Março Lilás: Mês da Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero

O que é Março Lilás?

Prevenção é sempre a melhor maneira de resolver qualquer doença. E já que o terceiro mês do ano é dedicado às mulheres, o Março Lilás vem para conscientizar sobre o combate ao câncer de colo uterino.

Segundo o INCA, estima-se que 16.590 novos casos sejam diagnosticados em 2022 no Brasil. A importância de realizar essa campanha se dá pelo fato de que na grande maioria das vezes esse câncer pode ser evitado.

O que é o câncer de colo de útero?

Esse câncer está relacionado à infecção sexualmente transmissível causada pelo HPV, o Papilomavírus Humano. O vírus ataca a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) e provoca verrugas anogenitais na região genital e ânus, além do câncer.

Sintomas:

Esse tipo de câncer tem um desenvolvimento lento, e não possui sinais na sua fase inicial. Os sintomas aparecem apenas quando a doença já se encontra em um estágio mais avançado, com a aparição de:

• Sangramento vaginal anormal;
  • Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue;
  • Sangramento e dor durante ou após a relação sexual;
  • Dor na região pélvica;
  • Problemas ao urinar ou evacuar;
  • Sangue na urina.

Como prevenir?

Meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos devem tomar a vacina contra o HPV, disponibilizada nos postos de saúde. Esse método previne 70% dos casos e 90% das verrugas genitais.

Por se tratar de uma DST, outra forma de prevenção é a utilização de preservativos durante uma relação sexual.

março lilás infográfico