Saiba o que é preciso para melhorar reputação da sua clínica

Reputação de clínica importa! O prestígio de uma marca com seu público é essencial para seu sucesso, com clínicas não é diferente. Veja como melhorar o seu!

 

Você tem alguma noção do que os seus pacientes falam da sua clínica? Sabe da importância de monitorar essa questão? Sua resposta sendo sim ou não, vem comigo e entenda como melhorar a sua reputação e porquê. 

 

É fato que a internet ampliou o alcance de pessoas e as formas de atrair leads, no seu caso, novos pacientes. Aplicada à área da saúde, ela possui grande valor ao oferecer consultas, exames e outros serviços para um grande número de clientes e, além disso, ter a possibilidade de fidelizá-los. 

 

Esses pacientes são os responsáveis por avaliar os serviços oferecidos pela clínica. E está aí o ponto onde quero chegar: essas avaliações serão decisivas para a reputação do seu negócio.

 

Com tantas informações circulando na rede a respeito de você e do seu negócio, pode ser prejudicial para a sua clínica se o seu paciente não se sentir confortável com o serviço prestado e compartilhar um comentário negativo na internet, revertendo uma ferramenta que poderia ampliar o seus resultados em uma terrível vilã.

 

Hoje, a reputação de qualquer empresa pode ser encontrada e analisada através da internet. O site Reclame Aqui, por exemplo, é uma prova disso. Virou quase rotina procurar uma empresa que preste serviços ou venda produtos por quando ainda não se conhece o local.

Assim também é com clínicas e consultórios não será diferente. Cada vez mais a população, de forma geral, busca informações, marcações e referências de médicos online. Basta colocar o nome da sua clínica no mecanismo de busca do Google para se ter acesso, antes mesmo de entrar em qualquer site, a reputação do seu negócio. 

 

Pensando nisso, todos os pacientes em potencial que podem ir até a sua clínica terão acesso a essas informações disponíveis sobre o seu negócio na internet. Diante disso, o que esse cliente terá acesso na internet sobre o seu negócio poderá influenciá-lo na escolha da sua clínica ou consultório para realizar consultas, exames e outros procedimentos. 

 

Por que manter a reputação da minha clínica é importante?

Quando um consumidor deseja comprar um produto, já falamos disso acima, antes de adquiri-lo, o indivíduo busca por comentários que possam ajudá-lo a adquirir esse novo produto e, dependendo das avaliações dos usuários, esse consumidor pode ou não adquiri-lo. Essa situação também acontece com clínicas e consultórios.

 

Quando uma clínica disponibiliza seus serviços de maneira online, a fim de atingir o maior número de pacientes, assume outras responsabilidades, as quais estão ligadas diretamente à forma como se relaciona com os pacientes. A clínica abre margem, então, para que o cliente se sinta confortável a compartilhar suas experiências, sejam elas boas ou ruins. E isso é importantíssimo, é preciso abrir o canal de comunicação com o paciente e estreitar os laços. Entretanto, dependendo do relato, o resultado pode ser prejudicial à receita da clínica.  

 

É preciso dar a devida atenção à visão que os seus pacientes têm do seu negócio, pois manter a reputação de uma clínica é importante.

 

Pensando nisso, separei algumas dicas para melhorar a reputação da sua clínica:

 

Proporcione um bom atendimento 

Para garantir a satisfação dos pacientes, é preciso oferecer um serviço de qualidade. Afinal, seja em qualquer ramo do mercado de prestação de serviços, a satisfação do cliente é a chave para manter bons resultados e atrair novos clientes. 

 

É fundamental para qualquer negócio ofertar aos clientes um bom atendimento a fim de aumentar a chance de fidelização e garantir uma boa recomendação para ampliar a chegada de pacientes na clínica. Priorize o tratamento personalizado, pois cada paciente é um indivíduo único e deve ser tratado desta maneira. 

 

Se precisa melhorar a reputação da clínica, é preciso focar em melhorar a forma como o paciente é atendido em sua clínica, garantindo que a equipe de colaboradores proporcione ao paciente uma boa experiência, aumentando as chances de vê-lo brevemente. 

 

Atenda as solicitações de seus pacientes

Uma clínica possui uma rotatividade de pacientes, ou seja, pessoas de diferentes perfis passam por seu negócio e é importante saber lidar com todas elas. Diante disso, situações complicadas podem surgir e criar possibilidades de insatisfação do cliente. 

