Por que ser um ginecologista online e como funciona o atendimento?

Compartilhe:

ginecologista online

Por conta da pandemia, a área da saúde precisou se adaptar às necessidades de segurança e isolamento social. Com isso, dermatologistas, psiquiatras, fisioterapeutas, entre outros profissionais da medicina iniciaram atendimentos virtuais. Essa situação não é diferente para ginecologista online

Para alguns médicos, pode ser difícil imaginar como funciona uma consulta para essa especialidade. Mas, a realidade é que a telemedicina no Brasil está em alta, visto que entre 2020 e 2021 mais de 7,5 milhões de atendimentos foram feitos. 

Os pacientes passaram a enxergar valor nessa modalidade de comunicação, vendo-a como uma alternativa moderna e cheia de vantagens. Quer entender mais sobre como ser um ginecologista online e quais são os benefícios desse tipo de consulta? Então continue sua leitura!

O que devo fazer para oferecer o serviço de ginecologista online?

O primeiro passo para oferecer o serviço de ginecologista online é escolher uma boa plataforma de teleconsulta. É através dela que você conseguirá oferecer segurança, conforto e qualidade para seus pacientes. 

Assim, você conseguirá fazer a anamnese, sanar dúvidas e dar suporte à mulher para solucionar suas queixas ou sintomas. A única limitação do atendimento virtual é, claro, o exame físico. 

Mas isso não impede o médico de observar sinais, solicitar testes, receitar remédios e fazer o acompanhamento da paciente à distância. Por conta do software de teleconsulta, todas as questões médicas que não envolvem o contato direto são facilmente realizadas. 

Como implementar as consultas online na sua clínica ginecológica?

Você já reparou quantos atendimentos seus de fato não precisam de um contato direto com a paciente? Há uma série de situações em que a ginecologista tem apenas uma interação verbal com a mulher. Nesses casos o atendimento pode ser facilmente oferecido de maneira online. Alguns exemplos são:

  • Primeira consulta ou retorno;
  • Dúvidas e queixas de sintomas;
  • Recomendação ou troca de anticoncepcional;
  • Orientação de sexologia;
  • Avaliação de resposta a tratamentos;
  • Monitoramento da paciente;
  • Leitura de exames;
  • Entre outros.

Realizando essas consultas, é possível verificar se há necessidade de um atendimento presencial com avaliação física. Tudo depende da orientação que a ginecologista online dará para a paciente. 

Mas, em geral, os casos em que não é recomendado esse tipo de comunicação são quando há uma persistência ou piora dos sintomas, apresentação de corrimento, dores severas, lesões na vulva ou mamas, e até mesmo sinais de câncer uterino. 

O que é preciso para ser um bom ginecologista online?

Como foi dito, a telemedicina está crescendo cada vez mais, por isso é importante se destacar no mercado. Você pode realizar isso com:

Pontualidade

A consulta online é diferente do atendimento presencial, em que acontece muitas vezes da paciente chegar e precisar esperar. Para não transmitir frieza ou descompromisso, é importante o ginecologista online ser pontual. 

Para isso, procure criar intervalos entre seus agendamentos, para evitar atrasos recorrentes. Mas lembre-se de que cada tipo de consulta tem um tempo diferente, portanto é preciso levar em consideração qual o assunto e necessidade dela 

Atendimento humanizado

As chamadas em vídeo dificultam um pouco o sentimento de acolhimento e confiança. Isso porque ao falar com um computador, as pessoas tendem a não captarem com facilidade o tom de voz ou as expressões do profissional. 

Então, uma forma de ser um bom ginecologista online é praticando o atendimento humanizado. Ou seja, ter primeiramente empatia com a paciente, escutando com atenção suas queixas e tratando-a com respeito e delicadeza. 

Se comportar de maneira mais leve, olhando sempre para a câmera e com um bom humor fará com que sua consulta seja muito mais positiva. Nesses casos, são os detalhes que fazem a diferença. 

Explicações e detalhamentos

A telemedicina ainda pode ser uma grande novidade para muitos médicos, assim como para os pacientes. Portanto, para evitar complicações, o ideal é dar explicações prévias de como funciona o atendimento online. Isso fará com que você estabeleça inicialmente uma boa relação.

