5 dicas para fortalecer o SAC da sua clínica

Para potencializar os atendimentos, o SAC em clínicas já virou realidade. Que tal saber como torná-lo melhor?

 

Empresas que trabalham com o atendimento ao cliente sentem há algum tempo que a forma de relacionamento com os clientes mudou ao longo dos anos. Com as mudanças tecnológicas, os consumidores tornaram-se mais críticos nos serviços que consomem, já que com a tecnologia, os clientes possuem mais acesso a redes de comunicação por conta da facilidade e comodidade que as redes proporcionam para cada cliente. 

 

Com isso, o atendimento ao cliente precisou se adequar a essa nova demanda de atendimentos em busca da melhor forma de atendê-los, visto que a tecnologia oferece ao cliente maior conforto aos clientes. À medida que essas atualizações chegam às empresas, a responsabilidade do prestador de serviços também aumenta. Diante disso, o uso das redes sociais alavancou. 

 

Para clínicas não é diferente. Cada paciente é único e deseja ser tratado como tal, portanto, o atendimento de cada paciente não deve ser o mesmo. A forma como o paciente é tratado reflete diretamente na forma como ele vê a clínica, o que pode acarretar na fidelização e o marketing mais conhecido como “boca a boca”, pois, quando um cliente frequenta determinado ambiente, dependendo da forma como é tratado, pode recomendar seus serviços a outras pessoas ou não. 

 

Diante disso, é importante saber algumas dicas que podem fortalecer o serviço de atendimento ao cliente da sua clínica e, caso ainda não tenha, decida aplicar essa poderosa ferramenta no seu negócio.

 

Por que a minha clínica deve aderir ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)?

Implementar o SAC em clínicas ajuda a estreitar a relação entre as instituições e pacientes, de modo que esse paciente se sinta acolhido pelo espaço que será responsável por cuidar de sua saúde.

 

Ter um espaço que seja destinado para que o seu paciente possa tirar dúvidas e dar sugestões torna mais ampla a relação entre clínica e paciente. Isso contribui, e muito, para um bom relacionamento e aumenta as chances de fidelização.

 

Esse novo perfil de consumidor não é somente atento a compra de produtos, ele também está ligado a prestação de serviços, ou seja, seu paciente busca agilidade em questões simples, desde o momento em que entra na sua clínica, a eficácia na resolução dos processos clínicos reflete na forma como o paciente avalia o seu negócio.

 

Hoje o mercado já conta com o SAC 3.0 que consiste na inovação na forma de atendimento a clientes mais atentos à forma como os serviços são prestados. Com essa nova ferramenta, a sua clínica pode integrar as redes sociais como meio de comunicação direto, em que o paciente possa encontrar respostas para as suas dúvidas, como também agendar sua consulta ou obter um resultado de exame, por exemplo.

 

Para que essa ferramenta possa agregar a sua clínica  e trazer a satisfação de seus pacientes há algumas dicas de como implementar esse serviço na sua clínica.

 

Conheça os seus clientes

Antes de tudo é preciso conhecer o perfil dos seus pacientes, saber quem eles são, para que seja possível traçar uma estratégia para que a solução dos problemas apresentados seja rápida e eficaz para cada perfil de cliente. 

 

Portanto, é importante ter um monitoramento desses pacientes, que pode ser realizado por pesquisas de satisfação através dos serviços de e-mail e SMS, como também por meio das redes sociais, que vieram como grandes propulsionadas para o atendimento ao cliente, visto que grande parte dos consumidores preferem ser atendidos pelo Whatsapp e outras redes sociais.

 

Com isso, identificar quais são as solicitações e questionamentos dos clientes para implementar melhorias ao seu negócio, pois o feedback desses pacientes são importantes para que a sua clínica possa fidelizá-los e atrair mais pacientes.   

