potencializar agenda médica

Descubra como potencializar a sua agenda médica

Se o seu objetivo é aumentar o número de pacientes na sua clínica, fique ligado nas 5 dicas para potencializar a sua agenda médica que estão listadas no post de hoje!

 

Você já passou pela situação de estar com a agenda vazia, sem atendimentos em determinado dia? Seus pacientes faltam e os horários vagos não são preenchidos? Você já sentiu que a sua agenda está engessada e a gestão dela torna-se um desafio?

 

Como você deve saber, a gestão inteligente da agenda é uma das partes fundamentais para manter uma rotina sem complicações na sua clínica. Por isso, é preciso controlar a quantidade de pacientes no dia, reduzir o número de faltas e investir na fidelização!

 

Pensando nisso, conquistar mais pacientes faz com que a sua clínica cresça, refletindo diretamente na sua receita! Mas, calma! Parece ser complicado à primeira vista, porém,  com um bom planejamento, é possível potencializar a sua agenda e ampliar a quantidade de pacientes em sua clínica! 

 

Se você quer saber como fazer isso e ainda fidelizar seus pacientes e atrair novos, continue a leitura! Separei neste post 5 dicas que vão te ajudar a aumentar o potencial da sua clínica sem perder a qualidade do atendimento prestado aos seus pacientes!

 

Primeiros passos para potencializar a sua agenda:

Caso você ainda não faça parte do grupo da modernização, não fique para trás! Um dos primeiros passos para ter uma boa gestão clínica é a adesão a um software clínico. Não se desespere, se você ainda não sabe qual o melhor software para a sua clínica, invista na pesquisa de mercado!

 

O software médico fica responsável por automatizar a sua clínica do agendamento até a gestão financeira. Confira algumas vantagens de implementar o uso de um software clínico no seu negócio:

 

  • Mais segurança aos dados dos pacientes;
  • Agilidade nos processos médicos;
  • Qualidade e humanização nos atendimentos;
  • Redução de custos da clínica.

Além disso, uma boa gestão dos processos da sua clínica também pode te ajudar a potencializar a sua agenda. Por isso, nada disso é possível sem a automatização, sendo assim, invista na automação dos processos médicos sem medo!

 

Em muitos casos, a clínica tem o desejo de maximizar a produtividade da equipe, ampliando o número de pacientes atendidos, sem deixar de oferecer ao paciente um atendimento humanizado e focado nas necessidades dos indivíduos. 

 

Mas, se você é daqueles que ainda não sabe por onde começar, continue com a gente e saia sempre na frente, oferecendo novidades e inovações para os seus pacientes! 

 

A seguir, você terá dicas eficazes para aumentar o número de pacientes em sua clínica e não ter mais dificuldades com sua agenda vazia!

 

1. Priorize uma gestão Inteligente

Para manter a sua clínica funcionando bem, você pode apostar em ter uma gestão mais inteligente da sua agenda. Pode parecer complicado para quem não tem familiaridade com a parte administrativa de uma clínica, mas, não se desespere, a solução está nas linhas a seguir!

 

Hoje, softwares de gestão médica são capazes de potencializar a sua agenda médica  e facilitar tanto o trabalho da recepção quanto do médico. Pensando nisso, a gestão inteligente da sua clínica aliada a uma equipe engajada e motivada é sinônimo de eficiência e melhorias na rotina da sua clínica. 

 

Com isso, a sua clínica pode evitar os problemas com encaixes de pacientes, ampliar os horários de atendimento, reduzir o número de faltas e, se houver, preencher rapidamente os horários livres para manter a rotatividade de pacientes na sua clínica em alta!

 

Sendo possível, além disso, controlar o tempo das consultas, para que o médico possa atender mais pacientes e impactar positivamente a receita da sua clínica!

 

2. Invista em outras formas de Agendamento de Consultas

Já pensou em aumentar a sua presença na internet? Como já sabemos, os meios de comunicação estão cada vez mais presentes na internet e fazer parte deste universo pode ser bem lucrativo para a sua clínica! 

 

Estar ativo nas redes sociais se torna indispensável e facilita a comunicação entre você e seus pacientes. Oferece comodidade e segurança, ou seja, o paciente não precisa sair de casa, e os dados dos pacientes ficam seguros em sigilo absoluto.

 

É uma parceria entre a sua clínica e seus pacientes. Investindo na satisfação deles, sua agenda sempre estará cheia, já que, como você deve saber, é mais fácil fidelizar os pacientes antigos do que conquistar novos. 

 

Mas, como isso é posto na prática? Simples. O paciente, dentro de sua casa, conectado a algum aparelho ligado a internet, consegue realizar as próprias marcações de acordo com os horários disponíveis dos médicos. 

