma estratégia direcionada de marketing para clínica? Pois são elementos-chave para construir um relacionamento sólido e duradouro com os clientes e, também, para desenvolver a reputação da sua marca.

Só que isso é só parte das vantagens em aderir à indicação clínica. Com um trabalho focado e planejado para obter os resultados acima mencionados, é possível ir além.

Veja, abaixo, quais são as principais vantagens em adotar a indicação clínica como estratégia para a sua clínica médica:

  • Preocupação contínua no aprimoramento de sua clínica (estrutura, atendimento e conhecimento);
  • Melhoria gradativa de resultados, permitindo a expansão contínua de sua clínica médica;
  • Credibilidade ao seu negócio. As indicações são reconhecimento de sua excelência;
  • Construção de um esquadrão de promotores voluntários do seu empreendimento;
  • Qualificação nas ações de relacionamento com o cliente.

São vantagens que se complementam, inclusive, deu para perceber? Para tanto, muito dos resultados de uma indicação clínica também passa pela organização do seu negócio.

É só perceber o quanto a desorganização e falta de planejamento afetam diretamente a experiência dos seus pacientes. Por isso, que tal fortalecer essa base estrutural da sua empresa? Dê uma conferida em nosso webinar sobre como impulsionar a sua agenda! É um evento inteiramente gratuito e completo para você qualificar ainda mais a organização em sua clínica médica. Nos vemos lá!

Perguntas frequentes:

O que é indicação clínica?

É um meio de atrair e reter mais clientes por meio de ações de relacionamento e de excelência no atendimento. Quanto melhor for a experiência de um paciente, maior é a chance de ele recomendar os serviços de sua clínica para um amigo ou parente.

Como aplicar a indicação clínica?

A indicação clínica pode ser trabalhada por meio da própria solicitação aos pacientes satisfeitos. Mas também pode ser desenvolvida com a expansão de sua rede de conexões; com mais presença digital; da análise de sua concorrência; e de ações de recompensas.

Quais são as vantagens da indicação clínica?

Entre as principais, podemos citar a qualificação contínua de sua clínica; a melhoria gradativa de resultados; a credibilidade de sua marca; a construção de um esquadrão de promotores voluntários; e a qualificação nas ações de relacionamento com o cliente.

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