Como fazer a solicitação de exames com um software médico?

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Você sabia que é possível fazer a solicitação de exames de forma digital e validar essa requisição utilizando um software médico? 

Devido à necessidade de facilitar assinaturas digitais, principalmente na época da pandemia da COVID-19, a iniciativa pública criou uma plataforma de validação online. Ela garante a autenticidade dos dados fornecidos pelos profissionais de saúde, assim como a privacidade das informações sensíveis compartilhadas pelos pacientes. 

Quando as atividades retornaram para o presencial, muitos enxergaram a possibilidade de continuar oferecendo os recursos digitais. Assim, clínicas, consultórios e profissionais passaram a aproveitar essa facilidade e integrar o processo para tornar a solicitação de exames mais ágil e simples aos clientes.

Quer saber como utilizar esse recurso? Siga a leitura e tire suas dúvidas!

Informações necessárias em uma solicitação de exames

Diversas informações são necessárias para emitir uma solicitação de exames ou procedimentos. Elas incluem:

Informações do paciente

O nome completo é obrigatório. Contudo, também podem constar outras informações, como número de identificação, contato e data de nascimento, além dos dados do plano de saúde.

Dados clínicos

A indicação clínica é indispensável para orientar a realização de certos exames. Isso porque, ela esclarece ao profissional responsável pelo procedimento o que se pretende descobrir ao examinar o paciente. 

Aqui, alguns dados adicionais também podem ser incluídos, como sintomas relevantes, medicamentos utilizados e histórico médico. Isso sempre prezando pela privacidade e confidencialidade das informações, bem como pelo devido consentimento do paciente.

Detalhes do exame ou procedimento solicitado

Inclui o nome do exame, código baseado nas tabelas aplicáveis, eventual preparação e, se aplicável, áreas específicas de investigação.

Informações do médico solicitante

Precisa incluir o nome completo do profissional, seu número de registro no conselho profissional, especialidade, dados de contato, carimbo e assinatura ou assinatura digital no caso dos documentos digitais

Por fim, também é necessário constar a data da emissão do pedido. 

As formas de solicitação de exames

Para começar, é importante ter clareza sobre as diferentes formas para realizar uma solicitação de exames. 

De maneira geral, você pode solicitar de forma manual ou digitalmente. Além disso, o procedimento pode seguir algumas especificidades, de acordo com a operadora médica em questão. 

Conheça as principais práticas: 

Assinatura manual

A primeira forma é bastante simples. É só preencher pedidos de exames no prontuário digital do paciente, imprimir e assinar. Este tipo de solicitação não possui um padrão específico.

Neste documento, constam as orientações ao paciente, que deverá entregá-lo no local do exame.

O próprio profissional pode elaborar um modelo e fazer upload no sistema médico para utilizá-lo em outras solicitações. Há também modelos prontos que podem ser salvos da mesma forma.

No entanto, em alguns casos, o convênio precisa aprovar o exame. Sendo assim, o profissional deve incluir uma justificativa. Se for o caso, ele pode adicionar o Código Internacional de Doenças (CID) no pedido.

Padrão TISS

A segunda forma de solicitação de exames é pelo padrão TISS, ou Troca de Informações na Saúde Suplementar. Esse modelo foi criado para padronizar as trocas de dados dos beneficiários de planos de saúde.

Seguindo esse padrão, é necessário preencher a guia de exames de Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT). Em softwares médicos, esta opção também é disponibilizada como formulário.

Basta preenchê-la e enviar eletronicamente para a aprovação do convênio. As informações obrigatórias no preenchimento do pedido incluem:

  • Número da guia;
  • Registro da operadora na ANS;
  • Data de emissão da guia com número identificador da guia principal;
  • Nome do beneficiário;
  • Nome do plano do beneficiário;
  • Número da carteira;
  • Nome do contratado;
  • Código da operadora e CNPJ ou CPF do contratado solicitante;
  • Número e sigla do conselho profissional;
  • UF do conselho;
  • Código do caráter de solicitação (Eletivo: E; Urgência ou Emergência: U);
  • Código CID10 do diagnóstico principal;
  • Indicação clínica preenchida pelo profissional solicitante;
  • Quantidade solicitada do serviço ou procedimento;
  • Descrição do procedimento solicitado;
  • Código CNES do contratado executante;
  • Nome do contratado executante;
  • Sigla do conselho profissional do executante de acordo com a tabela de domínio;
  • Sigla da unidade federativa do conselho profissional do executante;
  • Número do conselho profissional;
  • Data de realização procedimento;
  • Código do procedimento realizado;
  • Código da tabela para descrever os procedimentos conforme tabela de domínio;
  • Descrição do procedimento;
  • Quantidade em cobrança de um mesmo procedimento ou serviço realizado;
  • Código do tipo de atendimento da guia SP/SADT:
    • Remoção: 1;
    • Pequena Cirurgia: 2; 
    • Terapia: 3; 
    • Consulta: 4; 
    • Exame: 5; 
    • Atendimento Domiciliar: 6; 
    • SADT Internado: 7; 
    • Quimioterapia: 8; 
    • Radioterapia: 9; 
    • TRS Terapia; 
    • Renal Substitutiva: 10;
    • Código de Saída: 
    • Retorno:1; 
    • Retorno com SADT: 2; 
    • Referência: 3; 
    • Internação: 4; 
    • Alta: 5; 
    • Óbito: 6.

Solicitação de exame com justificativa

Normalmente, a solicitação de exames com justificativa é requerida para procedimentos de maior complexidade.

Nessas situações, o paciente normalmente tem que entrar com um pedido junto ao convênio médico justificando os motivos para a realização do exame. 

