Prontuário eletrônico: 5 estratégias para otimizar o atendimento ao paciente

Você já usa o Prontuário Eletrônico na sua clínica ou consultório e quer saber como usá-lo para otimizar o atendimento ao paciente? Então, este post é para você!

Imagine ter, em um só único lugar, todas as informações do seu paciente. Com o prontuário médico eletrônico, de forma rápida e otimizada, você acessa as informações dos seus pacientes de qualquer lugar conectado à internet.

O uso de prontuário eletrônico tornou-se uma realidade indispensável ao trabalho de médicos, clínicas e hospitais para agilizar e aperfeiçoar o atendimento ao paciente. 

Trata-se de um documento de responsabilidade não só do médico, mas de toda a equipe. Ele abrange todo o conjunto de informações a respeito do paciente.

O Conselho Federal de Medicina, através da Resolução n° 1.638/2002, procurou estabelecer critérios para o uso obrigatório do prontuário médico no atendimento à saúde. 

O CFM reconheceu a importância desse documento não só para o paciente, mas também para o médico que o assiste. Isso também interessa à instituição envolvida, para fornecer dados para pesquisas e até mesmo como instrumento de defesa em ações legais.

Continue a leitura para saber como otimizar o atendimento em clínicas e consultórios com a ajuda do prontuário eletrônico: fique por dentro de tudo!

Vantagens do prontuário eletrônico

Com o desenvolvimento das tecnologias da informação, o setor de saúde tem sido incrementado com o emprego do Prontuário Eletrônico.

Ele tem sido um instrumento necessário para garantir o acesso a informações relativas ao paciente, que passam a ser armazenadas em formato digital. 

Com mais de 48%, o prontuário médico eletrônico é a ferramenta digital mais utilizada nos consultórios médicos. 

O objetivo principal é permitir a qualidade do atendimento, a veracidade da informação e assistência em diversos lugares e situações.

Como prontuário médico eletrônico, a forma eletrônica e digitalizada do documento deve possibilitar reunir todas as informações a respeito do paciente. E, além disso, oferece vantagens a mais em relação ao prontuário de papel. Eis algumas: 

– Facilidade de acesso; 

– Agilidade na localização das informações; 

– Melhor atendimento e maior confiança entre médico e paciente.

O prontuário eletrônico médico permite a integração de dados de diferentes sistemas. Isso reduz a necessidade de transcrições manuais e evita riscos de erros significativos.

Ele também possibilita a capacidade de se implantar mecanismos de controle de acesso, sistemas de auditoria e assinaturas digitais. Essas ações asseguram níveis de segurança maiores do que os equivalentes em papel.


Itens obrigatórios

A resolução do CFM define claramente quais são os itens que deverão constar obrigatoriamente no prontuário confeccionado seja ele em papel ou eletrônico.

Quais são os itens obrigatórios no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)?

1) Identificação do paciente – nome completo, data de nascimento (dia, mês e ano com quatro dígitos), sexo, nome da mãe, naturalidade (indicando o município e o estado de nascimento), endereço completo (nome da via pública, número, complemento, bairro/distrito, município, estado e CEP);

2) Anamnese, exame físico, exames complementares solicitados e seus respectivos resultados, hipóteses diagnósticas, diagnóstico definitivo e tratamento efetuado;

3) Evolução diária do paciente, com data e hora, discriminação de todos os procedimentos aos quais o mesmo foi submetido e identificação dos profissionais que os realizaram, assinados eletronicamente quando elaborados e/ou armazenados em meio eletrônico;

4) Nos prontuários em suporte de papel é obrigatória a legibilidade da letra do profissional que atendeu o paciente, bem como a identificação dos profissionais prestadores do atendimento. São também obrigatórios a assinatura e o respectivo número do CRM;

5) Nos casos emergenciais, nos quais seja impossível a colheita de história clínica do paciente, deverá constar relato médico completo de todos os procedimentos realizados e que tenham possibilitado o diagnóstico e/ou a remoção para outra unidade.

5 estratégias para otimizar o atendimento

Levando em consideração as recomendações da resolução do CFM, veja como é possível otimizar o atendimento ao paciente a partir de estratégias simples no uso do prontuário eletrônico:

Identificação do paciente

O conhecimento do paciente vai além dos seus dados básicos. É preciso dispor de maior acessibilidade de todo o histórico do tratamento do paciente.

Conscientização

O emprego de novas tecnologias requer mudança de mentalidade. É preciso tomar consciência de que o uso dos recursos digitais proporcionam maior eficiência, agilidade, economia e otimização do atendimento.

Tempo de qualidade

O tempo é um dos principais fatores no atendimento médico. É preciso reduzir o tempo médio de atendimento do paciente.

Economia

A OMS reconhece que quanto mais se investe na qualidade do atendimento, mais se reduz o custo final.

Atenção ao paciente

Treinar a equipe médica e de atendimento. O foco é passar mais tempo com o paciente, reduzindo os riscos e aumentando a qualidade.

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  1. 4 estratégias para melhorar o atendimento em clínicas;

  2. Gestão de Tarefas: ferramentas que podem ajudar na melhoria de clínicas;

  3. Como otimizar as tarefas da sua clínica;
 

Perguntas Frequentes

O que é o prontuário eletrônico do paciente?

O Prontuário eletrônico do Paciente é a versão digital do prontuário médico tradicional, aquele que o médico preenche manualmente durante uma consulta.

Como funciona o prontuário eletrônico?

A sua utilização é mediada por um sistema médico, que fica responsável por armazenar os dados e mantê-los à disposição do médico e do paciente sempre que precisarem. Através do prontuário eletrônico, o médico tem acesso a todo o histórico do seu paciente, e isso vai desde o primeiro agendamento na clínica até resultados de exames e tratamentos realizados.

Quais são as principais vantagens do prontuário eletrônico?

Com o prontuário médico, a forma eletrônica e digitalizada do documento possibilita reunir todas as informações a respeito do paciente. E, além disso, o prontuário eletrônico permite a integração de dados de diferentes sistemas. Isso reduz a necessidade de transcrições manuais e evita riscos de erros significativos.

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