Informar o passo a passo e recomendações do que fazer e como se preparar para a consulta fará com que ela tenha maior qualidade e agilidade, dando assim uma maior satisfação para a mulher. 

Cuidando da imagem profissional

Mesmo que você não seja visto pessoalmente, é preciso cuidar da imagem dada para a paciente. Se arrume como um dia de trabalho normal, se vestindo de acordo. 

Além disso, procure fazer esses atendimentos online no seu consultório. Caso não seja possível, faça na sua casa, mas tomando o cuidado para o seu fundo ser uma parede (de preferência branca). 

É importante que a mulher veja um respeito do profissional, já que normalmente os assuntos tratados na clínica ginecológica são delicados e extremamente pessoais. 

Como funciona o atendimento com ginecologista online? 

Esse tipo de serviço é bem prático e ainda simplifica os procedimentos para o ginecologista. Em primeiro lugar, isso é observado na maneira em que a paciente marca seu horário. Ela pode olhar a disponibilidade no seu site e agendar automaticamente. 

Além disso, é a mulher que preencherá seus dados, e pode até já efetuar o pagamento da consulta, sem precisar falar com nenhuma pessoa. Então, no dia marcado, o próprio sistema envia um link para a videochamada para o e-mail, mensagem ou WhatsApp da paciente. 

Não há necessidade de utilizar aplicativos, tudo o que será preciso é um dispositivo com internet que tenha câmera e microfone. Assim, você conseguirá fazer o seu atendimento, gerar o prontuário, encaminhar exames e receitar remédios. 

O mais importante é estar em um local silencioso e você ter 100% de privacidade. Afinal, a segurança e a confiança são requisitos básicos para ser um ginecologista online

O sigilo médico nas consultas online

Conforme a apresentação da Resolução CFM nª 1.643, o profissional tem a obrigação de seguir as normas técnicas do Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre elas estão a guarda, manuseio e transmissão de dados, além da confidencialidade, privacidade e garantia do sigilo profissional.

Portanto, se você for consultar algum outro médico ou especialista para ajudar no diagnóstico ou oferecer uma segunda opinião sobre o caso, é preciso que a paciente concorde e dê permissão para isso. 

Também é preciso assegurar que o armazenamento das informações coletadas é feito de maneira correta e que siga a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Esse é um assunto muito importante, já que protege a integridade da mulher. Portanto, precisa ser implementado sem erros ou falhas. 

Como o ginecologista online pode oferecer um bom atendimento? 

Agora que você já sabe como funciona e o que é preciso para ser um bom profissional, chegou a hora de entender como oferecer um atendimento de qualidade. Há alguns detalhes que você pode cuidar, como: 

Ter uma boa plataforma online

Essa decisão é muito importante para você viabilizar seu trabalho. Pesquisar sobre softwares que ofereçam recursos e ferramentas apropriadas para um atendimento virtual é essencial. 

Pense que tudo o que você faz pessoalmente, agora precisará ser digitalizado. Portanto, o sistema precisa oferecer prontuários, agendamentos, marketing, métricas, controle financeiro, armazenamento de dados e históricos de exames. 

Com uma boa plataforma, ficará mais fácil centralizar todas as suas operações. E quando precisar da consulta física, você conseguirá acessar o sistema e localizar as informações importantes da sua paciente. 

Oferecer uma infraestrutura adequada

Agora que você já achou a sua plataforma ideal, garantir uma boa conexão de internet é primordial. Se o serviço contratado for de má qualidade ou na sua região não houver um sinal estável, você terá problemas. 

Assim como não possuir um equipamento adequado para videoconferências, já que esse será o seu meio de comunicação. Ter um dispositivo com uma boa câmera e microfone fará com que você consiga oferecer um ótimo atendimento. 

Mas lembre-se que consultas presenciais também podem acontecer. Portanto, é preciso estar preparado e ter um local apropriado para essa finalidade. 

Intercalar entre virtual e presencial

A telemedicina é um complemento que auxilia os profissionais no dia a dia e oferece maior conforto e praticidade tanto para o médico quanto para a mulher. Com ela você consegue fazer maiores encaixes na agenda, além de alcançar mais pessoas de diferentes realidades. 

Porém, ofertar apenas esse meio de consulta não é uma possibilidade para a área ginecológica. Os exames físicos também são necessários e essenciais. Por isso, é preciso intercalar o virtual com o presencial, para promover um trabalho completo e atender a todas as necessidades das pacientes.

Manter os cadastros sempre atualizados

Esse é um passo importante para a sua organização que evita erros e complicações nos atendimentos. Ter um sistema integrado que armazene todo o histórico da paciente, assim como atualiza de maneira automática os relatórios, fará com que você poupe tempo e não tenha falhas no processo. 

Além disso, é preciso que esse sistema possa ser acessado de qualquer lugar, já que nem sempre você irá atender seus pacientes do consultório. 

Quais são as vantagens de atuar como ginecologista online? 

A telemedicina oferece diversas vantagens para o ginecologista online. A primeira é a questão do deslocamento. Não há obrigatoriedade em frequentar a clínica diariamente, o que gera maior conforto e praticidade para o seu dia profissional e pessoal. 

Além disso, você também consegue atender e fazer um ótimo trabalho com pacientes acamadas, com restrições de mobilidade ou que necessitam de assistência integral. 

Com a pandemia, os cuidados para evitar contaminação de vírus respiratórios se tornaram evidentes. E ao atender as pacientes online, diminui-se a circulação delas nos consultórios, protegendo assim um maior número de pessoas. 

O sistema da telemedicina também é diferenciado, já que oferece segurança, automação, fácil acesso e armazenamento protegido aos dados. Dessa forma, é possível ver todos os históricos, informações importantes e até enviar receitas virtualmente. 

De modo geral, ao ser um ginecologista online, você possui:

  • Agilidade nos atendimentos;
  • Diminuição de tempo e dinheiro com deslocamento;
  • Aumenta a flexibilidade das consultas;
  • Facilita o acesso das pacientes aos prontuários e receitas;
  • Consegue oferecer horários diferenciados. 

A telemedicina ajudando nas consultas de saúde

Como foi dito, a telemedicina é a principal aliada para o ginecologista online. Seu conceito se resume em ser um processo de monitoramento dos pacientes virtualmente. Com ela, é possível trocar informações médicas, analisar resultados de exames e enviar prontuários, tudo de maneira digital. 

Seu sistema oferece segurança e praticidade, além de ser legalizada e cumprir as normas médicas exigidas. Além disso, você consegue oferecer um suporte maior às pacientes, solucionando suas dúvidas e questões sem precisar sair de casa. 

É uma excelente forma de fazer as mulheres se sentirem mais a vontade de expor sua vida sexual e íntima, já que elas estarão no conforto do seu lar. 

E ainda, segundo a pesquisa “Telemedicina no Brasil” realizada pelo Datafolha e Conexa Saúde, esse meio de comunicação é o futuro das consultas de saúde. Nela, é revelado que 90% dos pacientes ainda sem experiência com a telemedicina estão abertos a serem atendidos desta forma. 

Essa é uma realidade atualmente, por isso ser um ginecologista online é uma ótima opção para você! Para implementar esse serviço na sua clínica, conte com o Feegow Clinic. 

Ele oferece todos os recursos e ferramentas necessárias para realizar um atendimento ginecológico de maneira virtual. Conheça mais sobre o software e suas funcionalidades, clicando aqui!

Perguntas frequentes:

Como é ser um ginecologista online?

Para implementar esse serviço na sua clínica ginecológica, você precisa: contratar um software de telemedicina; possuir uma infraestrutura adequada; oferecer um atendimento humanizado; ter um dispositivo com câmera e microfone de qualidade.

Como funciona o atendimento com ginecologista online?

Todo o processo é feito de maneira virtual, desde o agendamento da consulta até o envio da receita e prontuário. Você pode entrar em contato previamente com a paciente para enviar recomendações para a consulta, e assim melhorar a qualidade do atendimento.

Quais são as vantagens de atuar como ginecologista online?

De modo geral, as vantagens para você, são: agilidade nos atendimentos; diminuição de tempo e dinheiro com deslocamento; aumenta a flexibilidade das consultas; facilita o acesso das pacientes aos prontuários e receitas; consegue oferecer horários diferenciados.

Siga a Feegow!

Posts recentes

Conheça a Feegow

Assine nossa newsletter!

Fique tranquilo, seus dados estão seguros conosco. Nós também odiamos spam!