series para medicos

8 séries médicas que todo profissional deve maratonar

As séries médicas costumam ser um tipo de entretenimento que chama a atenção do público em geral, não apenas de profissionais da saúde. Desde que surgiram as primeiras produções na década de 1990, este ramo cresceu muito!

Com o advento das redes sociais, as séries médicas se popularizaram por meio das fan pages e memes. Elas possuem alto poder engajador, podendo ser usadas para inspirar conteúdos nas redes sociais e no blog da sua clínica ou consultório.

O uso de séries médicas para entretenimento


Os fãs de séries médicas dizem que elas são viciantes. O primeiro motivo, geralmente, é a trama que envolve os personagens principais. O decorrer dos episódios mostra os seus conflitos pessoais e as habilidades em fazer diagnósticos e salvar vidas.

Já o segundo motivo de serem tão instigantes costuma ser o aprendizado. Mesmo que as séries médicas contenham bastante ficção, elas abordam alguns cuidados reais a serem tomados para evitar doenças e ajudar pessoas em situações de emergência.

Para médicos e outros profissionais da saúde, a história pode oferecer identificação com os seus próprios desafios, fazendo com que eles se interessem por acompanhar como os personagens resolvem certas questões.

Preparamos uma lista com séries médicas incríveis que você precisa conhecer!

8 séries médicas para assistir no tempo livre


Grey’s Anatomy


Atualmente com 17 temporadas, Grey’s Anatomy é a mais longa entre as séries médicas, desde 2005 no ar. A trama acompanha a vida da protagonista, a cirurgiã Meredith Grey (Ellen Pompeo), em seu trabalho no hospital Seattle Grace. Suas conquistas profissionais, batalhas diárias e a vida afetiva são os focos do seriado.

A personagem é filha de uma das cirurgiãs mais famosas dos Estados Unidos e luta para seguir os passos da mãe, acabando por se tornar tão boa quanto ela.

A frequência com que acontecem situações inesperadas com as personagens é uma das características principais que fazem desta série médica uma das mais famosas da área.

Os episódios mais recentes de Grey’s Anatomy são transmitidos pela Sony Brasil, mas as temporadas antigas também estão disponíveis na Netflix. Cada temporada conta com 24 episódios de cerca de 40 minutos.

House


Centrada em um personagem mal-humorado e genial ao mesmo tempo, House ganhou popularidade pelos casos clínicos raros. O personagem que dá nome à série, Dr House, com conhecimentos de infectologia e nefrologia, foi interpretado por Hugh Laurie.

A série foi ao ar entre 2004 e 2012, totalizando 8 (oito) temporadas que estão disponíveis na Netflix. Apesar da veracidade científica e da rotina no hospital Princeton-Plainsboro serem questionadas por profissionais da área, ela caiu no gosto do público e da crítica. Chegou a receber diversos prêmios, incluindo dois Globos de Ouro.

The Good Doctor


No ar desde 2017, The Good Doctor acompanha o jovem Dr. Shaun Murphy (Freddie Highmore), um cirurgião talentoso diagnosticado com autismo e savantismo que luta para ser reconhecido por seus colegas de trabalho.

O personagem tem grande conhecimento, mas possui problemas de comunicação e socialização por conta da sua condição rara. A série está disponível no GloboPlay.

Hospital New Amsterdam 


Com 3 (três) temporadas e início em 2018, Hospital New Amsterdam é uma série médica inspirada no hospital público mais antigo dos Estados Unidos, o Bellevue. Essa história acompanha o Dr. Max Goodwin (Ryan Eggold), diretor médico que tenta mudar a forma de gerenciamento da instituição.

Ele se propõe a acabar com a burocracia e oferecer cuidados excepcionais. Sua ideia é dar uma nova cara à instituição, considerada carente e com poucos recursos, e recuperar sua glória. A série é transmitida no canal Fox Life e no streaming Fox Premium.

Sob Pressão 


Representante brasileira da lista, a série Sob Pressão possui 3 (três) temporadas, mas já foi confirmada pelo menos até a quinta. A produção é da Rede Globo e procura fazer um retrato fiel do exercício da Medicina em um hospital público no Rio de Janeiro.

Os dramas pessoais vividos pelos protagonistas Evandro (Júlio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano) são acompanhados pela dificuldade de atendimento no hospital e carência de recursos. A série está disponível no GloboPlay.

Scrubs


Se você busca um programa com bom-humor, Scrubs é a programação perfeita. A série ficou no ar durante 9 (nove) temporadas, entre 2001 e 2010.

Misturando casos clínicos, estereótipos profissionais e doses de comédia, os episódios eram narrados pelo protagonista  J.D. Dorian (Zach Braff) e cheios de reflexões sobre a vida.

ER – Plantão Médico


ER é uma dentre as séries médicas mais clássicas, sendo pioneira no nicho. Durou 15 temporadas, sendo produzida de 1994 a 2009.

A marca de série mais longa só foi batida por Grey’s Anatomy, e fez tanto sucesso que foi indicada ao Emmy Award nada menos do que 123 vezes!

O foco dos episódios era a rotina agitada dos profissionais e a adrenalina da emergência. Além disso, os dramas vividos pelos personagens – que eram interpretados por atores de ponta, como George Clooney e Julianna Margulies – e as histórias dos pacientes também chamavam a atenção.

Chicago Med


Com 4 (quatro) temporadas, desde 2015, Chicago Med mostra a rotina de profissionais de saúde de um pronto-socorro em Chicago. A série médica é derivada da mesma franquia de Chicago Fire e Chicago P.D.

Os problemas dos personagens e conflitos éticos da profissão se misturam às situações de emergência. Muitos dos casos são inspirados em histórias reais e já houve até mesmo homenagens às vítimas da COVID-19. No Brasil, Chicago Med é transmitida na Universal TV e na Record.

Agora é hora de maratonar!


A maioria dos serviços de streaming possuem séries médicas. Com eles, torna- se mais fácil buscar programas relacionados com a sua área – e ainda se divertir nas horas de folga.

Além disso, você pode ter ideias para divulgar seus serviços com base no que é falado na série, ou se inspirar na situação de algum personagem. Esta é uma maneira de atrair a atenção do público e até mesmo viralizar.

>>> Gostou das nossas dicas? Venha visitar outros conteúdos do nosso blog para saber mais sobre a Área Médica, atuação e curiosidades.

Para turbinar a gestão clínica e de consultórios, o Feegow Clinic é o software ideal. Saiba mais sobre a nossa plataforma e melhore seus serviços!

Perguntas frequentes:

Por que vale a pena assistir a séries médicas?

Porque o entretenimento é garantido, misturando os conflitos pessoais dos personagens e as habilidades dos médicos em fazer diagnósticos e salvar vidas, fora o aprendizado.

Quais são as principais séries médicas, no momento?

Grey’s Anatomy, Chicago Med, The Good Doctor e a brasileira Sob Pressão são séries médicas que fazem sucesso e estão em produção atualmente.

Todas as plataformas de streaming possuem séries médicas?

Com a popularidade das séries médicas, é possível encontrar opções na Netflix, Amazon Prime Video e GloboPlay. O Disney+ é uma das únicas plataformas que ainda não as disponibiliza no seu catálogo.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação!