Tecnologias que podem ajudar a rotina de um médico

Quer saber quais recursos da tecnologia médica otimizam o progresso do atendimento médico e clínico? Veja aqui!

A tecnologia oferece muitos recursos capazes de aprimorar os serviços de saúde. Estudos apontam que mais de 60% dos médicos utilizam ferramentas tecnológicas para reduzir o tempo de atendimentos, a fim de aumentar a rotatividade de pacientes em clínicas. Além disso, outro auxílio possível diz respeito a um atendimento remoto, que proporcionará o acompanhamento de mais pacientes independentemente da distância, das dificuldades de locomoção ou da idade avançada.

Atualmente, a tecnologia médica é uma grande aliada à saúde. Alguns recursos utilizados na medicina foram aprimorados e aperfeiçoados com o auxílio dos avanços tecnológicos. Estes avanços incluem, além de aplicativos e softwares, recursos online capazes de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Com este grande impacto causado pelo progresso na medicina, é possível listar algumas ferramentas capazes de ajudar a rotina do médico em seu ambiente de trabalho.

Veja abaixo alguns recursos e como aplicá-los na sua clínica:

A telemedicina e o seu papel na tecnologia médica

Há pouco tempo no Brasil, a telemedicina é um novo recurso que tem o poder de ajudar na automatização de processos, pois proporciona ao médico e ao paciente um acompanhamento remoto, ou seja, o médico pode acompanhar o paciente a distância. 

Esta novidade afeta diretamente a otimização do tempo de profissionais e dos pacientes, visto que reduz o tempo gasto em atendimentos e consultas de acompanhamento. A ferramenta ainda possibilita que o paciente não precise se deslocar de casa até o consultório, tendo como recurso à sua disposição um atendimento remoto, possibilitado pela telemedicina.

Mesmo com tantas vantagens, a telemedicina é um recurso que gera discussões entre médicos. Este fato ocorre por múltiplos fatores, o principal deles é que os profissionais da saúde questionam a ausência do atendimento presencial, o “olho no olho” para alguns é indispensável. Presencialmente, é possível atender o paciente garantindo um atendimento mais detalhado e completo. Por outro lado, o acompanhamento a distância é responsável por humanizar os processos médicos. Diante disso, oferece segurança, rapidez e eficácia na prevenção e tratamentos de doenças.

Conforme a resolução do Conselho Federal de Medicina nº 2.227/18, será possível realizar acompanhamentos, consultas, aconselhamentos, entre outros, mediados pela uso da tecnologia médica. Este novo método de atendimento torna a medicina mais humanizada, priorizando pacientes que possuem algum problema de locomoção, ou até mesmo atendê-los em lugares mais distantes, os quais são de difícil acesso e não há a presença de médicos especializados.

Essa discussão, entretanto, ganhou contornos diferentes após a pandemia do Coronavírus e a necessidade de isolamento social e estado de quarentena. Por conta disso, o CFM reconheceu, no dia 19 de março, o uso da prática em caráter excepcional.

Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial (IA) consiste na tentativa de reproduzir a inteligência humana em máquinas. A mente humana é capaz de raciocinar, pensar e resolver problemas complexos. Em resumo, a IA consiste no armazenamento de dados junto a recursos tecnológicos. Com isso, as IA combinam os dados e são capazes de chegar a um resultado muito mais rápido do que um humano poderia. O objetivo principal de integrar a Inteligência Artificial à medicina é, justamente, a automatização de processos.

Com o auxílio de máquinas que pensam e raciocinam como humanos, em um futuro próximo, será possível atribuir a elas tarefas mais complexas, como a gestão de uma clínica ou o controle de armazenamento de informações de um paciente. Essas máquinas aprendem a partir dos processos que realizam, assim como a mente humana, desta forma, podemos automatizar algumas funções, visto que, com a IA, essas atribuições podem ser desempenhadas sozinhas, otimizando o tempo dos médicos. Uma ferramenta conhecida é o TensorFlow, criado pelo Google, e já se integra à telemedicina e ajuda os profissionais da saúde no diagnóstico de doenças.

