A receita médica digital já é uma realidade e se tornou indispensável para dar continuidade às rotinas a distância. Quer saber como usar? Fique com a gente e descubra!
A receita digital substitui o modelo de papel em consultório médico. Para profissionais que já utilizam a telemedicina, sabe-se que algumas exigências do CFM sobre a prática incluem a possibilidade de assinar a sua receita digital.
Com a telemedicina, retomar os atendimentos médicos foi simplificado, mediado pelo uso da tecnologia, através de um dispositivo conectado à internet o médico atende seus pacientes, emite receita, pedidos de exames e outros documentos rotineiros.
Mas, você já sabe como usar a assinatura digital? Neste post eu te explico quais são os 5 passos essenciais para começar hoje mesmo a assinar seus documentos médicos!
O que é Assinatura Digital?
A assinatura digital em receitas médicas é um tipo de assinatura online que utiliza o Certificado Digital para pessoa física no padrão ICP-Brasil para garantir a validade jurídica do documento.
Devido à pandemia, o tema está em alta e muitas dúvidas podem surgir sobre o seu funcionamento e sua legalidade. A medida provisória de n° 983, de 2020 desburocratizou esse tipo de assinatura, dando a ela juridicidade.
Certificado Digital: como ter um?
Antes de qualquer coisa você precisará escolher uma certificadora habilitada no padrão ICP-Brasil para emitir um Certificado Digital válido. No próprio Portal do Conselho Federal de Medicina (CFM) há algumas opções pra você avaliar.
Além disso, para te dar uma ajudinha na escolha, listei abaixo as principais características que você deve analisar antes de escolher o seu:
Adequação com o ICP-Brasil é super importante;
Opção de validar a Assinatura é indispensável;
Integração com os sistemas de gestão clínica.
Atenção! O certificado precisa ser A1 ou a A3 para ser integrado aos softwares médicos.
Ainda tem uma dica extra: O Memed, parceiro do Feegow Clinic, pode escolher o Certificado BirdID da Soluti e realizar a integração com o sistema e o Memed!
Mas, não deixe de continuar a leitura, pois é agora que eu vou te mostrar os 5 passos para usar com êxito a sua assinatura digital!
1. Escolheu a certificadora?
Para usar a assinatura digital, antes de mais nada é preciso escolher a certificadora que fica responsável por emitir o seu certificado. Como já mencionei acima, esse é o primeiro passo para começar a assinar digitalmente seus documentos.
Por isso, tenha bastante critério! No site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil) há uma lista de certificadoras habilitadas, lá você consegue ver quais destas empresas cabem no seu bolso!
2. Vamos configurar?
Beleza! Eu tenho o certificado e agora?
Agora é o passo 2, é o momento em que você precisa realizar a configuração.
De acordo com o modelo que escolher, será necessário seguir um passo a passo para a configuração.
Para isso, você pode solicitar ajuda a um time de suporte técnico ou, se você é daqueles autodidatas, pode fazer esse processo sozinho seguindo tutoriais disponibilizados pelas empresas.
3. Agora é a hora de atender seus pacientes!
Um paciente utiliza a teleconsulta para relatar suas queixas e buscar um tratamento adequado para elas. Entretanto, no meio da consulta, você percebe que será preciso emitir uma prescrição eletrônica de controle especial. E agora?
Após um atendimento por teleconsulta, é o momento em que você vai prescrever uma receita digital para esse seu paciente e assiná-la com a sua assinatura digital já configurada.
No documento vai aparecer um QR Code e uma chave para verificar a autenticidade. Esses dois elementos precisam estar presentes na receita senão nada feito, ok?
No meio deste processo, se você já utiliza um sistema de gestão clínica, consegue fazer tudo isso sem sair da tela de teleatendimento. Sim, isso é possível!! Já conhece a telemedicina do Feegow Clinic?
4. Como saber se a assinatura é válida?
Para isso há dois caminhos, o primeiro é usar a validação de assinatura digital no próprio site da ICP-Brasil, lá tem um botão chamado “validador de assinaturas”. Tanto médico quanto farmacêutico, e até pacientes, podem fazer isso.
Para validá-la, será preciso realizar upload do documento assinado digitalmente pelo médico em um arquivo PDF no site da ICP-Brasil. Feito isso, é só validar!
O segundo caminho é validar através do link que fica pertinho do QR Code. Lá tem a chave verificadora e o link disponibilizado pela plataforma que você escolher.
Um exemplo são aqueles dispositivos médicos que fazem a mediação do atendimento entre médicos e pacientes. Seja por softwares médicos ou por aplicativos de agendamento de consultas, o link de verificação da assinatura digital não pode faltar!
5. Como eu sei que o paciente recebeu a prescrição digital?
O último passo é o sucesso da sua clínica ou consultório!
A forma como o paciente recebe a prescrição médica digital fica a seu critério. Com o Memed, serviço de prescrição eletrônica integrado ao Feegow Clinic, por exemplo, o paciente recebe a prescrição por SMS logo após a emissão!
Mas, é como eu disse, depende da plataforma que o profissional decide utilizar. Ou seja, se você usa um aplicativo para os seus teleatendimentos, os documentos assinados ficam disponíveis por lá e o paciente pode fazer o download e iniciar o tratamento rapidamente.
É claro que você pode enviar por e-mail, WhatsApp, ou qualquer outro meio que facilite a sua rotina e a vida do seu paciente!
O ideal é levar isso em consideração no momento da escolha, para que seja o mais simplificado possível àqueles pacientes que têm dificuldades com dispositivos tecnológicos.
Gostou do conteúdo? Conte pra gente se essas dicas te ajudaram a dominar de uma vez por todas a Assinatura Digital!
Perguntas Frequentes:
O que é Assinatura Digital?
A assinatura digital em receitas médicas é um tipo de assinatura online que utiliza o Certificado Digital para pessoa física no padrão ICP-Brasil para garantir a validade jurídica do documento.
Como a receita digital médica é feita?
Ao finalizar a consulta, o profissional de saúde faz sua prescrição em um software e o assina digitalmente. Após isso, o documento é enviado ao paciente.
As farmácias já aceitam a prescrição eletrônica?
Sim! Você pode entregar sua receita digital via e-mail, whatsapp ou também de forma impressa.
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