Como funciona o diagnóstico estratégico? 3 benefícios para a Saúde

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diagnóstico estratégico

O diagnóstico estratégico é a etapa de preparação do planejamento de uma empresa. Ele ajuda a entender melhor a própria instituição e o mercado em que ela está inserida.

Em um setor tão complexo e competitivo como a Saúde, essas informações são cruciais para estabelecer um planejamento de sucesso.

Pensando nisso, trouxemos neste texto uma explicação detalhada de como funciona o diagnóstico estratégico e quais são os principais benefícios para a Saúde. Confira!

O que é diagnóstico estratégico?

É o processo de avaliação do estado atual de uma empresa perante o mercado. Trata-se da  análise dos fatores internos e externos da organização de modo a classificá-los como desafios e oportunidades.

O diagnóstico estratégico é a primeira etapa do planejamento estratégico. A partir das informações coletadas nessa fase, a empresa consegue definir ações precisas para atingir seus objetivos.

Assim, a análise interna tem como objetivo identificar as qualidades e deficiências da empresa, o que pode incluir comparações com os concorrentes.

Já a análise externa visa demonstrar as oportunidades e ameaças relacionadas ao mercado em que a empresa está inserida. 

Ou seja, fatores como: situação econômica do país, concorrentes diretos, mudanças na legislação, etc.

Continue a leitura para descobrir a importância desse processo para uma organização de saúde!

Qual é a importância do diagnóstico estratégico?

O diagnóstico estratégico é fundamental para fornecer o conhecimento necessário para o processo de tomada de decisões durante o planejamento.

A complexidade das organizações de saúde e o ritmo acelerado das mudanças no setor exige a capacidade de formular e implementar estratégias efetivas para superar os desafios.

Dessa forma, existem características do setor que tornam imprescindível fazer um diagnóstico estratégico para saber como lidar com elas. Algumas dessas características incluem:

  • Pacientes mais empoderados e participantes no momento das decisões;
  • Custos elevados para a entrega dos serviços;
  • Alta complexidade tecnológica;
  • Aumento da concorrência.

Essas características impõem às clínicas e hospitais a necessidade de encontrar formas de reduzir os custos e de se manter atualizados quanto à inovação na Saúde.

Neste sentido, o diagnóstico estratégico ajuda a desenvolver um planejamento que:

  • Seja baseado nos resultados de análises internas e externas, isto é, do mercado e da empresa;
  • Cria vantagem competitiva;
  • Seja economicamente viável, conforme os recursos da organização;
  • Promova o compromisso e engajamento dos colaboradores;
  • Seja inovador e criativo;
  • Esteja de acordo com os princípios e valores da empresa.

Em resumo, o diagnóstico estratégico é importante sobretudo para possibilitar as mudanças na organização de maneira a adaptá-la às condições do mercado.

Quais são as etapas do diagnóstico estratégico?

As etapas podem variar de acordo com as metodologias de análise escolhidas. Contudo, existem algumas etapas que são comuns para a maioria delas.

Confira a seguir, as etapas básicas para um diagnóstico estratégico:

Análise interna

Em geral, o diagnóstico começa com um levantamento de dados internos da empresa. Neste sentido, as perguntas que podem guiar essa etapa são:

  • Quais os serviços a clínica oferece?
  • Qual o investimento necessário para cada serviço?
  • Qual o retorno financeiro sobre esses serviços?
  • Quais os pontos fortes e fracos da instituição?
  • Entre outros.

Análise externa

A análise externa compreende as informações sobre o mercado em que a clínica está inserida, bem como os aspectos contextuais que podem impactar nos negócios. Logo, as informações a serem levantadas diz respeito a:

  • Situação econômica do país;
  • Mudanças na legislação;
  • Clínicas concorrentes;
  • Fornecedores de equipamentos médicos, medicamentos, insumos para os serviços de saúde.

Comparação das informações

Depois de fazer o levantamento das informações sobre o contexto interno e externo da empresa, é preciso fazer uma comparação.

