Passo a passo para aplicar a qualidade em Saúde na sua gestão

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O esforço para oferecer um atendimento de excelência deve ser constante. E uma das formas de fazer isso é aplicando a gestão de qualidade em Saúde na sua empresa.

Talvez a maior preocupação de qualquer empresa seja ver os seus clientes satisfeitos. No caso dos serviços de saúde, não é diferente!

O paciente precisa ter confiança e se sentir acolhido para ter uma boa experiência.

Neste post, trouxemos informações e um passo a passo para te ajudar. Confira a seguir!

O que é gestão da qualidade em Saúde?

A gestão da qualidade em Saúde é um conjunto de práticas que objetiva aumentar a eficiência administrativa e otimizar a qualidade dos serviços prestados na área.

Por consequência, elas contribuem para a satisfação dos pacientes e ajudam empresas a alcançarem os padrões de exigência definidos pelos órgãos reguladores.

Trata-se, portanto, de um processo de melhoria contínua que requer investimentos em áreas como educação, tecnologia e inovação.

Os gestores de qualidade em Saúde devem promover uma aproximação entre técnicas e estratégicas para garantir o sucesso do negócio, pois implicam em mudanças estruturais na clínica ou consultório.

3 modelos de gestão da qualidade em Saúde

Listamos 3 (três) modelos de gestão da qualidade em Saúde que podem ser aplicados como filosofias gerenciais.

Lean Manufacturing

Este modelo possui uma abordagem sistemática com foco em eliminar desperdícios. O objetivo é melhorar a produção, utilizando os recursos de forma inteligente.

De acordo com o Lean Manufacturing, há 8 (oito) tipos de desperdício a serem evitados:  

  1. Transporte;
  2. Inventário;
  3. Movimentação;
  4. Espera;
  5. Produção excessiva;
  6. Processamento excessivo;
  7. Defeito;
  8. Conhecimento.

É preciso eliminar processos desnecessários, que não agregam valor para o paciente.

Círculos de Controle de Qualidade (CCQ)

Os Círculos de Controle da Qualidade em Saúde (CCQ) são grupos de 3 (três) a 7 (sete) pessoas, compostos por funcionários que podem ou não ser do mesmo setor.

Além de mudanças focadas na resolução de problemas, o grupo pode sugerir o uso de estratégias de inovação e a implementação de mudanças em certas atividades.

A participação nos círculos é feita por meio de inscrição voluntária. Para que o grupo seja ativo e o método funcione, algumas funções devem ser distribuídas entre os membros:

  • Líder: responsável por conduzir as reuniões e manter o foco; 
  • Coordenador: divulga as informações do círculo e busca treinamento para o grupo; 
  • Secretário: redige as atas e arquiva as informações;
  • Membros: estudam e observam quando é preciso implementar melhorias. 

É importante lembrar-se de que todas as funções acumulam também as atividades de membro.

6 (seis) Sigma

De acordo com a metodologia 6 (seis) Sigma, é preciso criar uma rotina de trabalho para implementar melhorias na sua empresa. Para isso, foi elaborado o modelo DMAMC:

  • Definição: definir o que se espera do projeto;
  • Medição: obter dados do processo;
  • Análise: identificar as causas do problema;
  • Melhoria: propor soluções para cada causa;
  • Controle: monitorar resultados.

Este modelo usa ferramentas de estatística para o monitoramento e controle do processo.

Como conquistar qualidade em Saúde na sua clínica?

Conquistar qualidade em Saúde é uma tarefa árdua que envolve um processo contínuo. Desse modo, preparamos um passo a passo para ajudar você a colocar isso em prática!

1. Faça um diagnóstico da sua empresa

Observe em sua empresa os pontos que precisam ser melhorados. Você pode usar a ferramenta SWOT para determinar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Colhendo essas informações, você extrai o máximo de insumos possível e se prepara para o futuro, prevendo e minimizando os impactos negativos.

2.  Reflita sobre o modelo de gestão ideal

Dependendo do tamanho e do escopo da sua empresa, um modelo será mais adequado do que o outro. É preciso pensar sobre a aplicabilidade do método.

Afinal, qual desses modelos melhor se encaixa na rotina da sua clínica ou consultório? Você tem funcionários que possam dedicar tempo às atividades do CCQ? Ou, é mais adequado criar um projeto com base no método 6 (seis) Sigma?

Avalie com cautela as suas opções antes de determinar o modelo ideal!

3. Invista em treinamento e capacitação

Como dissemos anteriormente, a qualidade em Saúde requer investimento em educação, tecnologia e inovação.

Para implementar o modelo CCQ, por exemplo, é necessário promover treinamentos para o grupo responsável pelo controle de qualidade. 

Seja qual for o modelo escolhido, as melhorias dependem de uma equipe bem treinada. Assim, investir em capacitação é fundamental para todos os envolvidos nesse controle.

Outro fator importante é a implementação de uma ferramenta que auxilie na integração dos processos.

Como a Feegow pode ajudar?

O Feegow Clinic pode ajudar na gestão de qualidade em Saúde, oferecendo uma série de recursos para organizar a rotina da sua clínica.

Abaixo, listamos algumas das nossas mais de 200 funcionalidades disponíveis:

Agenda

A gestão de agendas permite criar filtros de acordo com a disponibilidade de profissionais que trabalham com procedimentos específicos na sua clínica, agilizando o atendimento.

Prontuário

prontuário eletrônico é integrado aos módulos de agenda e solicitação de exames, em formato de linha de tempo. Logo, permite a visualização do histórico de atendimentos.

Financeiro

O módulo do Feegow Clinic te ajuda a manter suas finanças organizadas. Com ele, você pode manter sob controle o fluxo de caixa com total proteção de dados dos pacientes.

Autorizador de convênios

Também é possível facilmente realizar a autorização online de convênios e emitir guias de consultas. Tudo isso de forma integrada com o faturamento, é claro.
Quer aumentar a qualidade em Saúde na sua clínica? Baixe o e-book que preparamos com dicas essenciais para administradores de clínicas!

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Perguntas frequentes:

O que é gestão da qualidade em Saúde?

A gestão da qualidade em Saúde é um conjunto de ações para otimizar processos e melhorar os serviços de clínicas e consultórios.

Quais são os principais modelos de gestão?

Os principais modelos de gestão da qualidade em Saúde são: Lean Manufacturing, Círculos de Controle de Qualidade e 6 (seis) Sigma.

Como obter qualidade em Saúde na sua clínica?

Para obter qualidade em Saúde, é preciso identificar o que deve ser melhorado; refletir sobre o modelo de gestão ideal e implementá-lo, investindo em treinamento e integração.

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