Por que a auditoria em Saúde é tão importante e como fazer?

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É provável que você já tenha se deparado com processos complicados ou tenha recebido reclamações de pacientes sobre algum serviço. É nessa hora que você descobre que precisa de uma auditoria em saúde!

Essa atividade tem o objetivo de melhorar as práticas dentro da clínica, oferecendo uma melhor experiência ao paciente. 

Com a qualificação que ela proporciona, outros benefícios são alcançados.

Continue lendo para entender um pouco mais sobre o assunto!

O que é e qual a importância da auditoria em saúde?

A auditoria em saúde verifica, analisa e emite relatórios sobre os processos e a prestação de serviço na área.

O objetivo é assistir os pacientes com mais qualidade e, sempre que possível, de forma pouco onerosa.

A auditoria em saúde pode assumir várias modalidades, com diferentes aplicações: 

  • Preventiva: valida os procedimentos pelos médicos, antes de eles acontecerem;
  • Operacional: acompanha os fatos e documentos antes e após a realização dos procedimentos médicos, para verificar a qualidade da assistência;
  • De contas: antecede o envio da conta, verifica os serviços de saúde prestados e analisa se há irregularidades, ou se pode haver acordo entre prestadora e paciente ou convênio;
  • Analítica: analisa os relatórios e processos das auditorias anteriores, comparando os recursos organizacionais com indicadores gerenciais para detectar problemas. 

Para que serve a auditoria em saúde?

A auditoria em saúde serve para fiscalizar os contratos e garantir que a prestação de serviços seja feita de maneira honesta. 

O objetivo é verificar se os procedimentos são realizados de acordo com as regras do setor para manter o equilíbrio entre a clínica e os pacientes. 

A atividade assegura que os serviços em saúde tenham qualidade e sejam focados no bem-estar das pessoas. Além disso, a auditoria visa também a melhora dos procedimentos por meio da avaliação de desempenho dos colaboradores.

Para isso, deve ser planejada antes mesmo do seu início. O auditor deve ter esta clareza para gerar relatórios que ajudem a verificar onde existem oportunidades de melhoria na prestação de serviços.

Como funciona a auditoria em saúde?

A auditoria em saúde segue uma série de normas técnicas e administrativas editadas pelo Ministério da Saúde. 

O gestor da clínica se pauta pelo uso de protocolos, que o direcionam para práticas mais eficazes. Pela mesma conduta, seus colaboradores também são responsáveis pela boa execução das atividades. 

A realização de uma auditoria evita o uso inadequado dos serviços, criando mecanismos para monitorar sua qualidade. Isso ajuda a padronizar processos em diferentes situações.  

O papel dos auditores

Os auditores são profissionais com conhecimento técnico-científico. Logo, não é qualquer profissional que pode exercer esse papel importante. 

Em todos os casos, destacam-se como requisitos prudência, diplomacia e imparcialidade. Para isso, pode-se designar um colaborador da própria unidade ou contratar um profissional apenas para este fim.

Ao designar um colaborador da própria unidade, escolha aquele que é conhecido no time pela qualidade na execução de suas tarefas. 

Esse pode ser um fator importante para encarar a auditoria em saúde como uma forma de identificar melhorias e outros ganhos. 

Se você contratar um auditor externo, ainda é válido o reconhecimento desse profissional como alguém que está lá para analisar as oportunidades.

Nesse caso, procure alguém com especialização e busque referências de outras auditorias realizadas.

Nas duas situações, é importante ter a clareza sobre a finalidade da auditoria em saúde.

Passo a passo para uma boa auditoria

Para que uma auditoria em saúde cumpra sua finalidade e tenha o sucesso esperado, é preciso seguir alguns passos. O planejamento é uma etapa importante. Acompanhe!

Defina metas alcançáveis

Tenha reuniões objetivas sobre quais metas a gestão da sua clínica deseja alcançar após o processo completo de auditoria em saúde. 

Vale fazer uma pesquisa de satisfação com seus clientes para entender o momento atual e onde se quer chegar, por exemplo. 

Escolha um auditor

Esses primeiros encontros devem ser inicialmente em grupos menores, até que se possa fazer a apresentação formal do auditor e o planejamento para todo o serviço.

Como dito anteriormente, para este cargo, pode ser designado um auditor da casa ou contratado um profissional externo. 

Explore o seu objetivo

É importante entender como determinadas ações afetam o alcance deste objetivo e o que precisa ser mudado. 

Pense em como deseja que o serviço esteja meses após a auditoria finalizar. Isso vai gerar uma maior satisfação nos colaboradores, além de expectativas positivas em relação às próximas auditorias.

Construa um cronograma

O cronograma de execução deve ser pensado para atingir todos os colaboradores. Isso significa que qualquer ação precisa ser planejada, compreendida e executada por todos.

Tente não eleger objetivos pouco específicos ou que precisem de longo prazo de alcance. Se isso acontecer, divida os objetivos em metas menores. Assim, será possível visualizar o progresso.

Gerencie o processo de auditoria

É importante ter alguém focado nas pessoas num momento em que é comum olharmos apenas para processos e tarefas. Por isso, tenha alguém para acompanhar e ser o elo entre auditor e serviço de saúde.

A mesma pessoa pode ser orientada a responder dúvidas que os colaboradores tenham durante o processo de auditoria de saúde.

Isso traz a sensação de acolhimento para o time e deixa claro a ideia de que as pessoas constroem as melhorias desejadas.

Crie relatórios

Ao final, o relatório do auditor deve refletir todo o processo da auditoria em saúde e as oportunidades de melhoria.

Não deixe para ler o relatório somente em análises solitárias ou com o time de qualidade! Explore outras formas de interpretação e discussão.

Discuta os pontos-chave

Não perca a oportunidade de apresentar o relatório da auditoria em saúde para todos do serviço, seja por reunião, e-mail ou mural com pontos-chave. 

Esta iniciativa fará com que as ações pós auditoria sejam melhor entendidas. 

Quais são as vantagens da auditoria em saúde?

As principais vantagens para implantação da auditoria em saúde são a redução de custos e de tempo dedicado em determinada tarefa. 

A auditoria em saúde ainda contribui para a redução de custos operacionais, pois as ações preventivas e o controle de riscos impactam nas finanças. 

Tão importante quanto saber quais pontos devem ser melhorados, é descobrir onde estão os pontos fortes do seu atendimento, ajudando a associar a clínica aos seus diferenciais.

Além disso,  o aumento da qualidade dos serviços prestados pode influenciar diretamente na segurança dos pacientes, pois torna os procedimentos mais confiáveis.

Diversas atividades podem ser melhoradas com a implantação de um software clínico, como otimizar o atendimento, as consultas e o conforto dos pacientes.Se você deseja engajar seus colaboradores e entender como eles podem agregar ao seu negócio, acesse nosso e-book gratuito com dicas para administradores de clínicas!


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Perguntas frequentes:

O que é auditoria em saúde?

A auditoria em saúde é uma atividade que verifica, analisa e emite relatórios sobre os processos e a prestação de serviços na área.

Para que serve a auditoria em saúde?

A auditoria em saúde serve para fiscalizar os contratos e garantir que a prestação de serviços seja feita de maneira honesta.

Como funciona a auditoria em saúde?

A auditoria em saúde é praticada seguindo normas do Ministério da Saúde, que pautam o gestor na elaboração de práticas eficientes. Os colaboradores também são responsáveis pela boa execução das atividades.

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