 

Você pode disponibilizar essa nova forma de agendamento através das redes sociais. Com isso, amplia a sua presença online, ou seja, faz a sua clínica ser vista, e estreita ainda mais o relacionamento com seus clientes. 

 

telemedicina sem custos

 

3. Utilize o Prontuário Eletrônico:

Se o foco da sua clínica é o bem-estar dos seus pacientes, a utilização do prontuário eletrônico te ajuda a ter na palma da mão todas as informações de seus clientes. Além de possibilitar ao médico ter concentrado em um único lugar as informações de seus pacientes. 

 

Com certeza você deve estar se perguntando como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) pode te ajudar a maximizar os atendimentos na clínica. Para que não reste dúvidas, as razões são: Agilidade e Segurança. 

 

As informações estão separadas da sua recepção através de dois cliques. Isso facilita na hora de preencher os horários vazios na agenda do médico ou até mesmo realizar encaixes para ampliar o número de atendimentos.

 

O Prontuário Eletrônico traz uma vantagem muito importante que é: se houver a troca de profissionais durante o dia, as informações dos pacientes ficam disponíveis para todos! Ou seja, não existe a possibilidade de um paciente se “perder” em meio a tantos arquivos em papel, pois seus dados estarão sigilosamente armazenados em Nuvem. 

 

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não utilizar o prontuário eletrônico, separei neste artigo dicas de como avaliar qual o melhor prontuário eletrônico para a sua clínica!

 

4. Utilize a Confirmação Automática de Consultas:

Outro impasse que a sua clínica pode encontrar é necessidade de reduzir o número de faltas dos pacientes. Você já deve ter passado por essa situação e sabe como é frustrante! Uma boa forma de diminuir o nível de absenteísmo em sua clínica é utilizar a confirmação de consultas automática

 

Funciona assim: o seu paciente, por meio de um SMS ou Whatsapp, vai informar à sua recepção se pode comparecer à consulta. Essa ferramenta possibilita que a sua secretária consiga marcar as consultas de outros pacientes caso ocorram desistências. 

 

Esse recurso está disponível em softwares clínicos, e pode potencializar a sua agenda médica, com fácil visualização, para facilitar o trabalho da sua recepção e otimizar as tarefas da clínica!

 

5. Mantenha o foco em um bom atendimento:

Como já disse mais acima, fidelizar clientes é menos custoso do que atrair novos. Pode parecer complicado, afinal, nem sempre é fácil agradar a todos, no entanto, com um bom planejamento você pode fidelizar seus pacientes e ter a agenda sempre lotada!

 

Invista no atendimento mais humanizado, entenda que cada paciente é único e importante. Coloque-se no lugar de consumidor, ser atencioso com cada um deles é o primeiro passo para fidelizá-los! 

 

Portanto, além de inovar com os recursos tecnológicos, não se pode esquecer do principal: humanidade! 

 

Se a sua recepção fica sobrecarregada de funções como atender telefonemas, responder e-mails, marcar consultas e receber bem o paciente que chega à clínica, isso pode ser um indicador de que as tarefas não estão otimizadas e você pode perder a chance de fidelizar seus pacientes. 

 

Parece difícil, mas não se desespere! Você deve disponibilizar múltiplos canais de comunicação, além do famoso telefone! Hoje, com a tecnologia, sua clínica pode se comunicar com seus pacientes através das Redes Sociais, como Instagram, e aplicativos de mensagens, como Whatsapp. 

 

Qual dessas opções utilizar fica a seu critério, mas, se você quer se aprofundar ainda mais neste assunto e melhorar o atendimento na sua clínica, não deixe de conferir este texto.

 

Com essas dicas, planeje-se! Conte para a gente como todas essas dicas eficazes te ajudaram a potencializar a sua agenda médica!

 

Perguntas frequentes:

Agenda médica online pode me ajudar a gerar mais receita?

Sim! Trabalhar com um software médico que tenha uma agenda online é um ótimo meio para aumentar e  facilitar o agendamento dos seus pacientes.  Assim você pode enviá-la para pacientes através de emails, sms, whatsapp e outros meios.

Marketing médico pode me ajudar a aumentar consultas?

O marketing médico é um dos meios de atrair mais pacientes para sua clínica. Explorar redes sociais, SEO, mídia paga e muitos outros recursos de marketing aumentará sua visibilidade.

Como escolher a melhor agenda médica?

Busque ferramentas de agendamento que possuem integrações, segurança de dados e que seja fácil de usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + quatro =

Rolar para cima