Desse modo, os gestores contextualizam a instituição no seu mercado de modo a estabelecer as ações necessárias para alcançar os objetivos e contornar as dificuldades.

Leia também: Qual o melhor software médico para a minha clínica?

Como funciona o diagnóstico estratégico?

O funcionamento do diagnóstico estratégico depende de qual ferramenta de análise a empresa utiliza.

Em administração, as chamadas escolas do diagnóstico possuem três principais instrumentos de análise:

  1. Matriz BCG;
  2. Cinco Forças de Porter;
  3. Análise SWOT.

Matriz BCG

Esta ferramenta foi desenvolvida em 1970 pelo fundador da Boston Consulting Group (BCG), Bruce Henderson. 

A empresa possui outras ferramentas, mas essa leva o seu nome por ser a mais popular.

O objetivo da Matriz BCG é fazer um diagnóstico dos produtos e serviços ofertados por uma empresa. 

Para isso, o gestor precisa distribuir os serviços ou produtos em quatro categorias:

  1. Vacas-leiteiras: serviços que geram muito lucro, sem que seja preciso grandes investimentos em marketing e vendas;
  2. Estrela: geram uma boa margem de lucro, porém exigem muito investimento;
  3. Ponto de interrogação: ainda não geram lucros, pois são produtos inovadores que necessitam de investimentos em marketing;
  4. Abacaxi: são aqueles serviços que não tem uma boa margem de lucro, nem merecem investimentos, pois tendem a diminuir nos próximos anos.

O passo a passo para aplicar a Matriz BCG é o seguinte:

  1. Listagem de produtos e serviços: em primeiro lugar é preciso saber quais os produtos e serviços a clínica oferece;
  2. Formação de um catálogo de produtos e serviços: nesta etapa, você faz o levantamento dos dados relativos a cada um dos serviços;
  3. Classificação dos produtos e serviços: a partir dos dados levantados na etapa anterior, você analisa o desempenho de cada um deles para classificá-los como vaca-leiteira, estrela, ponto de interrogação e abacaxi;
  4. Definir a expectativa de crescimento: nesta etapa, você vai avaliar o potencial de crescimento dos produtos, pois eles mudam de classificação ao longo do tempo, sendo que a mudança mais importante é de ponto de interrogação para a vaca leiteira;
  5. Estratégia de melhoria de catálogo: por fim, é preciso tomar as decisões para evoluir cada tipo de serviço a fim de melhorar o catálogo.

Cinco Forças de Porter

A ferramenta foi desenvolvida pelo teórico da Administração, Michael Porter. Seu fundamento é a concorrência, não só em relação às empresas rivais, mas também ao contexto econômico.

O funcionamento desse diagnóstico consiste em identificar quais são as forças que atuam no setor e classificá-las da seguinte forma:

1. Ameaça de novos competidores

Esta força se relaciona às dificuldades de novas empresas entrarem em um mercado em que os competidores já estabeleceram algumas barreiras, como:

  • Capital elevado para entrar no mercado;
  • Custo elevado para oferecer os serviços ou produtos;
  • Diferencial do serviço ou produto;
  • Políticas governamentais.

2. Poder de negociação entre compradores e vendedores

É a força que representa as pressões dos consumidores em obter serviços e produtos a preços mais baixos, com melhores opções de pagamento e mais qualidade.

3. Poder de negociação entre fornecedores e vendedores

O poder de negociação dos fornecedores está ligado ao preço e disponibilidade dos insumos necessários para a prestação dos serviços.

Dessa forma, quando há poucos fornecedores para atender uma grande demanda, eles aumentam sua capacidade de barganha.

4. Ameaça de produtos ou serviços substitutos

Um serviço substituto é aquele que consegue atender às mesmas necessidades que um serviço já atende, mesmo que ele tenha características diferentes.

Como consequência, as empresas do setor são obrigadas a estabelecer um teto nos preços, o que reduz a margem de lucro. Além disso, é preciso investir na qualidade a fim de manter o serviço atrativo.

5. Rivalidade entre empresas concorrentes.

A rivalidade entre as empresas corresponde às estratégias de diferenciação, como investimento em marketing e publicidade, introdução de produtos inovadores e redução dos preços.

Análise SWOT

Uma das principais metodologias para realizar o diagnóstico estratégico de uma empresa é a análise SWOT.

O acrônimo se refere às palavras inglesas Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

Desse modo, as forças e fraquezas se referem aos aspectos internos da empresa e as oportunidades e ameaças são fatores externos que precisam ser considerados no planejamento.

Na prática, a empresa reúne os profissionais dos setores estratégicos para que eles apontem as características da empresa que se encaixam em cada uma das categorias.

Como implantar o diagnóstico estratégico na Saúde?

Contrate um sistema de gestão

Para implantar o diagnóstico estratégico na Saúde é preciso contar com uma série de informações sobre a instituição.

Por isso, é fundamental investir na informatização da clínica por meio de um sistema de gestão em saúde.

Dessa forma, será mais fácil compilar os indicadores a fim de descobrir os pontos fortes e fracos que são necessários para a aplicação das ferramentas de análise.

Pesquise sobre o mercado de Saúde

Depois de garantir as informações sobre a sua própria empresa, você precisa fazer uma pesquisa aprofundada sobre o setor de Saúde. Ou seja, sobre as inovações e tendências, bem como os seus concorrentes.

Por isso, vale a pena acompanhar as notícias do mercado de Saúde em portais especializados, como o Saúde Business.

Existem também institutos de pesquisa que se dedicam a estudos sobre o setor, como o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

Escolha as ferramentas de análise

Para organizar e dar um sentido para essas informações, você precisa escolher ferramentas de análise como as que apresentamos neste texto.

Vale ressaltar que é aconselhável utilizar mais de uma ferramenta para realizar um diagnóstico estratégico completo.

3 benefícios do diagnóstico estratégico na Saúde

Realizar um diagnóstico estratégico é muito importante para as instituições de saúde, pois trazem uma série de benefícios. Confira agora 3 deles:

1. Decisões fundamentadas em dados

Uma das principais vantagens do diagnóstico estratégico é fornecer dados concretos para fundamentar as decisões da clínica.

Assim, não é preciso correr o risco de contar apenas com a intuição e palpites vagos sobre como obter um desempenho melhor no mercado de Saúde.

2. Precisão na resolução de problemas

Outro benefício associado às informações do diagnóstico estratégico é a precisão no momento de resolver os problemas da instituição.

Isso porque, por meio desse processo, a clínica passa a conhecer seus problemas com maiores detalhes. Assim, é possível rastrear sua origem a fim de resolvê-los de modo efetivo.

3. Ajuda a estabelecer objetivos realistas

Para evitar frustrações, é preciso traçar objetivos alinhados com a capacidade da instituição em alcançá-los.

Afinal, é difícil saber onde você quer chegar se você não sabe onde está atualmente. Sem essa informação, a empresa corre o risco de estabelecer objetivos que não fazem sentido com sua realidade.

Agora que você já sabe como funciona o diagnóstico estratégico de uma empresa, continue aprendendo sobre a gestão em saúde:

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Perguntas frequentes:

O que é diagnóstico estratégico?

É o processo de avaliação do estado atual de uma empresa perante o mercado a partir da  análise dos fatores internos e externos da organização.

Como funciona o diagnóstico estratégico?

Funciona por meio da aplicação de metodologias de análise, como a Matriz BCG, as Cinco Forças de Porter e a análise SWOT.

Quais são os benefícios do diagnóstico estratégico na Saúde?

O processo de decisão passa a ser fundamentado em dados objetivos, os problemas são resolvidos com maior precisão e a clínica passa a ter objetivos mais realistas.

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