escolher-software-medico

O software clínico perfeito pode não existir, mas existe o que mais se adequa às suas necessidades. Descubra o ideal para sua clínica! 

 A tecnologia proporcionou soluções rápidas e práticas para o dia a dia de uma clínica. Com isso, surgem os softwares de gestão clínica, oferecendo vantagens de otimização do tempo de consultas e procedimentos realizados.

Antes de qualquer coisa, para uma gestão clínica eficiente e organizada, é preciso investir em automatização. Pensando nisso, o uso de um sistema para consultório médico fica responsável por este processo. 

Além do mais, a tecnologia aliada à medicina trouxe avanços em tratamentos aos pacientes e permite que os profissionais da saúde concentrem-se no que é mais importante: a qualidade do atendimento dos pacientes!

Desse modo, com os processos automatizados, aumenta-se em até 70% o desempenho médico! 

Por isso, a escolha do software médico necessita, antes de tudo, passar por alguns critérios avaliativos, para que o serviço contratado seja capaz de atender às necessidades do seu negócio. 

Quer saber como dar esse passo em busca do melhor software para a sua clínica? Neste post apresentaremos as principais competências de um sistema para clínicas eficiente.

Qual a importância de um software na gestão clínica?

Se o seu objetivo é potencializar ainda mais os seus negócios, aí está o motivo principal para escolher o seu. Ou seja, o porquê é importante ter um software médico automatizando os processos da sua clínica ou consultório.

Sem dúvida, a escolha de um software para clínicas que seja de alta performance e gratuito é um grande desafio. Isso acontece porque há várias opções no mercado, cada um com foco específico. 

Certamente, é importante saber quais desses sistemas médicos mais se aproximam da realidade de sua clínica. Assim, serão indispensáveis para otimizar o tempo gasto realizando alguns processos médicos. 

Um bom software médico precisa oferecer o prontuário eletrônico, que possibilita ter acesso às informações dos pacientes de qualquer lugar conectado à internet. 

Além de fornecer ao profissional uma agenda personalizada, que seja capaz de auxiliar o médico no controle de pacientes e aumentar a rotatividade deles em sua clínica. 

Um software de gestão clínica também pode ser usado para controlar as movimentações financeiras

Sendo assim, você tem controle total sobre suas finanças, com relatórios detalhados e personalizados. Assim, a rotina administrativa da sua clínica também vai passar pelo software médico.

Vantagens em usar um software médico para consultório ou clínica:

As principais vantagens em usar um software para a gestão da sua clínica ou consultório são a gestão de tempo de atendimento e a redução de custos. 

Um software médico não traz bons resultados apenas para a gestão do seu negócio, isso significa que também podemos estender esses resultados para os profissionais da saúde. 

Alguns desses benefícios estão ligados a:

🗸 Redução de filas médicas;

🗸 Otimização do tempo de realização de consultas;

🗸 Facilidade em encontrar as informações dos pacientes armazenadas em nuvem; 

🗸 Maior rotatividade de pacientes na clínica ou consultório. 

Como escolher um software médico competente?

Não podemos falar de automatização sem listar os benefícios que ela traz ao seu negócio. Um deles é a redução de custos. Por isso, saiba como reduzir os custos da sua clínica com um software clínico de alta performance!

Saiba quais os recursos que vão potencializar seus resultados e reduzir custos:

Agenda médica Inteligente

A agenda é a porta principal para manter a organização da clínica e dos médicos. Já que é capaz de facilitar os agendamentos de consultas e exames, sendo um recurso intuitivo e fácil de usar.

Como resultado, qualquer usuário será capaz de realizar agendamentos, inclusive os próprios pacientes, com o agendamento online! É mais autonomia para agendar consultas e exames sem sair de casa.

Mais do que isso, uma boa gestão de atendimentos permite que o profissional seja avisado com antecedência de suas consultas e seja informado de uma desistência para eliminar de uma vez por todas os buracos na agenda!

