Software de gestão para clínicas: por que usar no departamento financeiro?

A utilização de um software de gestão médica pode impulsionar sua clínica e transformar seu setor de finanças.

O departamento financeiro de uma clínica é um dos pilares para uma gestão de alta performance. Sendo assim, uma das principais ferramentas de automatização é o uso de software médico para a gestão financeira de clínicas. Desse modo, ter um software de gestão para clínicas passou a ser imprescindível, principalmente um que cubra todos os processos de gerenciamento médico. 

Organização: essa é uma das palavras-chave para manter o bom andamento de um negócio. São muitas esferas a serem controladas, diversos funcionários a serem geridos, variados processos que precisam de atenção.

Tendo isso em vista, a utilização de artifícios que deixem a rotina mais fácil de ser administrada há de ganhar luz dentro da engrenagem de gerenciamento. Em clínicas e consultórios, a tecnologia se tornou uma grande aliada na resolução dessas questões.

Software médico para a gestão de clínicas é possível?

Nos últimos anos, as evoluções na medicina foram diversas. O atendimento mudou, o diagnóstico evoluiu, e as modificações tecnológicas permitem não apenas o exercício da medicina com mais eficácia e precisão, como também o gerenciamento de clínicas e consultórios acompanhado de boa performance.

Os sistemas operacionais voltados para gestão médica ganham força cada vez mais, tendo como uma das maiores revoluções os softwares, assunto no qual a Feegow foi uma das precursoras.

Ter um software de gestão para clínicas passou a ser imprescindível, principalmente um que cubra todos os processos de gerenciamento médico, como é o Feegow Clinic. Do primeiro contato com o paciente ao fechamento de contas mensais e anuais, passando por controle de processos, monitoramento de estoque, administração de agendas e acompanhamento financeiro.  

Possuir este importante instrumento de organização resulta até em melhoria no cuidado com os pacientes, criando possibilidades de tratá-los com mais dedicação, zelo e carinho. Entretanto, um importante ganho, que merece atenção, é a evolução de performance adquirida através da sistematização do setor de finanças.


Por que contar com um software de gestão na administração financeira de uma clínica ou consultório?

A seguir, vamos expor alguns dos motivos, ou seja, quais benefícios oriundos dessa organização.

1) Redução de custos

De primeira, uma vantagem sentida com a utilização de um software de acompanhamento gerencial é a redução de custos. Este benefício é daqueles que faturistas, analistas de financeiro, administradores e médicos donos de clínicas e consultórios percebem e gostam já no início do emprego do apetrecho.

Aqui é o momento em que você, leitor, pode se questionar como o sistema auxilia nesse sentido e, na verdade, acontece de forma mais simples do que se possa imaginar. Isso porque a contenção destes custos vem da facilidade e agilidade garantidas pelo software, mas quem dita o ritmo é o próprio gestor da área, é a forma como esse profissional vê o plano macro e utiliza as informações dadas pelo software que serão determinantes.

A logística ideal permite que se negocie prazos de pagamentos, que se entenda como o setor financeiro anda, assim, permitindo que reduções sejam feitas. Neste cenário, o software trabalha como agente revelador. Com ele, a visão administrativa passa a ser em um ângulo de 360º, com monitoramento e agrupamento de informações.

Além do exposto nos parágrafos anteriores, o software de gestão é perfeito por centralizar o Fluxo de Caixa da clínica ou do consultório. E, como já dissemos aqui, o controle do fluxo é resolutivo no que tange à redução de custos por permitir o conhecimento da real situação das finanças e, consequente, tomada de decisões mais assertivas.

2) Ganho de espaço físico

Os dias em que diversas pastas, planilhas e documentos ocupavam espaço no seu ambiente ficaram para trás! A tecnologia trabalha a seu favor quando o assunto é reter informações importantes e acompanhar rotinas administrativas.

Com o uso do software de gestão médica, toda a papelada aplicada e manuseada em um passado não tão distante fica disponível e organizada de modo eletrônico, acabando com a necessidade de possuir armários e mais armários para guardá-los.

Assim, é assegurado o ganho de espaço para melhor atender seus pacientes, criar novas e agradáveis mudanças decorativas, além de renovar o ambiente por um todo.

3) Sustentabilidade

Deixar a papelada para armazenar informações tem outro benefício além do ganho de espaço físico, e ele diz respeito ao meio ambiente.

Com essa substituição, do papel pela aplicabilidade do software para guardar dados, quem também ganha é o meio ambiente. Afinal, nesta linha, a economia de recursos naturais utilizados na confecção do papel é significante.

4) Centralização de informações

O abandono da maneira antiga de administração, cheia de papéis, também é importante para que nenhum elemento seja perdido. Isto é, a probabilidade de que algum aspecto de caráter informativo e documental se perca por falta de alinhamento entre a equipe cai para quase zero.

Isso acontece porque todas as informações são guardadas no sistema, evitando qualquer tipo de imprevisto que possa resultar em desvio de documentação em qualquer esfera do atendimento e do armazenamento.

5)  Organização de processos

Em decorrência da centralização de informações, temos também o alinhamento de processos.

Com o software, os métodos de trabalho, atendimento e administração ficam mais organizados e compreensíveis para todos que fazem parte da equipe.

Isso quer dizer que cada um sempre saberá a parte que lhe cabe na engrenagem de organização do setor financeiro e não haverá desalinho de ideia devido à facilidade apresentada pelo sistema.  

6) Cobrança facilitada

O software permite que o pagamento de consultas, tratamentos e procedimentos seja feito de forma rápida, segura e fácil, com integração de nota fiscal eletrônica e parcelamento, caso a clínica possua esta possibilidade.

Além disso, ainda é possível contar com Split de Pagamento, no caso do Feegow, que possui essa funcionalidade em conjunto com a Stone. Neste split, o profissional de saúde recebe a parte dele separada da clínica e conta com repasses automáticos graças à regra de repasse configurada dentro do próprio sistema.

7) Segurança no armazenamento de dados

A utilização de um software de gestão garante segurança na transferência de dados. Através de criptografia, backup e redundância, as informações pessoais de cada paciente, assim como dados de pagamento e do setor financeiro de forma geral estão seguros. No caso de Feegow, tudo isso é assegurado pelos certificados SSL e pela certificação SBIS-CFM.

Como escolher o melhor software de gestão para o setor financeiro da sua clínica ou de seu consultório?

 

Fique atento a funcionalidades importantes!

✓ Contas a pagar e a receber;

✓ Receitas e despesas fixas;

✓ Geração de repasses simples e de alta complexidade;

✓ Extração de contas e posições;

✓ Rateio de custos;

✓ Controle de cheques recebidos e emitidos;

✓ Gerenciamento de cartões de crédito e débito;

✓ Desconto de materiais utilizados;

✓ Fechamento de caixa;

✓ Plano de contas e centro de custo;

✓ Fluxo de caixa e relatórios de resultados, e previsões financeiras;

✓ Recibos integrados;

✓ Gerenciador de orçamentos e contratos;

✓ Nota Fiscal Eletrônica;

✓ Recebimento de convênios.

Todas as temáticas tratadas até aqui neste artigo resultam em desempenho eficiente e crescimento de resultados. Quer ter isso e muito mais à disposição para o seu gerenciamento? Conheça o Feegow Clinic, software que vai revolucionar a administração da sua clínica.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal dar uma olhadinha em outros temas super bacanas que eu separei para você? 🙋

  1. Contabilidade para médicos: como funciona? O que você precisa saber?
  2. O que analisar no faturamento de contas médicas?
  3. O que o departamento financeiro da minha clínica precisa ter?
  4. Como elaborar a precificação das suas consultas?

 

Perguntas Frequentes:

Um software médico na nuvem é seguro para o meu financeiro?

Se for um software com certificação SSL e SBIS, a resposta é sim! Sempre busque por essas certificações nos softwares médicos.

Quais são as vantagens em ter um software de gestão média na área financeira?

As principais são: redução de custos, ganho de espaço físico, sustentabilidade, centralização de informações, organização de processos, segurança no armazenamento de dados.

É possível gerir todo departamento financeiro de uma clínica com um software médico?

Sim! Dependendo do software que você usar para gerir seu financeiro, você conseguirá ter total controle da área. Com o Feegow é possível!