Por que a gestão em serviços de saúde é importante e como melhorá-la?

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gestão em serviços de saúde

gestão em serviços de saúde é uma das atividades mais importantes para atingir os objetivos da clínica, consultório ou hospital.

Principalmente porque a complexidade das instituições de saúde exigem um planejamento minucioso e processos bem definidos para evitar erros e garantir a qualidade dos serviços.

Se você trabalha na administração de uma clínica ou consultório, vale a pena estudar formas de aperfeiçoar esse processo.

Por isso, continue a leitura desse texto e entenda a importância da
 gestão em serviços de saúde e receba dicas de como melhorá-la!

O que é gestão em serviços de saúde? 

É um conjunto de processos administrativos que tem como objetivo direcionar estrategicamente os recursos financeiros e humanos de uma organização de saúde.

A gestão em serviços de saúde compreende processos como planejamento estratégico, coordenação e acompanhamento de métricas.

O planejamento estratégico consiste em estabelecer metas e objetivos para a clínica e definir quais ações devem ser realizadas para alcançá-los.

Em seguida é preciso executá-las apropriadamente o que exige um esforço de coordenação dos diversos setores e equipes da empresa.

Neste sentido, a gestão em serviços de saúde pode ser dividida entre os cargos de liderança dentro da organização. 

Vale ressaltar que o esforço de coordenação depende muito da qualidade e fluidez da comunicação interna da clínica. Ou seja, os setores precisam trabalhar em conjunto e de posse das mesmas informações.

Para saber se a estratégia definida no planejamento está apresentando resultados, os gestores devem acompanhar os indicadores que podem ser:

  • Faturamento mensal;
  • Satisfação dos clientes;
  • Produtividade;
  • Tempo de espera;
  • Taxa de permanência.

Caso os indicadores apresentem números insatisfatórios, a clínica precisa ter a flexibilidade de mudar a estratégia ao longo do tempo para se adequar aos novos cenários.

Qual é a importância da gestão em serviços de saúde?

A gestão em serviços de saúde é importante sobretudo para aperfeiçoar sua entrega nas instituições de saúde.

Ou seja, ela é fundamental na criação de protocolos e políticas de atendimento que atendam às necessidades dos pacientes de forma humanizada.

Um dos principais objetivos das instituições de saúde é oferecer os melhores serviços, com o mínimo de desperdício.

Contudo, isso só é possível por meio de um planejamento minucioso baseado em dados sobre o desempenho da empresa.

Por isso, todos os processos devem ser registrados para que os gestores possam identificar os pontos de melhoria.

Dessa forma, ele consegue investir nas melhores soluções para a estrutura do estabelecimento e na capacitação dos profissionais.

A gestão também é importante para estabelecer o posicionamento e a imagem da empresa no mercado. 

Isto é, definir e estimular a cultura organizacional que será o norte para as condutas de todos os colaboradores.

Como melhorar a gestão em serviços de saúde?

Mencionamos anteriormente a importância da comunicação interna e do registro de informações para a gestão em serviços de saúde. 

Por isso, uma das formas de melhorar a gestão de uma instituição de saúde é investir em tecnologias que melhorem esses dois processos.

Neste sentido, a melhor opção é um bom software de gestão em saúde. Com ele, a clínica centraliza todas as informações produzidas durante a operação.

Assim, o gestor consegue visualizar todos os processos da instituição e acompanhar as métricas por meio de relatórios gerados no próprio sistema.

Ao mesmo tempo, o software médico promove a integração entre os setores de modo que a comunicação entre eles aconteça de forma fluida.

Além disso, um software de gestão permite a automatização de processos repetitivos. Desse modo, os colaboradores são alocados em tarefas que exigem mais atenção.

Por exemplo, ao automatizar o processo de marcação de horário com o recurso de agendamento online, a recepcionista pode se concentrar em atender os clientes que já estão na clínica.

Garantindo uma boa gestão em serviços de saúde

Uma das melhores formas de garantir uma boa gestão em serviços de saúde é realizar auditorias internas e externas.

As auditorias são metodologias de análise que têm como objetivo verificar a eficiência e a qualidade dos serviços e da gestão da instituição.

Por meio delas, os gestores obtêm um diagnóstico completo sobre os processos e atividades da empresa. Assim, eles sabem exatamente o que precisa ser modificado para melhorar a qualidade de sua gestão e por consequência dos serviços prestados.

A auditoria interna é realizada pelo próprio gestor ou por profissionais que trabalham na instituição. 

Já a auditoria externa é feita por terceiros, geralmente por uma empresa que oferece uma certificação ou acreditação de qualidade, como por exemplo a acreditação ONA.

Os principais conceitos de qualquer tipo de acreditação são os seguintes:

  • Eficiência: alcançar os melhores resultados com menos recursos;
  • Eficácia: atingir metas e objetivos previamente definidos;
  • Efetividade: avaliação dos resultados das ações realizadas;
  • Economicidade: gestão de custos.

Para ter uma boa gestão em serviços de saúde, desde o planejamento até a auditoria, os gestores precisam de muito estudo e preparo. Por isso continue estudando sobre o assunto. Baixe o nosso e-book com dicas fundamentais para administradores de clínicas!

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Perguntas frequentes:

O que é gestão em serviços de saúde?

É um conjunto de processos administrativos que tem como objetivo direcionar estrategicamente os recursos financeiros e humanos de uma organização de saúde para entregar os melhores serviços.

Como melhorar a gestão em serviços de saúde?

Investindo em um software de gestão em saúde que melhore a comunicação interna da clínica e o registro e acompanhamento de métricas.

Como garantir uma boa gestão em serviços de saúde?

Realizando auditorias internas e externas para traçar um diagnóstico completo do que precisa ser modificado para aperfeiçoar a gestão.

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