pix-em-clinicas

Como o Pix facilita a rotina de recebimentos em clínicas?

O pix promete transações bancárias 24h por dia, 7 dias por semana, tudo isso em 10 segundos! Saiba como essa solução impacta a rotina de recebimentos em clínicas. Confira!

O pix é uma modalidade de pagamento criado pelo Banco Central que promete mudar a forma como muitos brasileiros vão receber e transferir dinheiro. Com o intuito de facilitar as transações financeiras dos usuários com outras pessoas, empresas e órgãos públicos, o Pix será utilizado para realizar transferências entre contas bancárias em 10 segundos.

Antes de qualquer coisa, o Pix é uma modalidade de pagamento criado pelo Banco Central que promete mudar a forma como muitos brasileiros vão receber e transferir dinheiro. Certamente, isso não será diferente em clínicas e consultórios. 

Com o Pix, as transações financeiras serão realizadas em menos de 10 segundos, usando apenas um aplicativo para smartphones. Além disso, quem ficará responsável por oferecer o serviço serão as instituições financeiras, os bancos, carteira digital e fintechs.

Antes de qualquer coisa, para começar a utilizar o Pix na sua clínica médica será necessário cadastrar a chave Pix para que o cliente possa ser identificado pelo sistema bancário. Aliás, você pode realizar todo esse processo através do seu smartphone, sem sair de casa. 

Ao mesmo tempo que esse sistema de pagamentos instantâneo vai ajudar na aceleração da digitalização dos pagamentos, essa nova funcionalidade implicará em muitas mudanças nas formas de recebimento da sua clínica. 

Por outro lado, o Pix só entrará em vigor no dia 16 de novembro, mas você já pode cadastrar a chave Pix e testar essa nova funcionalidade financeira! Para aderir a nova solução de pagamentos é bem simples. 

Neste post tem tudo o que você precisa saber sobre o Pix e qual o impacto dessa nova forma de recebimentos na sua clínica. Vem conferir! 😎

O que é o Pix?

Com o intuito de facilitar as transações financeiras dos usuários com outras pessoas, empresas e órgãos públicos, o Pix será utilizado para realizar transferências entre contas bancárias em segundos. 

Você se lembra do TED e DOC? Então, é bem parecido e com a mesma dinâmica. Assim, a diferença entre eles está na rapidez e gratuidade do serviço para pessoas físicas. Com isso, haverá muito mais facilidade e agilidade nos pagamentos. 

E mais, como as transações via Pix será possível fazer transferências 24 horas por dia, 7 dias da semana, inclusive em dias de feriado! Diferentemente do TED e DOC que limita o horário para transações e gera tarifa para pessoa física.  

Vale ressaltar ainda a possibilidade de pagar contas e fazer compras utilizando o Pix, sem a necessidade de vincular um cartão de crédito ou escolher a opção em boleto. Assim, é inegável a facilidade que o serviço gera para a rotina do dia a dia. 

Em outras palavras, a sua clínica poderá receber do paciente remotamente em poucos segundos. Ou seja, pode ser através de transferência bancária  ou a opção de pagamento via QR Code utilizando o smartphone para escanear o código na maquininha. 

Como utilizar o PIX em clínicas?

A princípio, o Pix é exclusivo para os usuários que têm contas em bancos, carteiras digitais e fintechs. Sendo assim, essas empresas têm a concessão do Banco Central para oferecer o Pix, por isso, é essencial ter uma conta nessas instituições para começar a utilizá-lo na sua clínica.

Para cadastrar o Pix é bem simples. Nesse momento, acesse o aplicativo do seu banco ou carteira digital para cadastrar a chave Pix. Logo, essa chave vai substituir os seus dados bancários durante todas as transações. Assim, os seus pacientes só precisam saber a chave Pix da sua clínica e nada mais! 

Após o cadastro, a sua clínica ou consultório já pode utilizar o serviço para ampliar as formas de recebimento e, consequentemente, oferecer conforto e praticidade para os seus clientes. Além das formas de recebimento habituais, como cartão de crédito e débito, TED e DOC, você pode oferecer para o seu paciente: 

QR Code: assim, a clínica envia o QR Code para o paciente realizar o pagamento de sua consulta ou procedimento sem sair de casa, apenas utilizando um app de celular para ler o código. 

Chave Pix: nessa opção, a clínica disponibiliza para o paciente a chave cadastrada para que ele faça a transferência de valores diretamente pela tela de seu celular. 

Cadastro da Chave Pix

Como a chave Pix dispensa o uso dos dados bancários durante as transações, você pode escolher entre:

  1. E-mail;
  2. CPF;
  3. Telefone;
  4. Códigos aleatórios como letras e números, também chamado de EVP.

Para empresas, será possível cadastrar até 20 chaves enquanto que, para pessoas físicas, há um limite de até 5 chaves cadastradas. Além do mais, é a possibilidade de cadastrar chaves em diversas contas bancárias, mas, não pode repeti-las!

Como saber se o Pix em clínicas é seguro?

Você deve estar um pouco apreensivo sobre o uso do Pix na sua clínica médica. Mas, não se preocupe! De acordo com o Banco Central, os dados pessoais dos clientes estarão protegidos por criptografia e outros mecanismos que impedirão possíveis fraudes. 

Caso aconteça, cabe ao banco e as fintechs apurar a fraude e ressarcir os valores aos clientes, como já ocorre nas instituições bancárias. Portanto, não se desespere! Seus dados estarão seguros e você pode utilizar a ferramenta à vontade!

Gostou do nosso conteúdo? Separei outras dicas para cuidar da gestão financeira da sua clínica. Vem conferir! 🤑

  1. Contabilidade para médicos: como funciona? O que você precisa saber?
  2. 3 dicas para evitar glosas médicas na sua clínica!
  3. O que analisar no faturamento de contas médicas?

Perguntas frequentes:

O que é o Pix do Banco Central?

Com o intuito de facilitar as transações financeiras dos usuários com outras pessoas, empresas e órgãos públicos, o Pix será utilizado para realizar transferências entre contas bancárias em 10 segundos.

Como funciona a chave do PIX?

Com as transações via Pix será possível fazer transferências 24 horas por dia, 7 dias da semana, inclusive em dias de feriado.

Como usar Pix?

Para usar o Pix é bem simples. Ao acessar o aplicativo do seu banco ou carteira digital, você cadastra a chave Pix. Essa chave vai substituir os seus dados bancários durante todas as transações.