Tudo o que você precisa saber sobre home care

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home care

O home care é um tipo de serviço de saúde ainda pouco conhecido, mas que vem crescendo a cada dia no Brasil.

De acordo com dados do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), em média, as 40 empresas associadas apresentaram um crescimento de 15% em 2020

Uma das causas desse crescimento está relacionada à pandemia, que fez muitas dessas empresas acelerarem seus planos de crescimento para atender às novas demandas.

Como consequência, cresce também a necessidade de qualificação dos profissionais, para que possam atuar nessa modalidade.

Nesse sentido, a área tem o potencial de amadurecer mais rápido nos próximos anos. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre o assunto.

Continue a leitura e descubra o que exatamente é oferecido no serviço de home care e quais os seus benefícios!

O que é home care? 

O home care é o atendimento de saúde realizado na casa do paciente. 

Em inglês, “home” significa “lar ou casa” e “care” significa “cuidado”. Logo, home care pode ser traduzido livremente como o cuidado em casa.

Este serviço é recomendado para oferecer mais conforto ao paciente, principalmente quando ele possui dificuldade de locomoção. 

O atendimento pode ser desde uma consulta médica mais simples até a internação na residência.

Para que a assistência seja feita em casa, é vital que exista um suporte especializado.

Isto é, o paciente deve ser visitado regularmente por uma equipe multidisciplinar, que pode incluir enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Além disso, é necessário contar com estrutura ambulatorial e equipamentos de suporte de vida ou monitoramento remoto para pacientes que precisam de cuidados contínuos.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamenta a atuação do home care na área da Saúde por meio da resolução n° 1.668/2003

A lei estabelece as normas técnicas necessárias à assistência domiciliar do paciente e define as responsabilidades do médico, do hospital e das empresas, sejam públicas ou privadas, envolvidas. 

Resumimos abaixo algumas das principais normas que regulam o serviço de home care:

  • As empresas responsáveis pela assistência ao paciente internado em regime domiciliar devem ter um hospital de retaguarda para internação, caso surja alguma condição que impeça a continuidade do tratamento em casa;
  • Essas empresas devem manter um médico de plantão disponível 24 horas para atender os eventuais agravamentos do quadro clínico do paciente;
  • Equipes multidisciplinares de assistência a pacientes internados em domicílio devem ser compostas de profissionais de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço Social, Nutrição e Psicologia;
  • A assistência domiciliar só poderá ser feita após avaliação médica, registrada em prontuário específico;
  • Empresas que prestam serviço de home care devem atender às condições mínimas para uma boa assistência. Isto é:  
    • Dispor de ambulância para remoção do paciente;
    • Ter todos os recursos de diagnóstico, tratamento, cuidados especiais, materiais e medicamentos necessários;
    • Oferecer os cuidados especializados necessários ao paciente;
    • Oferecer serviço de urgência próprio ou contratado com plantão 24 horas e garantia de retaguarda.

Por que atender home care?

O atendimento home care possui muitas vantagens tanto para os pacientes como para os profissionais da saúde e as empresas do setor.

Uma delas é a redução de custos hospitalares relativos à manutenção da estrutura para manter os cuidados aos pacientes com doenças crônicas.

Quando esses pacientes alcançam um quadro estável, é possível que eles retornem para casa e continuem a receber os cuidados ambulatoriais, liberando leitos para pessoas em estado mais grave. 

Para o paciente, é mais cômodo se recuperar em casa, fora da rotina hospitalar; evitando também os riscos de contaminação e infecção.

Outro ponto importante é que essa modalidade possibilita um atendimento humanizado.

Isso porque a equipe pode trabalhar em um ambiente mais tranquilo e ajudar na instrução de cuidadores e familiares. 

Desse modo, a assistência ao paciente é potencializada, fazendo com que a recuperação seja mais rápida.

Como funciona o home care? 

