gestão financeira de clínicas

Dicas para alcançar uma gestão financeira de clínicas de alta performance

Você tem dúvidas sobre como ter uma gestão financeira de clínicas em ordem? Não há mistério! Continue a leitura e saiba o que é essencial para o setor.

Sabemos que o principal foco das clínicas médicas é o atendimento dos pacientes, por isso, a sua equipe se mantém dedicada para oferecer todo cuidado e dedicação aos seus pacientes.

Entretanto, não é novidade que, além de focar nos atendimentos, a sua clínica precisa manter a atenção em outros setores.

Sendo assim, é necessário que o financeiro também seja prioridade, pois garantir o crescimento saudável da sua clínica também faz parte de um bom atendimento oferecido aos seus clientes.

Hoje, com tantas tecnologias disponíveis, ficou mais fácil garantir que a sua clínica mantenha as contas em dia. Como é possível?

Adquirindo um software de gestão, por exemplo, escolhendo pessoas especializadas no assunto para dar uma ajudinha na sua clínica, como também conferindo as dicas que eu trouxe neste post.

Continue lendo e veja algumas dicas para que você garanta uma gestão financeira de clínicas  de alta performance.

Qual a importância da gestão financeira de clínicas?

Provavelmente, em algum momento, você já deve ter se feito essa pergunta. Por que é importante ter uma boa gestão financeira? O que isso influencia no meu negócio?

A gestão financeira possibilita ter o controle sobre as movimentações financeiras, sejam elas gastos ou receitas. Pensando nisso, o departamento financeiro da sua clínica desempenha um papel importantíssimo no seu negócio.

Afinal, a gestão realiza um planejamento financeiro, analisa gastos e custos, além de melhorar o atendimento dos seus pacientes.

Como em qualquer empresa, a gestão financeira precisa ser eficiente a fim de manter a sua clínica em crescimento saudável, com as contas em dia e todas as despesas sob controle. 

Antes de tudo, você tem uma noção macro do seu negócio e consegue saber em que pontos é preciso melhorar, corrigindo erros e garantindo uma boa relação com seus pacientes. 

Veja abaixo algumas dicas do que não pode faltar no departamento financeiro da sua clínica:

Fluxo de Caixa

Saber tudo o que entra e o que sai da sua clínica é fundamental para garantir uma boa gestão financeira. Só assim será possível que o gestor analise a saúde financeira do seu negócio.

Por isso, o fluxo de caixa torna-se uma ferramenta necessária para o departamento financeiro da sua clínica, porque o fluxo de caixa dá ao gestor acesso a todas as despesas da clínica.

Sabendo exatamente quais são os lucros obtidos, é só visar aumentar a lucratividade do seu negócio e diminuir os gastos supérfluos, garantindo o crescimento saudável.

E como fazer um fluxo de caixa? O fluxo de caixa pode ser feito manualmente, com o auxílio das planilhas em excel, ou em softwares de gestão clínica, que fornecem a automatização desse processo. 

E já existe a possibilidade de controlar todas essas informações automaticamente. Assim, se reduz o tempo gasto com o trabalho manual e aumenta a produtividade dos colaboradores.

Planejamento Financeiro

Outra dica importantíssima é o planejamento financeiro. Já que para executar um plano é preciso muito planejamento, a fim de evitar o maior número possível de erros. 

Quanto menor os erros em gestão financeira de clínicas, maior será o retorno positivo dos seus pacientes. Uma clínica com problemas financeiros não oferece o melhor atendimento, pois seus colaboradores estão apreensivos com as contas em atraso. 

Caso o seu objetivo seja manter o seu negócio saudável para fazê-lo crescer e se desenvolver, precisa, antes de tudo, estabelecer metas. Defina as suas metas e objetivos. 

Investir em planejamento financeiro possibilita que você visualize como deseja a sua clínica nos próximos meses.

Para investir em crescimento e desenvolvimento, a sua clínica precisa focar nesse planejamento. Pensando nisso, você pode investir em uma consultoria financeira, com a ajuda de um especialista. 

Enquanto o consultor trabalha para gerenciar o financeiro da sua clínica, você pode focar a sua atenção em seus pacientes.

Mas lembre-se de acompanhar o planejamento, afinal você precisa saber o que está acontecendo com o seu negócio.

Software Médico

As tecnologias vieram para trazer praticidade em nosso dia a dia. Com isso, já não é mais necessário ficar horas na fila do banco para pagar uma conta ou precisar ir à clínica agendar uma consulta. 

Muitos avanços foram alcançados, facilitando as rotinas médicas, como, por exemplo, ter o seu fluxo de caixa totalmente automatizado, e também aproximar médicos e pacientes. 

Se você ainda tem dúvidas sobre a possibilidade de aderir a um software médico, há grandes benefícios que, apesar do investimento, vão ajudar a sua clínica a cuidar tanto dos pacientes quanto da parte financeira. 

Com um software médico pode-se automatizar o financeiro da sua clínica, receber do paciente no momento em que ele chega à clínica.

A agenda integrada ao financeiro traz a praticidade e automatiza todos esses dados, podendo ser atualizados a todo o momento.

Você também pode extrair relatórios das movimentações financeiras, gerar gráficos intuitivos de todas as contas, utilizar filtros para separar por profissional ou unidade e muito mais!

Logo, se a sua clínica possuir mais de uma unidade e muitos profissionais, sabendo, assim, qual a receita gerada a partir dos atendimentos de cada colaborador. 

Outra ferramenta importante é trazer na tela inicial do seu software as contas próximas do vencimento, dessa forma, evita-se que você se esqueça de pagar aquela conta de luz após o vencimento.

Repare, então, que multas e juros prejudicam a receita da sua clínica. Por isso, a dica mais importante é: mantenha suas contas em dia.

Curtiu o nosso conteúdo? Separei para você mais alguns temas sobre financeiro que vão ajudar a sua clínica ou consultório a ter uma ótima gestão financeira!

Perguntas Frequentes:

O que é Capital de Giro?

O Capital de Giro é a quantidade de recursos financeiros que a sua clínica precisa ter para continuar funcionando sem problemas. Resumindo, é o dinheiro que a sua clínica precisa ter todo mês para manter a continuidade das atividades no seu negócio.

O que é Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta que possibilita acompanhar bem de perto todas as movimentações financeiras da sua clínica ou consultório. Com isso, é possível acompanhar se há  saldo para Capital de Giro, para manter o financeiro da sua clínica saudável.

Para que serve o Planejamento Financeiro?

Quando bem planejado, o planejamento financeiro auxilia na tomada de decisão, estabelecendo metas e estratégias financeiras a curto e longo prazo para alcançar o objetivo do seu negócio.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação!