Como calcular a comissão de vendas para profissionais clínicos?

Compartilhe:

Todo médico recebe uma porcentagem do valor do atendimento realizado. É a chamada comissão de vendas. Cada consulta ou procedimento tem um preço diferente e, por isso, a fração é distinta também.

Para fazer esse cálculo, você pode determinar antecipadamente qual é o percentual que cada profissional deve receber por atendimento. Ou ainda, atrelar essa comissão a metas da sua clínica! 

Conheça os tipos de comissão de vendas e como calcular o valor dos profissionais de saúde a seguir!

O que é comissão de vendas? 

A comissão de vendas é a porcentagem do valor que recompensa o responsável pelo atendimento. No caso da área médica, o profissional que realiza um procedimento ou uma consulta recebe parte do valor pelo serviço prestado.

Antes disso, é importante que a clínica defina a porcentagem da comissão de vendas de cada atendimento, dividindo-os em categorias. Um ponto importante a ser considerado é a margem de lucro.

O percentual de comissão não pode ser muito alto para não prejudicar o seu negócio. Mas também não pode ser muito baixo, para não desmotivar seus colaboradores. 

O pagamento da comissão pode ser feito com o salário do profissional, mensalmente ou à medida que os atendimentos são realizados. 

O percentual repassado pode variar conforme o procedimento, a categoria profissional ou as metas da clínica.

Quais são os tipos de comissão no consultório? 

Existem alguns métodos para determinar a comissão de vendas de cada serviço. Para escolher um deles, é necessário observar qual pode se adequar melhor às necessidades do negócio.

Dessa forma, você entende o que é mais vantajoso e rentável para a contabilidade da sua empresa. Veja os tipos de comissionamento mais comuns:

Percentual fixo por venda

Este é um dos métodos mais comuns de comissão de vendas nas empresas em geral. No caso do médico, ele recebe um valor fixo por atendimento realizado, de acordo com o tipo de procedimento. 

Como este modelo dificilmente está atrelado às metas do negócio, é comum encontrar equipes acomodadas. Isso acontece porque sabem que irão receber sua porcentagem de qualquer forma. 

Algumas empresas, no entanto, já adotam o sistema de metas para não comprometer o lucro. Logo, a porcentagem pré-fixada pode ser um pouco maior se as metas forem alcançadas. 

Margem de lucro

O modelo de comissão por margem de lucro é o mais vantajoso para a empresa. Com ele, o profissional da saúde irá receber o valor calculado com base na lucratividade da clínica em um determinado período.

Apesar da vantagem, é um método de difícil apuração, já que você precisa ter uma visão ampla dos gastos do estabelecimento. Se você investir em equipamentos, estoque e reformas, essa margem pode ser menor. 

Faturamento

A comissão de vendas com base no faturamento não leva em conta se o pagamento foi parcelado ou à vista. Na hora de fechar a conta, o financeiro irá considerar somente o valor total.

Para este modelo, é necessário ter muita atenção aos valores que já foram – ou não – repassados aos médicos. 

Recebimentos

No modelo por recebimentos, o médico recebe sua parte da comissão quando o valor do atendimento realizado entra no caixa da clínica. 

Uma situação comum é a demora dos planos de saúde no repasse do valor de um lote. Dessa forma, o pagamento pode levar mais tempo a ser feito. 

A vantagem desse tipo de comissão de vendas é que proporciona um melhor controle do fluxo de caixa.

Como definir o comissionamento dos profissionais médicos? 

O primeiro passo para definir a comissão de vendas de cada colaborador é organizar a parte financeira da clínica. Para isso, é necessário:

  • Acompanhar o processo de atendimento;
  • Analisar os indicadores;
  • Levantar as necessidades da clínica;
  • Analisar os gastos fixos e variáveis;
  • Fazer projeções de ganhos;
  • Listar todos os profissionais;
  • Estabelecer o percentual por tipo de atendimento.

Todas essas informações ajudam a entender a rentabilidade dos atendimentos e definir uma comissão de vendas que não prejudique as finanças da clínica. 

A produtividade e os valores de consultas e procedimentos também são importantes para essa conta fechar. 

Lembre-se de que metas e incentivos financeiros ajudam a manter os seus colaboradores motivados!

Calculando a comissão de vendas médica 

Fazer todos os cálculos manualmente, com planilhas de Excel e sem automatização pode gerar erros. Afinal, são muitas variáveis a considerar e números a acompanhar. 

Hoje, já existem ferramentas de gestão, como o Feegow Clinic, que tornam mais simples o processo de separação da comissão de vendas.  

Você pode deixar pré-determinada no sistema a porcentagem para cada tipo de serviço prestado, e o valor é repassado para o profissional de saúde automaticamente. 

Assim, ao criar a chamada “Regra de Repasse”, o cálculo do comissionamento é feito automaticamente após a seleção e inclusão do atendimento feito por determinado profissional e o pagamento é devidamente repassado. 

Usando um software médico, você pode ter uma visão geral das finanças da clínica e tornar a etapa de pagamentos mais transparente e confiável. 
Para controlar o seu fluxo de caixa e estabelecer valores justos de comissão de vendas para seus médicos, acesse nosso e-book gratuito sobre Gestão de Pagamentos!


Perguntas frequentes:

O que é comissão de vendas?

A comissão de vendas é a porcentagem do valor que recompensa o responsável pelo atendimento. No caso da área médica, o profissional que realiza um procedimento ou uma consulta recebe parte do valor pelo serviço prestado.

Quais são os tipos de comissão médica?

Existem alguns métodos para determinar a comissão de vendas de cada serviço, como: percentual fixo por atendimento e comissão por margem de lucro, por faturamento e por recebimentos.

Como o Feegow Clinic pode ajudar na comissão de vendas?

O Feegow Clinic torna mais fácil o cálculo da comissão de vendas. Assim, você pode deixar pré-determinada no sistema a porcentagem para cada tipo de serviço prestado

Siga a Feegow!

Posts recentes

Conheça a Feegow :)

Assine nossa newsletter!

Fique tranquilo, seus dados estão seguros conosco. Nós também odiamos spam!