Gestão de tarefas: ferramentas que podem ajudar na melhoria de clínicas

Como sabemos, as ferramentas para gestão de tarefas desempenham um papel muito importante nas relações humanas, diminui distâncias e ajuda a melhorar a rotina de cada indivíduo, seja com aplicativos para smartphones ou com informações disponíveis na rede. 

Tudo isso contribui para mudar a forma como a medicina é aplicada em nossa sociedade. Você já deve ter se perguntado quais os benefícios que as ferramentas tecnológicas podem trazer para a sua clínica. Como mostrarei neste post, os benefícios são muitos, quando bem aplicados, podem trazer melhorias tanto para a parte clínica quanto para a parte administrativa.

Qual a importância da tecnologia para a medicina? 

Não é segredo que a intenção de se utilizar a tecnologia na medicina é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com tantos avanços, 61% dos médicos utilizam a tecnologia para otimização de consultas e observação de pacientes, além de 38% utilizarem softwares para gestão de tarefas administrativas. Sendo assim, fica claro que a tecnologia veio para facilitar as rotinas médicas. 

E não é só isso! Muitas inovações para a área da saúde, desde exames mais complexos a otimização de processos clínicos, visando o conforto e a satisfação dos pacientes, são cada vez mais implementados com toda responsabilidade, já que eles são o seu público-alvo e merecem toda a atenção.

Quais ferramentas podem melhor a minha clínica?

Veja abaixo as dicas que eu separei para você implementar:

Software médico

Você sabe quais as alternativas que um software oferece para a sua clínica? Investir em um software de gestão de tarefas da sua clínica contribui para o aumento da produtividade de sua equipe e automatiza os processos médicos, disponibilizando mais tempo e eficiência nos serviços oferecidos por você.

Com um software médico, a sua clínica terá acesso a ótimas funcionalidades que prometem ser um diferencial na gestão do seu negócio. A agenda é o processo em que mais se ocorrem erros humanos, já que seu controle manual dá margem a equívocos que podem prejudicar a gestão de tarefas da sua clínica e o seu relacionamento com seus clientes. 

O software clínico fornece uma agenda completamente otimizada e fácil de manusear, o que descomplica o trabalho da recepcionista, diminui as chances de erros e reduz os horários vagos na agenda dos médicos, possibilitando mais atendimentos. 

Tratar seus pacientes com cuidado e zelo deve ser o objetivo principal da sua clínica. Já imaginou como seria prático se a recepcionista pudesse dar entrada em um novo paciente na clínica já no momento do agendamento? Afinal, é importantíssimo manter os dados dos seus pacientes atualizados e ter a possibilidade de cadastrá-lo antes mesmo da consulta já otimiza o rotina da sua recepção. 

E para completar, o software ainda conta com a otimização da sua gestão de tarefas financeiras, simplificando o dia a dia das ações administrativas com a automatização. 

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

O Prontuário Eletrônico é, sem dúvidas, a ferramenta que pode melhorar a sua clínica em múltiplos fatores, como já disse aqui, ele é muito útil para aperfeiçoar a gestão de tarefas diárias da sua clínica.

Além de oferecer praticidade para os médicos, já que concentra em apenas um lugar todas as informações dos pacientes, como anamneses, pedidos de exame, prescrições etc., é extremamente indispensável para fornecer um atendimento de qualidade.

E como isso ajudaria a sua clínica? Fácil. Com o Prontuário Eletrônico, os profissionais de saúde conseguem acessar remotamente as informações do paciente, o que facilita no diagnóstico e prevenção de doenças, pois, do conforto da sua casa e conectado à internet, o médico consegue acessar esses dados.

Além disso, o PEP auxilia no aumento da produtividade dos médicos, elevando em até 70% o desempenho dos profissionais da saúde

Prescrição Eletrônica

Com todas essas vantagens, uma ótima dica é o uso da prescrição eletrônica. Você tem ideia da importância da prescrição online? Ter essa ferramenta automatiza esse processo médico tão importante sem prejudicar a qualidade do atendimento aos pacientes. 

Como a prescrição eletrônica pode ajudar tanto os médicos quanto os pacientes? Estudos recentes mostram que mais de 70% dos erros com a medicação ocorrem por conta da ilegibilidade da letra do médico, ou seja, abrem margem para a utilização de medicamentos errados, o que prejudica o tratamento dos pacientes. Por isso, com a prescrição digital esse problema será resolvido, pois automatiza, de forma segura, esse processo médico. 

Então, além da segurança, quais as vantagens em se utilizar a prescrição online? Para o profissional da saúde, na prescrição eletrônica encontra-se disponível todos os medicamentos para cada caso específico, tudo isso de maneira automática. Para o paciente garante a segurabilidade de um tratamento correto e sem erros. 

Com tudo o que já foi listado, ainda há a possibilidade, ao final da consulta, de o médico conseguir imprimir tanto a prescrição, com a posologia e os medicamentos, como também enviar a prescrição por SMS ou para o E-mail direto para a pessoa atendida, trazendo facilidades para a rotina médica e diminuição de erros visando o bem-estar dos pacientes. 

Telemedicina

Outro recurso que pode melhorar a sua clínica é a telemedicina. A telemedicina possibilita o tratamento remoto dos pacientes. Imagine quanto tempo pode ser otimizado se a sua clínica focar no tratamento à distância. 

Será possível realizar o monitoramento dos pacientes, além do diálogo entre os médicos a fim de encontrar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível, focando no seu objetivo principal que é cuidar dos seus pacientes, tudo isso de forma online, basta ter acesso à internet.

E não só isso, haverá o aumento significativo de pacientes circulando pela sua clínica, pois, com a telemedicina será possível abrir espaço na agenda dos profissionais da saúde para novos pacientes, aumentando o fluxo de clientes e a rentabilidade do seu negócio.

Reconhecimento Facial

Este é um recurso avançado que tem sido aplicado à área médica. O Reconhecimento Facial traz como vantagem a facilidade em encontrar qualquer pessoa em questão de minutos. 

Aliada à medicina, essa ferramenta tecnológica pode ajudar no diagnóstico de síndromes e doenças raras.

Por isso, se a sua clínica está focada em oferecer aos seus pacientes inovações em tratamentos e diagnósticos mais precisos, a tecnologia de Reconhecimento Facial pode ser uma ótima escolha. 

Emissão de laudos à distância

A última dica é a emissão de laudos à distância, que consiste na terceirização de profissionais que ficam responsáveis por emitir o laudo dos pacientes. 

Como assim? O médico realiza o exame em seu paciente e o envia para outro profissional da saúde para que ele emita o laudo. 

É um recurso muito utilizado por consultórios e clínicas de pequeno, médio e grande porte, mas que pode ser facilmente aplicado ao seu negócio, a depender das suas necessidades. 

Para o paciente, traz mais agilidade no diagnóstico e um tratamento adequado, já que o mais importante é a rapidez e eficácia no tratamento de seus pacientes. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + seis =

Rolar para cima