prescrição online

Prescrição médica digital: vá além do consultório!

A prescrição médica digital é gerada por dispositivos digitais, entre eles os softwares para médicos. Logo, a prescrição online facilita, não só a vida dos seus pacientes, como também o trabalho de profissionais da saúde, reduzindo o tempo de atendimento e agilizando o início do tratamento aos pacientes.

A transformação digital também chegou às clínicas e consultórios! Você já usa a prescrição médica digital? Quer saber como usar? Continue a leitura e fique por dentro!

Inicialmente, a prescrição online possibilita que o modelo tradicional de prescrição médica em papel seja substituído com a ajuda da tecnologia aplicada à saúde. 

Entretanto, se você ainda tem dúvidas quanto à legalidade da ferramenta, saiba que o CFM já tem um serviço para validar receitas e atestados assinados digitalmente, não há porquês para não investir nesta tecnologia!

Quer entender um pouco mais sobre a prescrição médica digital? É só continuar lendo para se aprofundar ainda mais no assunto. Vamos lá?

 

O que é prescrição médica digital?

A prescrição digital é a mesma prescrição médica que você emite para o seu paciente em consultório orientando qual o melhor caminho para o tratamento de doenças. A diferença entre elas está no formato

Sem contar na redução de erros por ilegibilidade, optar pela prescrição online reduz o tempo dos atendimentos e facilita a vida do paciente, que já pode iniciar o tratamento de imediato. Sendo assim, os ganhos para a rotina médica são muitos!

Isso é possível porque não é necessário preencher manualmente a sua prescrição, afinal, um software de prescrição médica faz isso por você. Como consequência, em poucos cliques, você envia a receita médica para o paciente por SMS ou e-mail com uma assinatura digital.

 

O que deve conter em uma prescrição médica digital?

Além de todos os elementos que compõem uma prescrição médica, não pode faltar a assinatura digital. Esse é um elemento importante porque é o que garante a autenticidade do documento. 

Essa é mais uma das tecnologias na saúde que vieram para facilitar a rotina de médicos! Porque, com a telemedicina você pode cuidar dos seus pacientes sem estar no consultório e sem perder a qualidade dos atendimentos.

Seguir as normas do CFM para uma boa prescrição médica é fundamental para, além de garantir o tratamento adequado de seus pacientes, evitar implicações legais por erros médicos! 

❗Uma dica: Aqui neste post você vai ter todas as informações para adquirir a assinatura digital e assinar suas receitas hoje mesmo!

 

Como checar a prescrição médica digital?

E se o seu paciente questionar sobre a autenticidade da receita médica, o que fazer? Dúvidas podem surgir o tempo todo, afinal, apesar de já ser praticada há algum tempo, as prescrições online ainda são novidade de maneira geral!

Você tem algumas formas bem práticas de checar a prescrição digital, acessando a plataforma do CFM ou até mesmo por meio do QR Code gerado pela sua assinatura digital.

💡 O seu software de prescrição médica precisa ter este recurso, ok? É a garantia de que seu paciente vai ter acesso aos medicamentos!

Além disso, há mais benefícios em usar a prescrição online do que você pode imaginar!

🗸 Sem erros por problemas de caligrafia e falta de legibilidade da letra do médico;

🗸 Fácil integração entre suas prescrições e o prontuário do paciente;

🗸 Garantia de maior segurança para os dados dos seus pacientes! 

Gostou do nosso conteúdo? Quer se aprofundar ainda mais nesse tema? Dê uma olhada nos textos que listei abaixo e depois nos conte como essas dicas te ajudaram a impulsionar o seu negócio!

  1. Saúde Digital no Brasil: fique por dentro desta estratégia!
  2. Receita Digital: descubra como usar a prescrição online seguindo as normas do CFM;
  3. Dados digitais em clínicas: como garantir a segurança de dados médicos?
  4. Telemedicina na Prática: aprenda como aplicar a tecnologia no seu dia a dia.