3 dicas para evitar glosas médicas na sua clínica!

As glosas médicas estão presentes no dia a dia de clínicas e consultórios e ocorrem quando as operadoras de saúde recusam o pagamento de procedimentos já realizados. Embora sejam fáceis de identificar, há três tipos de glosas: glosas administrativas, técnicas e lineares. Neste post você aprende a identificá-las e como evitá-las de uma vez por todas. 

Você tem ou já teve problemas com glosas médicas? Tem dores de cabeça com guias glosadas? Este post foi feito para resolver os seus problemas! Saiba mais!

Muitos motivos podem levar o convênio a glosar as suas guias, mas a pergunta é: você sabe quais são essas razões ou como evitar que aconteçam sem gerar transtornos para a clínica e prejudicar o seu faturamento?

As glosas médicas ocorrem quando, por alguma causa, o convênio não faz o pagamento das guias. Afinal, as operadoras de saúde analisam detalhadamente as cobranças para saber se está tudo correto.

O resultado dessa análise é que vai dizer se a clínica ou consultório vai receber o valor total ou se haverá itens que não serão pagos ou até zerar a fatura inteira! 

Você sabia que 6% das glosas médicas são causadas por erros administrativos e falta de informações? É o que diz o autor Dario Birolini em seu livro sobre Análise Crítica da Prática Médica.

Mas, não se desespere, com algumas boas práticas a sua clínica reduz as glosas a zero com o uso da tecnologia. Isso não é incrível?

Por isso, neste artigo eu vou te contar:

  • O que são as glosas;
  • Quais são os tipos de glosas;
  • E como evitar glosas médicas na sua clínica.

Sem contar nas dicas preciosas que eu separei para você executar de vez e garantir o faturamento da sua clínica! Vamos lá?!

O que são as glosas?

O termo pode parecer confuso, mas, em poucas palavras, a glosa médica ocorre quando o convênio não paga por alguns procedimentos, exames ou despesas que a clínica teve ao atender seus pacientes. 

Ou seja, elas representam um problema para o faturamento, pois, por divergências na comunicação entre clínicas e convênios, algumas guias podem não ser pagas, afetando e prejudicando a receita do seu negócio. 

Quais são os tipos de glosas?

Um ponto que não podemos nos esquecer é de que as glosas ocorrem, na maioria das vezes, por erros manuais.

Veja a seguir os principais tipos de glosas e como evitá-las!

Glosas administrativas 

Esses tipos de glosas estão relacionadas a erros manuais, por isso são bem mais comuns e as mais fáceis de solucionar.  Isso pode ocorrer por dificuldades de comunicação entre clínicas e operadoras de saúde.

Também pode acontecer por problemas com a digitação e preenchimento de guias, além de informações sobre as tabelas estarem erradas ou já serem antigas. Neste ponto, o convênio pode recusar o pagamento ou realizá-lo de forma parcial e afetar o faturamento da sua clínica!

Outros problemas comuns são:

  • Datas incorretas ou fora do prazo;
  • Equívocos quanto a códigos, preços e procedimentos;
  • Ausência de informações.

Mas esse não é o único tipo de glosas, veja a seguir as outras duas formas de ter as suas guias glosadas!

Glosas técnicas

Este tipo de glosa é um pouco mais complicado e pode te dar mais trabalho para resolvê-lo. 

Ela acontece quando há contestação de procedimentos médicos, sendo necessário a avaliação por um auditor técnico. 

Ou seja, o médico pode se esquecer de registrar alguma informação, como deixar de listar um exame ou despesas anexas. Pode ser difícil de acreditar, mas é bem comum!

Outros fatores podem ocasionar esse tipo de glosa:

  • Ausência de descrição de alguns procedimentos;
  • Falta de detalhamento nos procedimentos listados;
  • Problemas com o cadastro dos pacientes, como a carteirinha já vencida.

Conheça mais um tipo de glosa médica!

Glosas Lineares

Este tipo de glosa está ligada às operadoras de saúde e ocorre quando o convênio resolve glosar as guias sem um motivo definido.  

Neste caso, que é pouco comum, você poderá solicitar que a operadora justifique o porquê das guias glosadas. 

Como evitar as glosas médicas? 

Nesse sentido, ter as suas guias glosadas é uma dor de cabeça que prejudica o faturamento da sua clínica. Por isso, separei cinco dicas valiosas para evitar as glosas médicas na sua clínica ou consultório. 

Continue a leitura! 🙂

Equipe qualificada

Sabemos o quanto é importante investir na capacitação da sua equipe, afinal, não é só repetir a ação mecanicamente e sim entendê-la por completo. 

Pensando nisso, a sua equipe precisa estar ciente do que é cobrado, o quanto é cobrado e de que forma é cobrado. Isso significa que, investir na capacitação da sua equipe é uma vantagem para o seu faturamento por convênio. 

Prontuário eletrônico

Não é novidade que o prontuário eletrônico é um grande otimizador no tempo de atendimento, não é mesmo?

Além disso, é uma ferramenta muito útil para evitar as glosas médicas na sua clínica. Quer saber o porquê? 

O fato de ter os dados dos seus pacientes já cadastrados reduz a chance de troca e equívoco nessas informações tão indispensáveis para o preenchimento da guia. 

E, claro, se você não precisar mais se preocupar em preencher guias manualmente e, de quebra, não ter mais perda no seu faturamento, estamos no caminho certo, né?

Softwares de gestão para clínicas

Assim como o prontuário eletrônico, os sistemas de gestão para clínicas são responsáveis por automatizar o processo de preenchimento das guias para você. 

Um software médico garante a você:

  • Controle do número da carteirinha do convênio;
  • Dados cadastrais do paciente sempre atualizados;
  • Descrição correta de medicamentos e procedimentos.

E o melhor, nenhuma guia será gerada se as informações obrigatórias estiverem devidamente cadastradas no sistema. 😯

Curtiu o nosso conteúdo? Separei para você mais alguns temas sobre financeiro que vão ajudar a sua clínica ou consultório a ter uma ótima gestão financeira!

  1. O que o departamento financeiro da minha clínica precisa ter?
  2. Fluxo de Caixa: essa ferramenta vai impulsionar minha clínica?
  3. Software de gestão para clínicas: por que usar no departamento financeiro?

Perguntas Frequentes:

Como as glosas médicas podem ser classificadas?

As glosas médicas podem ser classificadas em: técnicas, administrativas e lineares.

Como justificar uma glosa para recurso?

Audite as glosas e os processos envolvidos, reúna todo documento e qualquer tipo de informação que embase uma boa justificativa. Além disso, se atenta aos prazos, padrões e demonstrativos. 

 

O que são indicadores de glosas hospitalares?

É a métrica que permite identificar as operadoras que mais geram glosas. Além disso, com ela é possível identificar se algum processo da instituição está com alguma falha ou não.