Receita Digital: descubra como usar a prescrição online seguindo as normas do CFM

A receita m√©dica digital j√° √© uma realidade e se tornou indispens√°vel para dar continuidade √†s rotinas a dist√Ęncia. Quer saber como usar? Fique com a gente e descubra!

 

A receita digital substitui o modelo de papel em consultório médico. Para profissionais que já utilizam a telemedicina, sabe-se que algumas exigências do CFM sobre a prática incluem a possibilidade de assinar a sua receita digital. 

 

Com a telemedicina, retomar os atendimentos médicos foi simplificado, mediado pelo uso da tecnologia, através de um dispositivo conectado à internet o médico atende seus pacientes, emite receita, pedidos de exames e outros documentos rotineiros.

 

Mas, você já sabe como usar a assinatura digital? Neste post eu te explico quais são os 5 passos essenciais para começar hoje mesmo a assinar seus documentos médicos!

 

O que é Assinatura Digital? 

 

A assinatura digital em receitas médicas é um tipo de assinatura online que utiliza o Certificado Digital para pessoa física no padrão ICP-Brasil para garantir a validade jurídica do documento.

 

Devido √† pandemia, o tema est√° em alta e muitas d√ļvidas podem surgir sobre o seu funcionamento e sua legalidade. A medida provis√≥ria de¬† n¬į 983, de 2020 desburocratizou esse tipo de assinatura, dando a ela juridicidade.

 

Certificado Digital: como ter um?

 

Antes de qualquer coisa voc√™ precisar√° escolher uma certificadora habilitada no padr√£o ICP-Brasil para emitir um Certificado Digital v√°lido. No pr√≥prio Portal do Conselho Federal de Medicina (CFM) h√° algumas op√ß√Ķes pra voc√™ avaliar.

 

Além disso, para te dar uma ajudinha na escolha, listei abaixo as principais características que você deve analisar antes de escolher o seu: 

 

‚úĒ Adequa√ß√£o com o ICP-Brasil √© super importante;

‚úĒ Op√ß√£o de validar a Assinatura √© indispens√°vel;

‚úĒ Integra√ß√£o com os sistemas de gest√£o cl√≠nica.¬†

 

Atenção! O certificado precisa ser A1 ou a A3 para ser integrado aos softwares médicos. 

Ainda tem uma dica extra: O Memed, parceiro do Feegow Clinic, pode escolher o Certificado BirdID da Soluti e realizar a integra√ß√£o com o sistema e o Memed! ūüėĮ

 

Mas, não deixe de continuar a leitura, pois é agora que eu vou te mostrar os 5 passos para usar com êxito a sua assinatura digital!

 

1. Escolheu a certificadora?

 

Para usar a assinatura digital, antes de mais nada é preciso escolher a certificadora que fica responsável por emitir o seu certificado. Como já mencionei acima, esse é o primeiro passo para começar a assinar digitalmente seus documentos. 

 

Por isso, tenha bastante critério! No site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil) há uma lista de certificadoras habilitadas, lá você consegue ver quais destas empresas cabem no seu bolso!

 

2. Vamos configurar?

 

Beleza! Eu tenho o certificado e agora?

 

Agora é o passo 2, é o momento em que você precisa realizar a configuração. 

De acordo com o modelo que escolher, será necessário seguir um passo a passo para a configuração. 

 

Para isso, você pode solicitar ajuda a um time de suporte técnico ou, se você é daqueles autodidatas, pode fazer esse processo sozinho seguindo tutoriais disponibilizados pelas empresas. 

 

3. Agora é a hora de atender seus pacientes!

 

Um paciente utiliza a teleconsulta para relatar suas queixas e buscar um tratamento adequado para elas. Entretanto, no meio da consulta, voc√™ percebe que ser√° preciso emitir uma prescri√ß√£o eletr√īnica de controle especial. E agora?

 

Após um atendimento por teleconsulta, é o momento em que você vai prescrever uma receita digital para esse seu paciente e assiná-la com a sua assinatura digital já configurada.

 

No documento vai aparecer um QR Code e uma chave para verificar a autenticidade. Esses dois elementos precisam estar presentes na receita sen√£o nada feito, ok?

 

No meio deste processo, se você já utiliza um sistema de gestão clínica, consegue fazer tudo isso sem sair da tela de teleatendimento. Sim, isso é possível!! Já conhece a telemedicina do Feegow Clinic?

 

4. Como saber se a assinatura é válida?

 

Para isso h√° dois caminhos, o primeiro √© usar a valida√ß√£o de assinatura digital no pr√≥prio site da ICP-Brasil, l√° tem um bot√£o chamado ‚Äúvalidador de assinaturas‚ÄĚ. Tanto m√©dico quanto farmac√™utico, e at√© pacientes, podem fazer isso.¬†

 

Para validá-la, será preciso realizar upload do documento assinado digitalmente pelo médico em um arquivo PDF no site da ICP-Brasil. Feito isso, é só validar! 

 

O segundo caminho é validar através do link que fica pertinho do QR Code. Lá tem a chave verificadora e o link disponibilizado pela plataforma que você escolher. 

 

Um exemplo são aqueles dispositivos médicos que fazem a mediação do atendimento entre médicos e pacientes. Seja por softwares médicos ou por aplicativos de agendamento de consultas, o link de verificação da assinatura digital não pode faltar!

 

5. Como eu sei que o paciente recebeu a prescrição digital?

 

O √ļltimo passo √© o sucesso da sua cl√≠nica ou consult√≥rio!

 

A forma como o paciente recebe a prescri√ß√£o m√©dica digital fica a seu crit√©rio. Com o Memed, servi√ßo de prescri√ß√£o eletr√īnica integrado ao Feegow Clinic, por exemplo, o paciente recebe a prescri√ß√£o por SMS logo ap√≥s a emiss√£o!

 

Mas, é como eu disse, depende da plataforma que o profissional decide utilizar. Ou seja, se você usa um aplicativo para os seus teleatendimentos, os documentos assinados ficam disponíveis por lá e o paciente pode fazer o download e iniciar o tratamento rapidamente.

 

√Č claro que voc√™ pode enviar por e-mail, WhatsApp, ou qualquer outro meio que facilite a sua rotina e a vida do seu paciente!

 

O ideal é levar isso em consideração no momento da escolha, para que seja o mais simplificado possível àqueles pacientes que têm dificuldades com dispositivos tecnológicos. 

 

Gostou do conte√ļdo? Conte pra gente se essas dicas te ajudaram a dominar de uma vez por todas a Assinatura Digital!¬†


 

Perguntas Frequentes:

O que é Assinatura Digital? 

A assinatura digital em receitas médicas é um tipo de assinatura online que utiliza o Certificado Digital para pessoa física no padrão ICP-Brasil para garantir a validade jurídica do documento.

Como a receita digital médica é feita?

Ao finalizar a consulta, o profissional de sa√ļde faz sua prescri√ß√£o em um software e o assina digitalmente. Ap√≥s isso, o documento √© enviado ao paciente.

As farm√°cias j√° aceitam a prescri√ß√£o eletr√īnica?

Sim! Você pode entregar sua receita digital via e-mail, whatsapp ou também de forma impressa.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação!