Quem pode ter franquia de clínica popular e como gerenciar?

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franquia clínica popular

Ter uma franquia de clínica popular é uma ótima opção para os empreendedores do setor da Saúde, pois a modalidade apresenta bons resultados há alguns anos.

Se você está pensando em abrir a sua própria franquia de clínicas populares, então precisa conhecer bem este mercado para entender as vantagens de se inserir nele.

Por isso, continue a leitura para saber mais sobre este segmento e confira algumas dicas para gerir este tipo de negócio!

O mercado de franquia de clínicas populares já é uma tendência do setor de Saúde no Brasil. 

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre 2020 e 2021, o segmento apresentou um crescimento de 21%.

Uma das razões que explica este crescimento é o fato de que, em geral, as pessoas não estão satisfeitas com os serviços públicos de saúde. 

Contudo, a maioria da população depende apenas do SUS para os cuidados com a saúde. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, apenas 28,5% dos brasileiros possuem algum tipo de plano de saúde.

Ao mesmo tempo, muitas pessoas de classe C e D que apesar de conseguirem pagar por um plano de saúde, estão dispostas a arcar com custos esporádicos de consultas e exames particulares.

É justamente esta parcela de pessoas que formam o público das clínicas populares, pois oferecem uma boa relação custo-benefício em seus serviços médicos. 

Ou seja, são uma opção viável para quem não quer depender apenas dos serviços públicos de saúde.

1. Visão para os negócios

Um dos principais requisitos para quem quer ter uma franquia de clínica popular é ter uma visão para os negócios e um espírito empreendedor.

É preciso entender o mercado e estar atento às oportunidades do setor. Às vezes, este aspecto dos negócios pode ser difícil de conciliar na área da Saúde, devido às características desse tipo de serviço.

No entanto, a Saúde também é um bem e não há contradições em pensar na lucratividade, desde que os negócios sejam conduzidos dentro de padrões éticos.

2. Conexão com a área da Saúde

Para que a franquia de clínica popular seja um sucesso, os gestores precisam ter uma conexão com a área da Saúde. Isto é, saber como o setor funciona, quais suas leis e regulamentações.

Mais importante ainda, é se conectar à Saúde com uma missão, além do propósito corporativo, ter clara qual a missão e os valores que a franquia deseja oferecer à sociedade.

Afinal, uma clínica popular significa aumentar o acesso das pessoas à Saúde. Trata-se de uma contribuição importante para o bem estar da população.

3. Saber trabalhar com gestão em Saúde

Basicamente, o trabalho de quem tem uma franquia de clínica popular é a gestão da rede de atendimentos.

Por isso, saber trabalhar com gestão em Saúde é fundamental. Isto significa, ter conhecimento sobre os conceitos de governança clínica, alta gestão e qualidade na Saúde.

Confira agora algumas dicas de como gerenciar a sua franquia de clínica popular:

Tenha um canal aberto de comunicação

Para um bom gerenciamento, você precisa saber o que está acontecendo em cada uma de suas franqueadas. 

Por isso, providencie um sistema efetivo de comunicação para receber reclamações e sugestões. 

Você ou um consultor também podem fazer visitas periódicas em cada clínica para o acompanhamento mais próximo da unidade.

Invista no treinamento dos profissionais

É fundamental manter seus colaboradores sempre atualizados e se desenvolvendo, tanto para melhorar a qualidade dos serviços, como para reter talentos.

Afinal, uma alta rotatividade de profissionais não é benéfica para nenhuma empresa. Por isso, se você proporcionar as condições para a evolução profissional de sua equipe, eles se sentirão valorizados e motivados a continuar na sua franquia.

Faça auditorias

Realize auditorias nas clínicas para manter um aperfeiçoamento constante dos serviços para garantir sua qualidade.

Além disso, aposte na padronização dos processos, utilizando protocolos claros. No entanto, lembre-se de revisá-los sob as evidências recolhidas em suas auditorias.

Uma franquia de clínica popular apresenta vantagens tanto para médicos como para os pacientes. Confira a seguir como cada um deles se beneficia com este modelo de serviços de saúde:

Para médicos

O médico que trabalha em uma clínica popular não precisa gastar com despesas como aluguel, água, luz, telefone, folha de pagamento, etc. O que seria incontornável caso ele tivesse seu próprio consultório.

Ele também não precisa se preocupar em atrair mais pacientes, pois uma clínica popular possui um departamento de marketing que faz a divulgação da clínica.

Desse modo, os profissionais contam com um fluxo constante de pacientes, o que garante estabilidade em seus rendimentos.

Para pacientes

A principal vantagem para os pacientes são os preços mais acessíveis do que os de uma consulta particular. 

Trata-se de uma ótima opção para quem não quer esperar nas filas do SUS que costumam ser demoradas.

Além disso, em uma clínica popular é comum que os exames sejam realizados no mesmo local da consulta, o que torna o atendimento ainda mais rápido.

Neste texto você conheceu um pouco mais sobre franquias de clínica popular e da necessidade de uma boa gestão em Saúde seu sucesso. 

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Perguntas frequentes:

Como está o mercado de franquia de clínica popular hoje?

É um mercado em crescimento que vem apresentando bons resultados de faturamento nos últimos anos e hoje já é uma tendência no setor da Saúde.

Quem pode ter uma franquia de clínica popular?

Um médico ou um administrador que tenha uma visão para os negócios ao mesmo tempo em que deseja oferecer uma boa alternativa em serviços de saúde para as pessoas com a renda mais baixa.

Quais são as vantagens de uma franquia de clínica popular?

Para os médicos ela oferece a infraestrutura necessária para realizar seus atendimentos livre de gastos como aluguel, contas e folha de pagamento, além de um fluxo constante de pacientes. Para os pacientes, é um serviço mais rápido, acessível e de qualidade.

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