Por conta da pandemia do COVID-19, nosso atendimento está centralizado no CHAT e no E-MAIL ([email protected]). Agradecemos a compreensão!

0800-591-3035 | Central de Vendas de 2ª à 6ª das 7:00h as 19:00h

Qual é o melhor prontuário eletrônico para minha clínica?

Qual é o melhor prontuário eletrônico para minha clínica?

Em dúvida sobre qual é o melhor prontuário eletrônico para sua clínica? Chegou a hora de avaliar segurança, praticidade, precisão: descubra como escolher o prontuário eletrônico para clínicas e consultórios.

A tecnologia tem proporcionado grandes avanços para a sociedade e não é diferente quando falamos da área médica. Os avanços tecnológicos trazem como ganho para a medicina vantagens como: o rápido diagnóstico, possibilitando, assim, iniciar o tratamento mais rápido do que era possível há alguns anos, além de oferecer novas alternativas em tratamentos, permitindo atuar com a medicina de maneira menos invasiva e com maior eficácia, em que a segurança dos seus pacientes seja tratado como prioridade.

Com isso, surge uma ferramenta capaz de integrar e automatizar a rotina da sua clínica, otimizando em média o tempo gasto com determinados processos médicos, o prontuário eletrônico para clínicas tornou-se uma nova possibilidade capaz de reduzir em até 70% o tempo gasto em consultas médicas.

Pesquisas apontam que menos de 60% dos médicos brasileiros aderiram a nova forma de registrar os dados dos pacientes, ou seja, ainda há um grande quantitativo de profissionais da saúde que não se decidiram ou que já desejam migrar para a nova forma de prontuário eletrônico. Diante disso, algumas dúvidas podem surgir no momento da adesão deste serviço. Apesar de ser uma ferramenta que proporciona agilidade e segurança, é importante priorizar alguns pontos cruciais na hora de mudar do antigo modelo de papel para esta ferramenta 100% digital.

O que é o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)?

O prontuário eletrônico do Paciente (PEP) permite o registro de informações e dados dos pacientes no armazenamento em nuvem, ou seja, este recurso possibilita que o profissional da saúde possa acessar o prontuário de pacientes de qualquer lugar remotamente, graças à funcionalidade que permite o armazenamento em nuvem de anamneses, pedidos de exame e laudos.

Com o PEP, os dados de seus pacientes ficam disponíveis para outros profissionais de saúde, como um banco de dados que podem ser compartilhados a fim de garantir ao paciente um diagnóstico mais preciso e eficaz, possibilitando que o atendimento destinado a ele seja mais humanizado, por colocar o bem-estar e a segurança dos seus pacientes como prioridade.

O prontuário eletrônico é a funcionalidade mais importante na automatização das rotinas médicas, pois concentra em si todas as informações importantes e indispensáveis, visto que por sua facilidade e praticidade de armazenamento em nuvem, é como um prontuário “vivo”, que pode ser atualizado e revisado constantantemente, possibilitando o aprimoramento do diagnóstico, por integrar todas as partes que podem estar envolvidas no acompanhamento dos pacientes, ou seja, a grande vantagem na utilização do PEP para a sua clínica é a de que o prontuário eletrônico proporciona a interação entre todas as especialidades que sua clínica atende na prevenção de diagnósticos mais complexos, tanto no acompanhamento remoto desses pacientes.

Como escolher o melhor para a minha clínica?

Algumas dúvidas podem surgir antes de aderir a esta nova ferramenta tecnológica, pois os prontuários dos pacientes contém informações altamente sigilosas e a clínica é responsável em assegurar que essas informações sejam mantidas em total segurança, por isso, o primeiro ponto a ser levado em consideração na adesão ao software clínico que será encarregado de fornecer o PEP para o seu negócio deve ser a segurança.

A segurança dos dados dos pacientes é fundamental para estabelecer uma relação de confiança entre a sua clínica e o software médico. Por serem informações totalmente sigilosas, o software precisa garantir o sigilo delas, fornecendo para o cliente um produto capaz de comprometer-se com a estabilidade e confiança do sistema, ademais, oferecer o backup das informações e um suporte necessário diante de alguma instabilidade, pois as informações presentes no PEP são muito importantes.

A possibilidade de acesso remoto aos dados destes pacientes é uma realidade proporcionada pelo prontuário eletrônico. Além de eliminar de vez o uso do papel, reduz significativamente o número de erros, tais como: troca de prontuários, ilegibilidade da letra do médico, entre outros problemas que podem surgir ao manter o modelo antigo de registrar essas informações manualmente em papéis sem o auxílio da tecnologia.

Outra funcionalidade que o prontuário eletrônico fornece é a possibilidade de ter todas as informações do paciente em uma única aba. Ou seja, o PEP comporta todos os dados cadastrados e disponibiliza para o médico todo o histórico do paciente em um único clique.

O prontuário eletrônico do Feegow Clinic disponibiliza a divisão das informações por campos, o que facilita identificar cada etapa do acompanhamento dos pacientes. Ou seja, em um lugar se pode obter a anamnese deste paciente, em outro campo pode-se encontrar uma prescrição ou solicitação de exames, mostrando que essa divisão mantém o histórico do paciente organizado e contribui significativamente para a precisão do diagnóstico.

Outro ponto importante é o cadastro de modelos de laudos, receitas e atestados. Contar com um modelo pré-cadastrado otimiza o tempo gasto numa consulta, pois automatiza o preenchimento das informações, possibilitando ao profissional de saúde manter o foco no atendimento mais humanizado oferecido aos pacientes.

Como saber se o prontuário eletrônico é seguro?

Há muitos softwares clínicos no mercado, portanto, antes de escolher o melhor prontuário eletrônico para a sua clínica é primordial selecionar aquele que se adeque às necessidades do seu negócio, sem deixar de ajustar-se aos critérios já listados, a fim de que essa ferramenta venha a acrescentar à sua clínica e não prejudicá-la.

Um software médico precisa garantir que o prontuário eletrônico seja seguro e assegure a privacidade das informações fornecidas pelos pacientes. O Software de gestão clínica da Feegow possui a Certificação SBIS-CFM, que garante a privacidade e segurança dos dados fornecidos ao sistema, atestando que não haja a perda ou manipulação dessas informações, visto que é importante certificar-se de que esses dados não serão alterados ou adulterados após inseridos no prontuário do paciente.

Deve-se, também, permitir que somente algumas pessoas tenham acesso a esses dados e que esses dados sejam liberados a terceiros somente com a permissão de um responsável, ele deve manter os níveis em que essas informações poderão ser visualizadas por profissionais da saúde e funcionários da clínica. Portanto, contar com um software que garanta tudo isso, facilita a rotina diária de sua clínica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 8 =

Rolar para cima