Para isso, o profissional de saúde precisa incluir a justificativa para o procedimento no documento de solicitação.

Imagine, por exemplo, que um paciente precisa realizar uma cirurgia para corrigir catarata e a operadora exige uma justificativa para autorizar o procedimento. 

Nesse caso, o médico pode justificar que a técnica é importante para restaurar a visão do paciente e evitar complicações mais graves de saúde futuramente. 

Solicitação digital de exames

O procedimento da solicitação de exames digitais é praticamente o mesmo do pedido manual. Contudo, como o próprio nome sugere, ela ocorre no meio virtual. 

Ou seja, as informações são preenchidas e o documento é assinado eletronicamente, sendo que tudo pode ser facilmente compartilhado online. 

De maneira geral, os estabelecimentos de saúde que aderem a esse modelo utilizam softwares de gestão com funcionalidades específicas para essa finalidade.

Esse tipo de tecnologia integra os dados dos pacientes e conta com modelos padronizados. Seu uso simplifica o preenchimento e compartilhamento das informações com as pessoas atendidas e com os convênios.

Trata-se de uma excelente alternativa para otimizar o fluxo de trabalho e ainda valorizar a experiência dos pacientes, já que seu atendimento se torna mais cômodo com a possibilidade de acessar os dados a qualquer momento e lugar. 

Quais exames podem ser laudados de forma online?

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), os exames que podem ser laudados a distância são os seguintes:

  • Radiologia Geral e Especializada;
  • Tomografia Geral e Especializada;
  • Ressonância Magnética;
  • Mamografia;
  • Densitometria Óssea;
  • Medicina Nuclear;

Estes serviços devem contar com uma infraestrutura tecnológica apropriada e obedecer às normas técnicas e éticas do CFM

Isso porque a transmissão dos dados precisa observar a confidencialidade, privacidade e garantia do sigilo profissional.

A solicitação de exames deve ser acompanhada pelos dados clínicos do paciente, fornecidos pelo médico para que o relatório seja elaborado.

Além disso, o paciente precisa autorizar a transmissão de suas imagens por meio de um consentimento informado, livre e esclarecido.

A responsabilidade pela transmissão de exames a distância é assumida por um médico especialista em radiologia e diagnóstico por imagem.

Pedido de exame x Telerradiologia

Quanto à solicitação de exames via Telerradiologia, é necessário observar as determinações da resolução do CFM nº 2.107/2014, que regulamenta a área. De acordo com o seu artigo 3º:

 “A transmissão dos exames por telerradiologia deverá ser acompanhada dos dados clínicos necessários do paciente, colhidos pelo médico solicitante, para a elaboração do relatório.”

Portanto, no caso dos exames radiológicos compartilhados via telemedicina, é obrigatório o envio de informações clínicas, como pedido médico e questionário pré-exame, digitalizadas junto das imagens dos procedimentos.

Inclusive, caso o pedido médico que justifique a realização do exame não seja apresentado pelo serviço de radiologia, o radiologista pode se negar a laudar, sendo respaldado pelo supracitado artigo da resolução do CFM.

Cabe ressaltar que o médico radiologista do serviço de imagem tem a opção de emitir um pedido. Entretanto, isso o fará ser responsável pela orientação do tratamento do paciente.

Em geral, o pedido médico da solicitação de exames, seja físico ou digital, precisa contar com as seguintes informações:

  • Identificação do médico, com nome, endereço e CRM;
  • Identificação do paciente com nome completo;
  • Data, assinatura e carimbo ou assinatura digital do médico.

Essas questões são corriqueiras nas rotinas de atendimento à saúde, e é importante as alinhar junto aos pacientes. 

Afinal, é normal que as pessoas atendidas não saibam os motivos de terem seus exames de imagem sem pedido médico recusados, mesmo quando são particulares.

Como solicitar exames com Feegow Clinic?

 

 
 

Validando a solicitação de exames digital

Uma parceria entre o Governo Federal, o Instituto Nacional de Tecnologia de Informação, o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Farmácia disponibilizou um site para validar documentos digitais.

Por meio da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), tanto médicos quanto farmacêuticos podem validar receitas digitais, atestados, relatórios e solicitação de exames.

Esta é a única ferramenta que permite ao titular assinar digitalmente qualquer tipo de arquivo e realizar transações eletrônicas com segurança, pois a ICP-Brasil possui valor jurídico garantido pela MP 2.200-2/01

O reconhecimento da assinatura digital tem o mesmo valor que a manuscrita, com a vantagem de não necessitar a presença física da pessoa.

Para efetuar a validação, você precisa acessar o site e fazer o upload do arquivo em PDF. O site informa se o número de registro do CRM está ativo e se a receita é verdadeira.

Como você viu, as tecnologias da informação voltadas para a área da saúde evoluem rapidamente. Junto delas, cresce a preocupação em manter a segurança e a integridade das informações.

Por esse motivo, surgem iniciativas com base na legislação para que os procedimentos, como os de validação digital, sejam equivalentes à assinatura manuscrita. Dessa maneira, é possível automatizar as rotinas da clínica com segurança.

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Perguntas frequentes:

Quais são as principais formas de solicitação de exames?

Por meio de um formulário simples produzido pelo próprio profissional ou preenchendo a guia de exames SADT,de acordo com o padrão TISS.

Quais exames podem ser laudados online?

Alguns dos exames que podem ser laudados online são: radiologia geral e especializada; tomografia geral e especializada; ressonância magnética; mamografia; densitometria óssea e medicina nuclear.

Como a solicitação de exames digital é validada?

Por meio da plataforma da ICP-Brasil, que garante a autenticidade do documento e a responsabilidade do profissional sobre o seu conteúdo.

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