Administrar uma clínica não é tarefa simples. Descubra aqui como fazer isso da melhor forma utilizando o auxílio de um sistema para dermatologia.

O Brasil forma milhares de dermatologistas anualmente, é um fato. E como se destacar em um mercado tão cheio de profissionais competentes? Um grande diferencial é o seu gerenciamento!

A maneira como você cuida do seu consultório ou clínica vai determinar o seu sucesso com o público e a possibilidade de crescimento enquanto negócio que é. Para isso, você pode contar com um sistema para dermatologia.

Uma das dificuldades do médico especializado em dermatologia, assim como de outras áreas de especialização, ao abrir seu próprio espaço de atendimento, é a falta de expertise em gestão. 

Certamente, as faculdades de medicina e as instituições de especializações médicas têm em suas grades disciplinas que dizem respeito ao exercício da profissão em si, com foco em técnicas e condutas éticas. 

Então, o que fazer quando se depara com a necessidade de gerenciar um empreendimento deste tipo? 

Obviamente, existem cursos e fontes de busca de informação que são importantes para esta condução, entretanto, não podemos deixar de citar as diversas ferramentas que auxiliam um médico dermatologista nesta difícil e recompensante tarefa de coordenar sua própria clínica. 

Considero primordial ter atenção com alguns pontos:

➡ Seu paciente é o principal elemento dessa equação!

Ninguém busca domínio na medicina sem a vontade de auxiliar as pessoas. Em se tratando de clínicas, as pessoas são suas clientes e pacientes, duas denominações que não podem ser esquecidas. 

Enquanto cliente, seu público espera a prestação de um bom serviço, com atenção e cuidado. Enquanto paciente, sua obrigação é ofertar tratamento de qualidade e de acordo com as atribuições morais da sua função. 

➡ É necessário separar as funções e os setores

Pode ser um consultório ou uma clínica, grande ou pequena, o gestor dessa engrenagem não pode fazer tudo sozinho. 

As separações de setores são essenciais. Ou seja, profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros), secretárias ou recepcionistas, faturistas, administradores, e por aí vai. 

Cada função é primordial para que o funcionamento da clínica seja efetivo!

➡ Conte com um sistema para dermatologia!

Estamos em 2019! Tudo hoje é automatizado e conectado. Não à toa, os softwares de gestão médica são cada vez mais imprescindíveis. 

Eles ajudam não apenas os médicos, como todos os colaboradores da clínica, além de terem funções poderosas para garantir ao paciente uma experiência diferenciada, do atendimento inicial à finalização de seu tratamento. 

Por que e como os sistemas para dermatologia podem ajudar?

As ferramentas de gestão médica, como é o caso do Feegow Clinic, foram criadas com um objetivo em comum: otimizar a rotina de centros de saúde. 

Com elas, o dia a dia da secretária ganha em facilidade; as atividades de médico e profissionais de saúde passam por diferenciações que agregam valor ao atendimento.

Além disso, os processos de faturistas e administradores passam a ter ainda mais precisão com a competência técnica de cada um aliada à utilização de tecnologias inovadoras. 

Quais recursos se destacam entre os principais para dermatologistas?

Agenda

O atendimento dá um salto de qualidade com organização interna e desvios de possíveis erros com os pacientes. 

Ao usar a agenda de um sistema para dermatologia, os ganhos são enormes, incluindo a possibilidade de acompanhar potenciais desistências e recuperar os pacientes, reduzindo absenteísmos.

✔ Agendamento Online

Este é um recurso cada vez mais utilizado por clínicas dermatológicas e muito pedido pelos pacientes. Isto porque ele é garantia de praticidade. 

O paciente acessa a área de agendamento no site da clínica, realiza todo o agendamento ali mesmo e já recebe confirmação por e-mail. 

✔ Editor de Imagem

Possivelmente o recurso mais importante para um dermatologista!

Acompanhar a evolução dos pacientes durante o tratamento é crucial para a garantia de sucesso ao final do mesmo. 

Ele te permite realizar um acompanhamento fotográfico de cada paciente, com imagens de antes e depois, atestando o progresso gradativo que o paciente tem durante o período em que passa por seus cuidados.

✔ Histórico do Paciente

Aqui, reforço a relevância de contar com um Prontuário Eletrônico.

Só ele é capaz de proporcionar o uso rápido e eficaz de anamneses, evoluções e laudos personalizáveis, diagnósticos, CID, emissão de atestados, pedidos de exames, prescrições de medicamentos e fórmulas com bulário integrado. 

✔ Controle de Estoque

Quantos medicamentos, pomadas e cremes não provemos a nossos pacientes, né?! Por isso, este controle é indispensável!

Com isso, você sabe exatamente o que entra e o que sai da clínica. Assim, o monitoramento preciso é importante para sabermos quais são os produtos queridinhos dos pacientes, quais são aqueles que podemos conceder. 

Em muitos casos, ao ter o fornecedor cadastrado no sistema, o processo de pedidos também é facilitado.

✔ Financeiro

Controle das finanças: vital para o sucesso de qualquer negócio! Não seria diferente com uma clínica. 

Saber quais são os gastos e os recebimentos fixos, quais são as contas a pagar e a receber de determinados períodos; realizar pagamentos; controle de cheques e cartões; autorização de convênios. 

Estas são apenas algumas das características que um software precisa ter para atender bem às necessidades de uma clínica dermatológica. 

Um sistema para dermatologia com tudo isso, além de resumo financeiro completo e mais, é ideal! 

✔ Conecte-se ao seu paciente!

Sim, muita gente pode não admitir, mas o marketing é necessário!

Mas um bom relacionamento com os pacientes é a melhor forma não apenas de prestar um serviço com amor e preocupação com o bem-estar, é também um modo de fidelizá-lo. 

Mande mensagens, seja por e-mail ou SMS, de felicitações de aniversário; confirme consultas de forma automatizada; mantenha contato através de redes sociais, produza conteúdos informativos relevantes. 

A verdade é que não existe fórmula mágica para nada na vida, mas seguindo algumas dicas é possível agregar cada vez mais valor à dermatologia!

Perguntas Frequentes:

Como um software médico pode ajudar?

Com ele, o dia ganha em facilidade; as atividades de médico e profissionais de saúde passam por diferenciações que agregam valor ao atendimento; os processos de faturistas e administradores passam a ter ainda mais precisão com a competência técnica de cada um aliada à utilização da tecnologia inovadora.

O que esperar de um software para gestão de clínicas de dermatologia?

Eles ajudam não apenas os médicos, como todos os colaboradores da clínica, além de terem funções poderosas para garantir ao paciente uma experiência diferenciada, do atendimento inicial à finalização de seu tratamento.

Software para dermatologia ou estética?

Nos dois modelos de negócio o software pode ser considerado.
Ele pode ser implementado em clínicas médicas de dermatologia ou clínicas de estética. No caso do Feegow isso não importa, ele é extremamente versátil, robusto e fácil de usar.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação!