Dia do Médico

Dia do Médico: conheça 5 médicos que revolucionaram a medicina brasileira!

Em 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico no Brasil. De origem cristã, a data foi escolhida em homenagem a São Lucas, discípulo considerado patrono dos médicos por também ter exercido a medicina. Para homenagear esses importantes profissionais, listei os 5 médicos que revolucionaram a medicina no Brasil.  

Em homenagem ao Dia do Médico, conheça alguns médicos brasileiros que revolucionaram a forma de cuidar dos seus pacientes. Confira!

Como você sabe, no dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico no Brasil. Para homenagear esses importantes profissionais, listei os 5 médicos que revolucionaram a medicina no Brasil. 

Antes de tudo, você tem ideia do porquê comemoramos o dia do médico nesta data? 

De origem cristã, a data foi escolhida em homenagem a São Lucas, discípulo considerado patrono dos médicos por também ter exercido a medicina.

Não existem informações exatas de como se iniciou a comemoração. Entretanto, sabe-se que São Lucas é considerado padroeiro dos médicos desde o século XV e teria estudado medicina na Antioquia, região onde atualmente se encontra a Turquia e onde o santo nasceu justamente no dia 18 de outubro.  

Outros países com base cristã que também celebram o Dia do Médico na mesma data são:  Itália, Portugal, França e Espanha. 

Em síntese, a data é especial e não podemos deixar de parabenizar esses profissionais que estão na linha de frente, sempre buscando inovações e soluções que melhorem a qualidade de vida da população brasileira. 

Se você ainda não sabe o que fazer para o seu médico nesse dia, continue a leitura e siga as nossas dicas para surpreender os profissionais de saúde. Vem conferir!

O que fazer para o seu médico nesta data especial?

Você deve estar se perguntando o que dar de presente no dia do médico e, por mais que pareça ser simples, expressar-se, seja através de um presente, um cartão ou uma mensagem, pode ser mais difícil do que parece! 

Por isso, para te ajudar a homenagear o seu médico em seu dia especial, separei uma lista de materiais gratuitos para presentear essa figura tão importante na vida de muitas pessoas! Acesse aqui e compartilhe com o seu médico!

A seguir, há um exemplo de mensagem que você pode compartilhar com os médicos!

Exemplo:

“Olá, Dr. ou Dra. 

Neste dia tão especial quero mostrar o meu agradecimento por todo o seu trabalho e dedicação para oferecer o melhor para os seus pacientes. 

A medicina é uma profissão tão nobre, principalmente por ter como principal matéria-prima a vida. E você cuida de vidas de uma forma linda. 

Muito obrigado!”.

Os médicos e médicas brasileiros que se destacaram na medicina

Da mesma forma que praticamente em qualquer profissão, na medicina também existem aqueles profissionais que se tornam referência para quem está iniciando. Aqui estão 5 médicos brasileiros que mudaram os rumos da medicina no Brasil.

1. José Osmar Medina

Criador do Hospital do Rim, o maior centro de transplantes do mundo, José Osmar Medina iniciou a sua carreira na medicina em 1974, recebendo o prêmio de Harvard em novembro de 2002 das mãos de Joseph Murray, nobel de medicina em 1990. 

O Hospital do Rim é referência mundial e realiza, em média, 1.000 transplantes por ano. Um dado muito importante é que 90% dos transplantes são custeados pelo SUS e o restante por convênios, sendo assim, não há transplantes particulares.   

2. José Eduardo Souza

José Eduardo Souza é um médico cardiologista maranhense que revolucionou a cardiologia brasileira na década de 90, ao realizar o primeiro cateterismo no Brasil. O médico cardiologista tornou-se destaque ao realizar procedimentos não invasivos, revolucionando as cirurgias cardíacas. 

Além disso, é criador do stent, que é uma pequena prótese colocada no interior de uma artéria para evitar obstruções nos vasos sanguíneos, sendo o primeiro médico a usá-lo em humanos

José Eduardo recebeu uma homenagem e um prêmio durante um jantar para Annual Pulse of the City Gala, em Nova York (EUA).

3. Angelita Habr-Gama

Um dos nomes mais importantes para a cirurgia brasileira é o nome de Angelita Habr-Gama. A médica descendente de libaneses destacou-se na área médica por ser a primeira mulher a se formar como cirurgiã na Universidade de São Paulo. 

Desse modo, Angelita se dedicou a pesquisas acadêmicas, atuando em frentes de pesquisas relacionadas à gastroenterologia, à coloproctologia e à cirurgia digestiva. Além disso, foi fundadora da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (ABRAPRECI). 

Sem contar que Angelita é a primeira mulher latino-americana a fazer parte do grupo European Surgical Association.

4. Adriana de Oliveira Melo

Adriana Melo é uma médica obstetra especializada em saúde materno-infantil e foi a primeira médica a descobrir a relação do vírus zika com a má formação cerebral de fetos de gestantes acometidas, esse episódio ficou conhecido como microcefalia

As contribuições de Adriana para a medicina brasileira comprovaram que mulheres gestantes contaminadas pelo vírus da zika no primeiro trimestre de gravidez geravam bebês com microcefalia. 

Com esse indício, estudos da Fundação Oswaldo Cruz comprovaram a presença do vírus zika no líquido amniótico de duas gestantes. A descoberta foi publicada em artigo científico Zika virus intrauterine infection causes fetal brain abnormality and microcephaly: tip of the iceberg? no ano de 2016.

5. José Pedro da Silva

José Pedro da Silva foi responsável por modificar a forma de realizar cirurgias cardíacas em crianças. Acima de tudo, ele tornou-se especialista na cirurgia de Epstein, que corrige uma má-formação que impede o sangue de circular dos dois lados do coração. 

Antes de qualquer coisa, a sua técnica é um cone feito com a própria pele do paciente, através desse cone feito com o tecido do paciente, é possível que o sangue volte a percorrer o seu caminho natural. 

Antes, o paciente precisaria passar por cirurgias a cada 10 anos, agora, com a descoberta de José Pedro da Silva, obtendo sucesso no procedimento, o paciente nunca mais vai precisar de cirurgias. 

Sendo assim, as suas descobertas foram publicadas no Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery, em 2007, e médicos do Japão e da Inglaterra mostraram-se interessados em aprender com ele, projetando as pesquisas do brasileiro no mundo todo. 

Perguntas frequentes:

Quando se comemora o Dia do Médico?

O Dia do Médico é comemorado no dia 18 de outubro, o mesmo dia em que é comemorado o dia de São Lucas, considerado o padroeiro dos médicos.

Por que o dia 18 de outubro é o Dia do Médico?

No Brasil, a origem da data é de origem cristã, pois, para a Igreja Católica, o dia 18 de outubro é o dia de São Lucas, sendo esse considerado padroeiro dos médicos.

Como homenagear um médico?

Você pode optar por se expressar, seja através de um presente, um cartão ou uma mensagem. Caso haja uma verba maior, pode investir em uma comemoração maior, incluindo anúncios, publicidade etc.