Fluxo de Caixa: essa ferramenta vai impulsionar minha clínica?

Entender e acompanhar os valores que entram e saem da sua clínica através de um fluxo de caixa pode mudar a performance do seu negócio para a melhor.

 

 

Não é novidade para ninguém! Na gestão de um negócio, seja ele qual for, o controle do departamento financeiro ditará até onde é possível crescer. Neste caminho para o sucesso, o Fluxo de Caixa é muito mais do que um detalhe, é item extremamente essencial.

 

 

O setor de finanças é o coração de uma boa administração e o primeiro passo para manter sua saúde em dia é entender a importância do capital de giro. Ele é a representação de como anda sua organização financial, através dele é possível descobrir e entender detalhes importantes do andamento anterior e projetar o futuro. 

 

 

Entretanto, só é viável ter esse dado de forma precisa com um bom e ordenado Fluxo de Caixa. Este artigo traz para você dicas de otimização para sua clínica, a fim de auxiliar no seu crescimento e alcance de resultados cada vez mais positivos. 

 

 

Antes de tudo é necessário ter a consciência de quais dados são fundamentais para que esta conta seja feita com eficácia, ou seja, qual a composição do Fluxo de Caixa. 

 

 

É preciso inserir e registrar todos os pagamentos que são feitos e recebidos com detalhes, isto é, incluir:

 

 

– Recebimento de valores à vista;

– Parcelamentos de consultas e tratamentos, caso sua clínica tenha esta opção para os pacientes;

– Contas pagas, com detalhamento de pagamentos feitos em apenas uma vez e a prazo;

– Previsões de gastos e entradas de valores. 

 

 

Pensando de forma simplificada, o Fluxo de Caixa é o resultado da subtração de valores a pagar das cifras a receber. E, olhando assim, aparenta ser uma tarefa muito fácil de se cumprir, mas você pode ser surpreendido com percalços que, apesar de muitas vezes parecerem bobos, podem ser determinantes para possíveis erros na conta final de cada mês. 

 

 

Existem muitas formas de trabalhar este assunto com auxílios luxuosos, como é o caso de planilhas pré-montadas em que você deve apenas preencher com os dados da sua clínica ou de seu consultório. Desta forma, a atenção redobrada se faz necessária apenas com os lembretes de sempre atualizar o arquivo.

 

 

Como utilizar o fluxo de caixa na administração da minha clínica ou de meu consultório?

 

Essa é a dúvida que paira na cabeça de administradores do setor. E ela pode ser respondida com alguns benefícios oriundos apenas da organização adquirida quando se utiliza uma planilha para Fluxo de Caixa.



 

Fluxo de caixa ajuda na diminuição de despesa?

Quando se tem ideia de qual destino o dinheiro que entra em caixa está tendo, a tomada de decisão em situações de compra é mais fácil. O que isso quer dizer? Quer dizer que o entendimento dos momentos onde podem ser feitas economias é facilitado. Assim, os administradores são capazes de definir situações em que se pode realizar economias significativas, resultando em diminuição das despesas mensais. 

 

 

Vamos a algumas vantagens:

 

 

Não comprometimento do lucro

Ao possuir a visão 360 do negócio, principalmente no que tange à explicação do item anterior, o lucro não é comprometido. Isso porque não haverá gastos extras e/ou não esperados de forma constante, o que pode diminuir o lucro previsto sempre que acontece. Com o domínio do Fluxo de Caixa, sabe-se exatamente com o que irá gastar e o que irá ganhar, sendo assim, o lucro fica a salvo. 

 

 

Auxílio no planejamento de investimentos

 Na realidade, praticamente todos os benefícios estão interligados. Todos eles têm motivos semelhantes e consequências fundamentais. No caso do investimento, é simples. A organização financial permite uma projeção melhor pensada, o cenário perfeito para planejar investimentos. 

 

 

Logística ideal para promoções

 Como contamos aqui anteriormente, promoções se tornaram um assunto em alta, seja para oferecer brindes, criar concursos culturais ou realizar baixa de valores de serviços oferecidos. A maioria das ações promocionais tem sido feita através das redes sociais, mas é o setor financeiro quem dita o que é possível fazer ou não. Mais uma vez, o Fluxo de Caixa é grande parceiro ao proporcionar uma conjuntura propícia para promover o melhor para pacientes.

 

 

Fluxo de caixa para clínica de fisioterapia é útil?

Sim! Um fluxo de caixa pode ser aplicado a qualquer tipo de clínicas ou consultórios. Não existe limitação em relação ao tipo de negócio, ele ajudará a mensurar a saúde financeira de qualquer empresa.

 

 

Entendimento de quando, e se, é necessário pedir empréstimos

 

Em alguns momentos, no gerenciamento de negócios, é preciso solicitar empréstimos, aportes que possibilitem expansão da empresa. Isso não é errado, mas é preciso fazer sem comprometer a renda. Em clínicas e consultórios, não é diferente. E o Fluxo de Caixa também é primordial nesta situação e influencia diretamente na decisão de quando fazê-lo.

 

 

Negociação de prazos com fornecedor

 

Também a partir do conhecimento dos números administrativos e financeiros da sua clínica ou consultório, a negociação de prazos com fornecedores é facilitada e mais assertiva.

 

 

Com o monitoramento do Fluxo de Caixa para sua clínica, os desempenhos mensais e, consequentemente, anuais tendem a evoluir impulsionando os estabelecimentos a conseguirem seus melhor resultados do ponto de vista gerencial.

 

 

Qual é a melhor forma para construir um fluxo de caixa?

 

Existem diversas formas de se construir seu Fluxo de Caixa. A planilha pode ser executada em uma agenda manuscrita, ou em um arquivo de Excel, assim como em uma tabela no próprio Word para aqueles que não se dão tão bem com o editor de planilhas.

 

Mas, com certeza, a forma mais simplificada é utilizando um software de gestão de clínica. Nossa dica principal é o Feegow, o sistema do tipo número 1 em recursos do mercado. 

 

Perguntas frequentes:

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o resultado da subtração de valores a pagar das cifras a receber. E, olhando assim, aparenta ser uma tarefa muito fácil de se cumprir, mas você pode ser surpreendido com percalços que, apesar de muitas vezes parecerem bobos, podem ser determinantes para possíveis erros na conta final de cada mês.

Como montar um fluxo de caixa em clínicas?

Existem diversas formas de construir seu fluxo de caixa. A planilha pode ser executada em uma agenda manuscrita, ou em um arquivo de Excel, assim como em uma tabela no próprio Word. Mas, com certeza, a forma mais simplificada é utilizando um software de gestão de clínica.

O que capital de giro?

Ele é a representação de como anda sua organização financial, através dele é possível descobrir e entender detalhes importantes do andamento anterior e projetar o futuro.