De maneira geral, a agenda médica inteligente possibilita que o paciente seja informado pela confirmação automática de consulta de seu agendamento por e-mail ou SMS. Ou seja, a confirmação automática reduz significativamente o no-show de pacientes na sua clínica. 

A simplicidade de uso da agenda é essencial para agilizar os atendimentos e facilitar a rotina do médico e da clínica. Assim, fica fácil encaixar um paciente ou realizar um novo agendamento no horário que ficou vago. Tudo isso com apenas alguns cliques! 

Sala de Espera

A sala de espera é um recurso que reduz as filas nos consultórios médicos. Acompanhe o seu paciente desde o momento em que ele chega à clínica. 

Por conta disso, da sala de espera, o profissional da saúde possui acesso a todo o histórico do paciente antes mesmo que ele entre no consultório. 

Logo, possibilita consultar seus dados antes mesmo deles chegarem à clínica, para dar aos pacientes um atendimento mais humanizado.

Prontuário Eletrônico

O prontuário eletrônico permite que os profissionais da saúde tenham acesso aos dados do paciente remotamente, pois as informações cadastradas ficam armazenadas na nuvem. 

Assim, obter essas informações online facilita a rotina dos médicos, já que os profissionais da saúde visualizam o histórico dos pacientes de qualquer lugar conectado à internet

Por este motivo, o acesso remoto possibilita que o médico acompanhe seus pacientes à distância, diminuindo as filas em sua clínica. 

Com isso, não é mais necessário que o encontro entre médicos e pacientes seja feito apenas presencialmente. Utilizando a Telemedicina, por exemplo, você evita aglomerações em seu consultório. 

Ou seja, esse contato pode ser feito a distância, sem perder a minuciosidade do atendimento presencial, apresentando uma nova forma de se fazer medicina. 

Nesse sentido, com o auxílio de dispositivos móveis, o médico pode avaliar minuciosamente o paciente. Pois, um diagnóstico mais rápido e efetivo significa mais qualidade de vida para esse paciente.

Armazenamento em Nuvem

Este recurso possibilita maior segurança às informações cadastrais dos pacientes, assegurando que elas não serão perdidas, muito menos acessadas por pessoas sem autorização. 

Com isso, o diagnóstico dos pacientes poderá ser mais rápido e eficaz, possibilitando o início do tratamento o mais rápido possível, devido à alternativa de ter acesso as anamneses dos pacientes remotamente.

Segurança dos Dados

As informações fornecidas pelos pacientes são altamente sigilosas, por isso, é interessante que o sistema médico seja capaz de assegurar a segurança destes dados. 

Nesses casos, é sempre bom contar com um software médico que lhe forneça a possibilidade de manter os dados seguros, garantindo a privacidade das informações disponíveis.

Para que não haja implicações legais quanto às informações cadastrais destes pacientes, escolha um que disponibilize todas as informações em um único lugar, reduzindo o tempo gasto na espera de consultas e exames.

Gostou do nosso conteúdo? Listei aqui outros temas que vão te ajudar a escolher o melhor software de médico para a sua clínica ou consultório:

  1. Tecnologias que podem ajudar a rotina de um médico;
  2. Qual o melhor software médico para a minha clínica?
  3. Qual o melhor prontuário eletrônico para a minha clínica?
  4. Como a tecnologia pode ajudar a gerenciar filas médicas?

Perguntas Frequentes:

O que é um software médico?

Basicamente, um software médico é um programa para computadores responsável por auxiliar na organização e gestão de clínicas e consultórios, como, também, em outras áreas da saúde.

Como um software médico pode ajudar?

Basicamente, um software médico é um programa para computadores responsável por auxiliar na organização e gestão de clínicas e consultórios, como, também, em outras áreas da saúde.

Quais as vantagens em usar um software médico?

🗸 Redução de filas médicas;
🗸 Otimização do tempo de realização de consultas;
🗸 Facilidade em encontrar as informações dos pacientes armazenadas em nuvem;
🗸 Maior rotatividade de pacientes na clínica ou consultório.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação!