indicadores de desempenho para clínica médica

Quais são os principais indicadores de desempenho para clínica médica?

Os indicadores de desempenho para clínicas são muito importantes para avaliar as melhores estratégias. Além disso, os indicadores de desempenho são ferramentas de gestão presentes em qualquer empresa, um bom gestor deve identificar todos os pontos em que o seu negócio precisa de melhorias.

 

Você sabe quais são os principais indicadores de desempenho para clínicas médica e como utilizá-los no seu negócio? Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

 

Para gerir um negócio, seja ele qual for, o conhecimento sobre os indicadores financeiros é essencial.  Aliás, um bom gestor deve identificar todos os pontos em que o seu negócio precisa de melhorias. Por isso, os indicadores de desempenho são muito utilizados. 

 

A princípio, os indicadores de desempenho para clínicas são ferramentas de gestão presentes em qualquer empresa. Certamente, você vai perceber que eles também fazem parte da rotina de clínicas e consultórios, auxiliando na busca por melhores resultados.

Tais indicadores vão auxiliar você no desenvolvimento e acompanhamento dos serviços que são efetuados na clínica, incluindo consultas, exames e até mesmo a venda de produtos. 

Em poucas palavras, a finalidade dos indicadores de desempenho para clínicas passa pelos seguintes pontos:

 

Manter você atento aos processos da clínica;

– Saber em tempo real como andam os seus negócios;

– Acompanhar as métricas da sua clínica;

– Garantir a saúde do seu financeiro;

– Impulsionar ainda mais o seu negócio. 

 

Este texto foi pensado especialmente para quem quer aprender a identificar, analisar e aplicar os indicadores de desempenho para melhorar a gestão financeira da sua clínica médica. 

Continue a leitura e descubra!

Vamos começar?

O que são indicadores de desempenho para clínicas?

Para gerir um negócio, seja ele qual for, o conhecimento sobre os indicadores de desempenho é fundamental. Por isso, os indicadores funcionam como medidas de performance, com métricas capazes de fornecer números reais para analisar resultados. 

 

Resumindo, são ferramentas capazes de mensurar resultados de estratégias aplicadas em seu negócio em determinado período de tempo. Com isso, você consegue visualizar resultados, identificar em quais áreas está errando e apostar em melhorias, além de verificar como anda a gestão da sua clínica.

Como analisar os indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho para clínicas são os meios que te ajudam a alcançar as suas metas, visto que para que os indicadores de desempenho possam contribuir para o crescimento do seu negócio, é necessário alinhá-los com o planejamento estratégico. 

 

E não é só isso, ter em mente quais são os seus objetivos são fundamentais para definir as melhores estratégias para alcançar as suas metas. Desse modo, será muito mais simples mensurar os resultados obtidos. 

Ainda assim, com o objetivo em mente, você precisa selecionar alguns tipos de KPI’s (Key Performance Indicator) para colocá-los em prática e alcançar os objetivos desejados. Conheça alguns:

 

  • Produtividade:  em resumo, está relacionado a produtividade do seu time de colaboradores, sendo essencial investir no crescimento da sua equipe. 
  • Qualidade: em poucas palavras, relaciona-se com o indicador de produtividade, pois está diretamente ligado a qualidade do atendimento prestado por você.
  • Estratégicos: em síntese, auxiliam você na tomada de decisões, além de mensurar quais áreas necessitam de melhorias.   

 

Não é novidade que o desempenho da sua clínica, em números, é importante também para garantir um atendimento de qualidade aos seus pacientes. Ao mesmo tempo que aumenta a chance de fidelização de pacientes, atrai novos clientes para sua clínica. 

 

Por isso, a análise constante é tão primordial, pois te ajuda a impulsionar o seu empreendimento a uma alta performance, preocupado não apenas com o lucro, mas sim com o bem-estar dos seus pacientes. 

Principais indicadores de desempenho financeiro para clínicas?

Os principais indicadores, ou seja, aqueles que estarão mais presentes no dia a dia da clínica, são os medidores de lucratividade e rentabilidade. 

Além disso, você também pode medir a satisfação dos pacientes, a taxa de permanência do paciente em sua clínica, absenteísmo e tempo de espera.

Lembre-se de que, ao utilizar as KPI’s (Key Performance Indicator) para mensurar seus resultados, é necessário escolher aquelas que tem a ver com o seu negócio. 

 

Estes indicadores são, em unanimidade: 

  • Lucratividade: tem relação direta com o lucro obtido das vendas, ou atendimentos, realizados em determinado período;
  • Rentabilidade: relaciona-se diretamente com o lucro obtido através de investimentos;
  • Estrutura de Capital: está ligado às dívidas do seu negócio e se a sua receita consegue cobrir todas elas sem haver prejuízo;
  • Liquidez: verifica a disponibilidade do seu orçamento de determinado período em cobrir com despesas financeiras futuras; se o valor consegue quitá-las em um período mais curto de tempo;
  • Atividade: auxilia na transformação das suas contas em vendas.

Metas e indicadores de desempenho para garantir a experiência do cliente:

1. Satisfação dos pacientes

Você sabe como garantir a satisfação dos pacientes? Apesar de complicado, algumas ações pontuais podem oferecer uma boa experiência para o paciente. Garantindo, assim, a sua satisfação e, posteriormente, a fidelização.

Desse modo, gerenciar bem a fila de espera, oferecer boas opções de pagamento e ter agilidade nos processos impacta positivamente o olhar que o seu paciente tem sobre o seu negócio.  

Não se esqueça de elaborar pesquisas de satisfação ou aplicar o NPS na sua clínica ou consultório para identificar possíveis melhorias nos seus atendimentos!

2. Tempo de espera


Uma das principais causas de insatisfação em clínicas é o tempo de espera para realizar um atendimento médico. Diante disso,
é indispensável avaliar e garantir uma boa gestão da sua sala de espera. 

Como você mesmo já sabe, entender os principais gargalos e corrigi-los é a maneira mais eficaz de evitar uma dor de cabeça no futuro!

3. Taxa de permanência

Este indicador de desempenho está relacionado a faltas em atendimentos ou desistência em tratamentos. Portanto, pesquisar sobre as causas de desistências e absenteísmo na sua clínica, pode te ajudar a melhorar a experiência do paciente e reduzir os buracos na agenda. 

Se você identificar que a taxa de permanência é baixa, é preciso investir em maneiras para reverter a situação, seja melhorando a experiência do paciente ou acompanhando de perto seu histórico de agendamento e tratamentos.

Perguntas frequentes:

Como analisar indicadores de desempenho?

Ter em mente quais são os seus objetivos são fundamentais para definir as melhores estratégias para alcançar as suas metas. Feito isso, será muito mais simples mensurar os resultados obtidos.

Quais são os indicadores de desempenho?

Os principais indicadores, ou seja, aqueles que estarão mais presentes no dia a dia da clínica, são os medidores de lucratividade e rentabilidade. Além disso, você também pode medir a satisfação dos pacientes, a taxa de permanência do paciente em sua clínica, absenteísmo e tempo de espera.

Como analisar o desempenho de uma clínica?

Os indicadores funcionam como medidas de performance, com métricas capazes de fornecer números reais para analisar resultados. Para gerir um negócio, seja ele qual for, o conhecimento sobre os indicadores de desempenho é fundamental.