 

O SAC em clínicas através das redes sociais

Estudos mostram que mais de 90% das empresas estão nas redes sociais. Sabemos como as redes sociais fazem parte do cotidiano de cada pessoa e como são a primeira escolha para buscar resposta de uma empresa quanto às solicitações feitas pelos consumidores.

 

Não seria diferente com as clínicas, pois se uma clínica de saúde oferece a possibilidade de manter contato direto com seus pacientes através das redes, será clara a preferência desse canal de comunicação pela praticidade que fornece aos seus usuários.

 

Portanto, tornou-se cada vez mais indispensável utilizar essas redes para confirmação de consultas, pesquisa de satisfação, como também oferecer ao paciente um serviço de telefonia em que ele seja capaz de agendar suas consultas e tirar dúvidas sobre os serviços prestados em sua clínica, de maneira que a relação entre clínica e paciente se fortaleça. 

 

Pratique o monitoramento 

Se está pensando em implementar o SAC em sua clínica invista no monitoramento, pois ele é responsável por integrar em um único lugar o histórico de solicitações e contatos de cada paciente, sendo assim, agiliza o atendimento e possibilita que em cima desses históricos de conversas a clínica possa traçar um plano para melhorar e aprimorar os serviços prestados aos pacientes.

 

Priorize a agilidade na solução de problemas

A agilidade e rapidez na resposta às solicitações dos consumidores é um ponto importante a ser levado em consideração, entretanto, pode apresentar um custo alto e inviável para clínicas e consultórios, pois demandam de uma equipe específica para tratar dessas questões de maneira personalizada, focando na satisfação do cliente.

 

Portanto, uma boa dica é a utilização de respostas prontas. Por isso o monitoramento torna-se importante, pois com ele é possível criar um perfil de solicitações e dúvidas, e a partir desse monitoramento criar respostas prontas e disponibilizá-las para que os clientes possam consultá-las sempre que surgirem dúvidas ou questionamentos, o que também otimiza e muito o tempo dos pacientes.

 

Automatização

Com a presença do SAC em clínicas, existe a possibilidade de automatização, a partir de uma boa ferramenta de gestão de clínicas e consultórios, é possível ter em mãos todos os processos da clínica de qualquer lugar conectado à internet.

 

Sendo possível extrair relatórios que trazem dados necessários para melhorar a relação com o paciente, é possível criar soluções que automatizam os processos médicos, de modo que quando um novo cliente chegar à clínica ele possa desfrutar do aperfeiçoamento implementado a partir da busca e análise das solicitações feitas através dos canais de comunicação que a clínica oferece aos seus pacientes.

 

A automatização seria, então, responsável por otimizar o tempo gasto com tais rotinas e diminuiria gradativamente as falhas ocorridas por erros humanos, proporcionando ao seu cliente um serviço de qualidade. 

 

Perguntas frequentes:

Qual a importância do SAC em clínicas?

Implementar o SAC em clínicas ajuda a estreitar a relação entre as instituições e pacientes, de modo que esse paciente se sinta acolhido pelo espaço que será responsável por cuidar de sua saúde. Ter um espaço que seja destinado para que o seu paciente possa tirar dúvidas e dar sugestões torna mais ampla a relação entre clínica e paciente.

Como utilizar as redes sociais para fazer SAC em clínicas?

Tornou-se cada vez mais indispensável utilizar essas redes para confirmação de consultas, pesquisa de satisfação, como também oferecer ao paciente um serviço de telefonia em que ele seja capaz de agendar suas consultas e tirar dúvidas sobre os serviços prestados em sua clínica, tudo isso ajuda a fortalecer a relação entre clínica e paciente.

Como o monitoramento pode ajudar no SAC em clínicas?

Se está pensando em implementar o SAC em sua clínica invista no monitoramento, pois ele é responsável por integrar em um único lugar o histórico de solicitações e contatos de cada paciente, sendo assim, agiliza o atendimento e possibilita que em cima desses históricos de conversas a clínica possa traçar um plano para melhorar e aprimorar os serviços prestados aos pacientes.