O home care funciona por meio de serviços de cuidado hospitalar prestados na casa do paciente, que pode ser classificado de 2 (duas) formas:

Cuidados ambulatoriais

Aqui, o paciente recebe a visita de médicos, enfermeiros e terapeutas com a mesma frequência que receberia se estivesse em um hospital.

Internação domiciliar

Quando o paciente está estável, ele tem a opção de realizar a internação domiciliar.

Desse modo, é montada uma estrutura hospitalar em sua casa, com uma agenda de cuidados profissionais oferecidos por médicos, enfermeiros, terapeutas e nutricionistas.

Em ambos os casos, o paciente possui todo o suporte de saúde necessário para a sua recuperação, mas sem cuidados como banho e alimentação.

Diferença entre cuidadores e home care

É preciso diferenciar o trabalho feito pelos cuidadores do atendimento que o home care entrega. Embora, muitas vezes, o paciente precise de ambos os tipos de serviço.

O home care demanda conhecimentos mais técnicos para a manutenção da saúde. 

Neste tipo de serviço, é preciso fazer procedimentos como a aplicação de medicamentos, além de ter a ajuda de outros profissionais para acompanhar a evolução do tratamento.

Já os cuidadores oferecem o auxílio básico de apoio para que o paciente consiga realizar as tarefas do seu dia a dia. Principalmente, para aquelas pessoas que sofrem de doenças que limitam a sua autonomia.

Quais são os serviços oferecidos no home care? 

Os serviços de home care são variados e podem atender os mais diversos níveis de tratamento dos pacientes. Eles podem ser classificados em 3 (três) tipos:

Internação domiciliar

Indicado para pacientes que precisam de mais atenção, apesar de estarem estáveis. 

Nesse caso, a presença de um enfermeiro deve ser constante, além da criação de uma estrutura com equipamentos de suporte à vida.

Monitoramento

Aqui, a equipe realiza visitas periódicas para verificar as condições de saúde do paciente.

É indicado para pessoas com quadros crônicos para a adaptação a uma nova rotina. 

Atendimento

Trata-se de um atendimento ambulatorial, no qual são realizadas consultas, cuidados de enfermagem, exames simples, orientações nutricionais, fisioterapias e administração de medicamentos.

O que é necessário para atender home care? 

Além da equipe multidisciplinar que mencionamos, para atender home care, é necessário ter equipamentos – que podem variar conforme o quadro clínico de cada paciente.

Contudo, alguns são essenciais para todos os casos. Por exemplo:

  • Medidor de pressão;
  • Estetoscópio;
  • Autoclave;
  • Oxímetro;
  • Desfibrilador. 

Para casos mais complexos, a lista ainda inclui:

  • Cama hospitalar;
  • Mesa para refeição;
  • Andadores;
  • Cadeira de rodas ou higiênica;
  • Respiradores.

Principais desafios do home care

Mesmo que o atendimento médico em casa esteja se popularizando, a modalidade ainda é desconhecida por muitas pessoas.

Assim, um dos desafios do home care se dá no campo da divulgação, a fim de que ele chegue a mais pessoas.

Essa questão passa pela falta de padronização dos planos de saúde, que não deixa tão claro os casos em que o serviço pode ser solicitado.

Existem também limitações relacionadas à capacitação dos profissionais que compõem a equipe para esse tipo de serviço.

A equipe que atua no home care também enfrenta algumas dificuldades em sua rotina de trabalho, tais como:

  • Pacientes e familiares que não conhecem o serviço o suficiente para saber o que está incluso. Em geral, a confusão acontece pela falta de clareza sobre a diferença entre a função desempenhada por cuidadores e profissionais do home care;
  • Indisponibilidade de equipamentos e infraestrutura adequada, que acabam sendo adquiridos pelos próprios pacientes;
  • Pouco investimento na qualificação dos profissionais.

Outro desafio acontece no campo da legislação, pois muitas vezes ela é insuficiente para os profissionais decidirem sobre a elegibilidade do paciente.

