Como otimizar o seu tempo de atendimento médico?

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tempo de atendimento médico

Otimizar o tempo de atendimento médico não envolve somente trabalhar mais rápido. Se trata de utilizar estratégias para otimizar o seu tempo.

Isso é importante porque um dos grandes desafios dos médicos é encontrar um equilíbrio em sua rotina de trabalho para não se sobrecarregar. 

Por isso, trouxemos algumas dicas neste post para você tornar o seu atendimento mais fluido e ágil. Continue a leitura para saber mais!

É possível reduzir o tempo de atendimento médico?

Sim, mas o assunto merece uma reflexão. Reduzir o tempo de atendimento médico não se trata de atender os pacientes com pressa.

Ou seja, o caminho para diminuir o tempo de atendimento médico deve ser resultado da otimização, e não do encurtamento do tempo dedicado aos pacientes.

Uma boa parte do tempo médico é destinado a lidar com questões burocráticas, inclusive durante o atendimento.

Para você ter uma ideia, o portal Medscape realizou uma pesquisa em 2019 que mostrou que 67% dos médicos entrevistados gastam mais de 10 horas semanais preenchendo papéis e lidando com trabalho administrativo.

Isso nos mostra que a duração de uma consulta pode ser reduzida se esses processos adjacentes forem otimizados.

Desse modo, um tempo menor de atendimento não significa que o paciente vai receber menos atenção. Pelo contrário, ao tornar os processos burocráticos mais ágeis, o médico terá mais energia e disposição para atender.

Por que otimizar o tempo de atendimento médico?

Para que o médico não exceda suas horas trabalhadas e possa ter mais tempo livre para cuidar de si mesmo.

Otimizar o tempo de atendimento médico é ter mais qualidade de vida, sem deixar de cumprir o seu trabalho com excelência.

A rotina do médico costuma ser cansativa. Muitos se dividem entre locais, atendendo em sua própria clínica, hospitais e outras unidades de saúde.

São diversas horas trabalhadas e poucas dedicadas ao descanso, lazer e convívio com a família. Com o tempo, o acúmulo de cansaço e estresse pode levar o profissional ao esgotamento mental, também conhecido como síndrome de burnout.

Para que isso não aconteça e o médico cuide da sua própria saúde, é imprescindível que o seu tempo seja bem utilizado.

Nesse sentido, otimizar o tempo de atendimento médico é uma busca pelo equilíbrio.

É o movimento para desenvolver uma relação saudável com o trabalho. Seguindo esta perspectiva, cada segundo se torna muito precioso.

Quanto deve durar o tempo de atendimento médico? 

De acordo com o Código de Médica Ética, o médico tem o direito de decidir o tempo de atendimento médico, baseado em sua experiência e capacidade profissional.

Portanto, não há uma regulamentação no Brasil que estabeleça o tempo ideal que uma consulta deve ter. No entanto, podemos pensar em termos qualitativos como um guia.

Ou seja, a duração de um atendimento será aquela necessária para fazer todas as etapas com qualidade. Vamos considerar o seguinte modelo de consulta:

  1. Preparação: momento anterior à chegada do paciente, em que o médico avalia os registros anteriores e verifica se o consultório está em ordem;
  2. Exploração: aplicação da entrevista com o paciente (anamnese) para entender seu problema e do exame físico para investigar as hipóteses de diagnóstico;
  3. Avaliação: a partir dos dados coletados nas etapas anteriores, o médico realiza o diagnóstico e explica ao paciente o problema e seus riscos;
  4. Plano: elaboração e explicação da proposta de um plano de tratamento;
  5. Encerramento: espaço para responder às dúvidas do paciente, certificando-se de que ele entendeu tudo o que foi dito. 

Você consegue estimar quanto tempo cada uma dessas etapas exige? Vale para todas as consultas ou alguns pacientes precisam de mais tempo do que outros?

As respostas para essas perguntas vão depender da sua própria experiência. O principal ponto aqui é descobrir o tempo confortável para você realizar um bom atendimento

3 dicas para melhorar o tempo de atendimento médico

Agora que você já refletiu sobre o tempo que precisa para realizar um bom atendimento, vamos às estratégias para melhorá-lo:

1. Melhore o acesso aos dados do paciente

No momento da preparação, você pode economizar muito tempo se os dados do paciente estiverem a fácil acesso.

Este processo pode ser otimizado com um software médico. Com ele, você pode acessar todas as informações do paciente em um só lugar, em formato digital.

Assim, você evita problemas como o extravio de documentos e a demora para buscar os registros em uma pasta.

2. Adote o prontuário eletrônico

Preencher um prontuário manualmente toma bastante tempo da sua consulta. Por isso, a melhor solução para ganhar agilidade nesta etapa é utilizar a versão eletrônica.

Além da economia de tempo, você garante a legibilidade e o armazenamento seguro do documento.

3. Envie lembretes de consulta 

Para que suas estratégias de melhorar o tempo de atendimento médico funcionem, você também depende da pontualidade dos pacientes.

Caso um cliente se atrase, isso pode afetar todas as consultas na sequência e fazer com que você perca muito tempo. 

Uma forma de ajudar seus pacientes a chegar no horário marcado é enviar lembretes um ou dois dias antes da consulta. 

Com um software médico, este processo pode ser automatizado. Sendo assim, o próprio programa envia os lembretes via SMS, WhatsApp ou e-mail.

Como você viu, a automatização é uma das principais formas de ganhar tempo nos seus atendimentos.
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Perguntas frequentes:

Por que otimizar o tempo de atendimento médico?

Para que o médico utilize melhor o seu tempo, criando uma relação mais saudável com o seu trabalho.

Quanto deve durar o tempo de atendimento médico?

O tempo de atendimento médico é definido pelo próprio profissional, de acordo com a sua experiência e capacidade.

Como melhorar o tempo de atendimento médico?

Utilizando recursos que facilitem o acesso aos dados dos pacientes, adotando prontuário eletrônico para agilizar a coleta de dados e enviando lembretes de consulta para evitar atrasos e faltas.

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