 

A falta de resposta  às dúvidas dos clientes pode acarretar na insatisfação desses e gerar comentários negativos, visto que a experiência dos usuários é levada em consideração pelos consumidores na procura por um produto ou serviço. Ou seja, o comentário negativo pode prejudicar a imagem da sua clínica e acarretar sérios problemas.

 

Por isso, é importante mostrar-se sempre solícito às dúvidas dos clientes e tentar resolver junto a eles tais questões para manter o melhor relacionamento com seus clientes. Portanto, lembre-se de ficar atento ao Reclame Aqui e também às redes sociais, elas podem ajudar a sua clínica a recuperar o bom relacionamento com o cliente.

 

Estar conectado às redes garantem ao consumidor que o seu negócio se importa em tratar bem seus clientes. 

 

Acompanhe as redes sociais de sua clínica

As redes sociais são impulsionadores capazes de atrair novos pacientes para a sua clínica, mas também podem atrair problemas que devem ser solucionados. Como já dito, a internet mostrou-se capaz de ampliar negócios, portanto, estar presente nas redes pode ajudar a sua clínica a ampliar o alcance de novos pacientes. 

 

Pela praticidade, as redes sociais tornaram-se o meio de comunicação favorito entre os consumidores, logo, por meio dela é possível manter um bom relacionamento com seus pacientes a fim de garantir uma boa imagem para a sua clínica. 

 

Os clientes compartilham suas experiências negativas e positivas com base no serviço ou produto adquirido. Por ser o meio de comunicação preferido dos consumidores, estabelecer uma linha de conversa direta, em que as solicitações dos pacientes sejam resolvidas de maneira mais rápida e eficaz, pode auxiliá-lo a melhorar a reputação da clínica.

 

Com isso, manter-se nas redes é importante para acompanhar essas pessoas que diariamente passam por seu consultório e garantir a assistência para todas as suas solicitações e dúvidas, mostrando que o seu negócio está comprometido em atender bem seus pacientes.

 

Realize pesquisas de satisfação

Saber como seus pacientes se sentem em relação aos serviços prestados em sua clínica torna-se parte fundamental se deseja melhorar a reputação da clínica, pois, por meio de um levantamento de perfis será possível resolver eventuais problemas para melhorar a imagem de sua clínica com seus pacientes. 

 

As pesquisas de satisfação representam um meio ótimo para isso. E elas podem ser feitas sem representar grande esforço para sua equipe, já que existem ferramentas como Google Forms e Survey Monkey que auxiliam na montagem e compilação de respostas. 

 

Transforme os aspectos negativos em positivos

Ter objetivos é importante para qualquer negócio, portanto, se o objetivo da sua clínica é atrair mais pacientes, fidelizar os pacientes antigos e manter um crescimento saudável, o passo fundamental é tentar resolver os problemas e torná-los favoráveis ao seu negócio.

 

Devido a variedade de perfis de pacientes que circulam numa determinada clínica ou consultório, há a grande possibilidade de que algum paciente não se sinta confortável com o atendimento recebido, por isso, para atrair mais pacientes deve-se transformar os pontos negativos, ou seja, resolver as questões que despertam a insatisfação nos clientes e torná-las pontos positivos, já que é preciso entender do que o cliente necessita para oferecer um serviço personalizado e único, capaz de atender às expectativas. 

 

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Perguntas frequentes:

Por que manter a reputação da minha clínica é importante?

Quando um consumidor deseja comprar um produto, antes de adquiri-lo, o indivíduo busca por comentários que possam ajudá-lo a adquirir esse novo produto e, dependendo das avaliações dos usuários, esse consumidor pode ou não adquiri-lo. Essa situação também acontece com clínicas e consultórios.

Como as redes sociais ajudam na reputação de uma clínica?

Pela praticidade, as redes sociais tornaram-se o meio de comunicação favorito entre os consumidores, logo, por meio dela é possível manter um bom relacionamento com seus pacientes a fim de garantir uma boa imagem para a sua clínica.

Como a pesquisa de satisfação ajuda na reputação de uma clínica?

Saber como seus pacientes se sentem em relação aos serviços prestados em sua clínica torna-se parte fundamental se deseja melhorar a reputação da clínica, pois, por meio de um levantamento de perfis será possível resolver eventuais problemas para melhorar a imagem de sua clínica com seus pacientes.