A relação entre home care e telemedicina

A Telemedicina é uma ótima aliada do home care para atender demandas, como laudos médicos.

Com ela, os exames realizados na casa do paciente podem ser interpretados por um médico especialista à distância.

Isso é possível graças à troca de informações médicas feita por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

O CFM permite que testes simples possam ser conduzidos por enfermeiros e técnicos de enfermagem capacitados, mas devem ser interpretados por um especialistas na área do exame.

Como nem sempre a equipe de home care possui especialistas, a Telemedicina surge como uma ótima solução para esse problema.

A Telemedicina permite o envio de imagens e gráficos dos testes de diagnóstico, obtendo seus resultados em minutos.

Após fazer os procedimentos com o auxílio de aparelhos médicos portáteis, o profissional compartilha esse registros com um especialista via plataforma de Telemedicina.

Basta que ele tenha um dispositivo conectado à internet, pois o sistema fica hospedado na nuvem.

Em seguida, os especialistas analisam os arquivos e anotam dados e conclusões em um laudo médico online.

5 benefícios no home care

A modalidade do home care traz benefícios para os pacientes (que podem realizar seu tratamento com mais comodidade), profissionais da saúde e instituições médicas. 

Confira a seguir as principais vantagens desse tipo de serviço: 

1. Independência do paciente

As únicas normas do home care estão relacionadas às prescrições da equipe de saúde e da estrutura. 

Diferentemente do que acontece em hospitais e consultórios, que possuem um regimento interno com regras de funcionamento – como horário de visitação -, no home care, não existem essas obrigatoriedades para os pacientes.

Eles podem receber visitas no horário que acharem mais adequado, elaborar seu próprio plano de alimentação com a ajuda de nutricionistas e não precisam esperar na fila para receber o atendimento. 

2. Diminuição do risco de infecção

É comum que o paciente tenha infecção bacteriana durante a internação hospitalar. Isso acontece, principalmente, por 3 (três) motivos: 

  • Realização de procedimentos invasivos, como cirurgias e exames;
  • Desequilíbrio da flora bacteriana; 
  • Diminuição do poder de ação do sistema imune. 

Quando o paciente é atendido em casa, se torna mais fácil evitar esses problemas. 

3. Atenção individualizada 

O atendimento em casa ainda facilita o trabalho da equipe de saúde. Como é individual, não há fila de espera e sobra mais tempo para dedicar atenção ao paciente. 

Assim, a equipe pratica a escuta e o acolhimento às pessoas de forma mais próxima e empática. 

4. Conforto do paciente

Com o home care, o paciente é atendido no conforto de seu lar. 

Além de não precisar se deslocar até uma unidade de saúde, ele pode ser acompanhado por seus familiares a todo momento. 

Isso ameniza o tratamento e até mesmo acelera o processo de recuperação.

5. Redução do tempo de internação no hospital

Continuar o tratamento em casa possibilita que o paciente tenha alta cedo do hospital, diminuindo o estresse que essa situação pode causar. 

Nesse sentido, promover a saúde e o bem-estar em um ambiente familiar faz com que o paciente se sinta mais à vontade e obtenha melhores resultados. 
Agora que você já conhece mais sobre o home care e viu como a Telemedicina contribui para a modalidade, confira o software de Telemedicina da Feegow e conheça todos os recursos que a ferramenta oferece!

Perguntas frequentes:

O que é home care?

O home care é o tipo de serviço de saúde realizado na casa do paciente para oferecer mais conforto.

Por que atender home care?

Para que o paciente tenha um processo de recuperação mais confortável junto a seus familiares, o que torna o atendimento humanizado.

Quais são os serviços oferecidos no home care?

Os serviços oferecidos no home care incluem consultas, cuidados de enfermagem, exames simples, orientações nutricionais, fisioterapias e administração de medicamentos.

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