Reconhecimento Facial

A tecnologia de Reconhecimento Facial é encontrada hoje em ambientes públicos e de alta circulação de pessoas para garantir a segurança de todos. Como é um recurso capaz de identificar o rosto de milhares de pessoas, num curto período de tempo esta ferramenta será, aos poucos, implementada na área da saúde na identificação de doenças atípicas. Acredita-se que, no futuro, seja possível contar com o Reconhecimento Facial para diagnosticar síndromes raras, as quais somente com o diagnóstico médico ficam difíceis de identificar. Portanto, contar com esta ferramenta tecnológica é essencial para aumentar a eficácia no diagnóstico dessas doenças. O reconhecimento facial é mais um dos recursos totalmente digitais que prometem otimizar processos médicos. 

Este mecanismo pode oferecer mais segurança aos seus pacientes e auxiliar na desburocratização da saúde. Esta segurança também se estende às clínicas, visto que pode evitar possíveis fraudes, além de ajudar no diagnóstico de doenças, na prevenção e tratamentos dessas.

Confirmação de consulta automatizada

A confirmação de consulta automática é mais um dos recursos tecnológicos que prometem otimizar o tempo gasto nos processos médicos. Esta funcionalidade refere-se também na relação entre médico e paciente, visto que reduz o tempo nos atendimentos e aperfeiçoa processos.

O uso dessa ferramenta digital é possível mediante a recursos proporcionados pela tecnologia médica, com ela, pode-se reduzir bastante a taxa de ausência de pacientes em sua clínica. O Software Feegow Clinic, por exemplo, reduz as faltas e remarcações em até 80%. Pode-se configurar a confirmação automática em um texto para SMS e/ou e-mail. É um serviço que, hoje, se torna indispensável para controlar, manter e aumentar a rotatividade de pacientes numa determinada clínica.

Prontuário Eletrônico

Com este recurso, é viável ter acesso aos prontuários dos pacientes online, armazenados na nuvem, o que facilita o trânsito de informações entre profissionais da saúde e um diagnóstico mais rápido e eficaz, além de agilizar alguns processos como solicitações de exames, sem falar da ajuda na organização financeira de sua clínica ou consultório.

Com este ganho, um médico pode acessar os arquivos online de cada paciente e avaliá-los remotamente, desta forma é muito mais simples emitir um laudo, pois o médico poderá fazê-lo de qualquer lugar. Portanto, é bom contar com estes recursos tecnológicos certificados, como é o caso do Feegow Clinic, certificado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS-CFM).

Qual é o impacto da tecnologia na medicina?

Muitos médicos hoje são atraídos pela praticidade e eficácia que a tecnologia médica pode proporcionar para a saúde. Por isso, todos os recursos listados possuem objetivos em comum: a prevenção e tratamento de doenças. Portanto, médicos e pacientes possuem ganhos significativos com o uso da tecnologia na medicina.

Com a automatização de processos médicos, reduz-se o tempo gasto com consultas e acompanhamentos, economiza-se dinheiro, em ambas as partes, e melhora-se a qualidade de vida dos pacientes. Portanto, a medicina só tem a crescer e se aprimorar com o auxílio da tecnologia, proporcionando aos pacientes praticidade e eficácia mediados pelo uso da tecnologia.

Softwares de gestão clínica são grandes aliados para colocar a tecnologia médica em prática na rotina de clínicas e consultórios. Para isto, o Feegow Clinic é ideal. Já que ele possui reconhecimento facial, telemedicina, prontuário eletrônico e confirmação de consulta por SMS e e-mail.


*Post atualizado no dia 14 de setembro de 2020.

Perguntas frequentes:

O que é telemedicina?

A palavra Telemedicina é formada a partir do prefixo “tele”, que é utilizado em denominações ligadas à distância tais quais “televisão”, “telefone”, “telepatia”, entre outras. E por que queremos contextualizar você com essa explicação? Porque ela dá o entendimento geral do conceito deste recurso: medicina feita à distância.

O que é confirmação de consulta automatizada?

A confirmação de consulta automática é mais um dos recursos tecnológicos que prometem otimizar o tempo gasto nos processos médicos. Esta funcionalidade refere-se também na relação entre médico e paciente, visto que reduz o tempo nos atendimentos e aperfeiçoa processos.

Como a tecnologia auxilia na medicina?

Muitos médicos hoje são atraídos pela praticidade e eficácia que a tecnologia médica pode proporcionar para a saúde. Por isso, todos os recursos de um software médico possuem objetivos em comum: a prevenção e tratamento de doenças. Portanto, médicos e pacientes possuem ganhos significativos com o uso da tecnologia na medicina.