Saber como gerenciar suas tarefas traz maior rentabilidade financeira e mais produtividade. Mas, como otimizar as tarefas na minha clínica? Veja as dicas que separei a seguir.

 

Essa pode ser a sua dúvida, mas neste post nós temos a solução! Adquirir um software de gestão é o primeiro passo para otimizar as tarefas da clínica desejada, já que, através dele, podemos gerar relatórios, acompanhar o fluxo financeiro de entrada e saída da sua clínica, medir a produtividade da equipe médica, tudo isso de maneira automática!

 

As rotinas médicas demandam tempo e dedicação de todo o corpo clínico. Pensando nisso, todos os processos realizados na clínica afetam diretamente seus pacientes.  Portanto, como melhorar esse processo?

 

Antes de tudo, estabelecer uma relação de confiança com seus pacientes é fundamental para o seu negócio. Sendo assim, a otimização das tarefas é o primeiro passo para que a sua equipe médica mantenha o foco na qualidade e eficiência dos serviços prestados aos seus pacientes. 

 

Com isso, falar sobre esse assunto é importante para o crescimento e desenvolvimento da sua clínica, pois, à medida que aumenta a produtividade e traz a modernização para os serviços prestados aos seus pacientes.

 

Aliado a isso, é preciso identificar individualmente os pontos que precisam de melhorias, pois só assim será possível otimizá-los. 

 

Quer entender um pouco mais sobre como a otimização de tarefas em clínicas te ajudará a impulsionar ainda mais o seu negócio? Continue e com a gente e descubra como melhorar esse processo traz garantias de ótimos resultados!

 

Como otimizar as tarefas da sua clínica?

Se você quer saber como otimizar as tarefas da sua clínica, está no post certo! Sabemos perfeitamente que clínicas e consultórios possuem uma rotina médica, ou seja, as tarefas são praticamente as mesmas todos os dias. Então, a otimização visa realizar as tarefas repetitivas, principalmente aquelas feitas manualmente.

 

De forma automática, reduz o tempo gasto que uma pessoa levaria para executar aquela ação. De qualquer forma, um sistema de gestão para clínicas e consultórios é responsável por cuidar dessa parte e automatizá-la, sem perder a qualidade nos serviços prestados. 

 

É comum, de acordo com a demanda, a realização de várias tarefas ao mesmo tempo, isso prejudicará, a longo prazo, a qualidade dos serviços prestados no seu negócio.

 

Afinal, a satisfação dos seus clientes deve ser o objetivo principal do seu negócio, portanto, é preciso avaliar em quais áreas da sua clínica é necessário impor mudanças e aplicá-las.

 

Como melhorar a gestão de tempo da minha clínica?

Para otimizar a sua clínica não há mistério! Utilizando a tecnologia a seu favo, já é possível manter a gestão do seu negócio de forma eficiente.

 

Pensando nisso, separei algumas estratégias de fácil aplicação para otimizar as rotinas na sua clínica. Vamos lá?

 

1. Recepção dos pacientes

O primeiro contato entre a clínica e o paciente é através da recepção. A recepcionista fica responsável por realizar os agendamentos desse paciente e direcioná-lo corretamente quando chega à clínica. 

 

Cada vez que o paciente vai à clínica, ele não deseja apenas cuidar da sua saúde. Como um bom consumidor, ele espera um bom tratamento, com o cuidado necessário e avalia o atendimento de acordo com a experiência vivida em sua passagem pela clínica. 

 

A recepcionista cuida dos agendamentos por telefone, realiza as marcações e as confirmações de consultas, muitas vezes é encarregada de responder às solicitações e dúvidas dos clientes através de e-mails ou telefone.

 

Com esse acúmulo de funções, a recepcionista pode não conseguir se dedicar integralmente a todas, possibilitando a ocorrência de erros nos agendamentos ou o tratamento inadequado a um paciente.

 

  • Agenda: Com uma agenda inteligente e intuitiva aumenta-se a produtividade da colaboradora, como também automatiza os processos. Por meio da agenda, a sua clínica pode confirmar automaticamente a consulta dos pacientes, abandonando de vez o trabalho manual. 
  • Confirmação de consultas automática: Você já deve ter se perguntado o porquê é tão importante manter o contato remoto com seus pacientes. A confirmação de consulta automática reduz bastante o número de absenteísmo em sua clínica, já que a maioria das faltas está associada ao esquecimento do paciente diante da consulta marcada. 
  • Agendamento online: esse é um ótimo recurso para automatizar tarefas. Com o ele, o paciente pode marcar suas consultas remotamente, sem precisar se deslocar até a clínica ou ligar e demandar o tempo da recepcionista no telefone enquanto ela poderia focar nos pacientes na sala de espera. 

Dar essa autonomia ao paciente garante agilidade e não dá margem a erros, além de eliminar os horários vazios na agenda dos médicos. 

 

Todos esses recursos tecnológicos contribuem para a satisfação de seus clientes. Se o objetivo principal do seu negócio é fidelizar os pacientes, os pontos citados são de extrema importância. 

 

2. Atendimentos personalizados

Outra área que precisa ser otimizada é a que diz respeito aos atendimentos. Não é novidade que fornecer um atendimento de qualidade para os seus pacientes aumenta as chances de fidelização e, o mais importante, mantém a boa reputação da sua clínica.

 

Quanto maior a praticidade nas rotinas clínicas maior a produtividade dos seus médicos, pois se reduz tempo em processos dentro da clínica, seus médicos terão mais tempo para focar no atendimento de qualidade para seus pacientes.

 

Isso tudo sempre lembrando que cuidar dos seus pacientes é essencial. Priorize o atendimento mais humanizado, entendendo as necessidades de cada paciente e investindo na valorização e no respeito.

 

3. Manter os dados dos pacientes atualizados

Você já passou pela situação de perder a ficha ou cadastro de um paciente? Além de gerar um transtorno para o paciente, contribui para a clínica ganhe a fama de desorganizada e, pode ser que o seu paciente não retorne. 

 

Mas você tem ideia do porquê? O que o seu paciente quer é agilidade desde o momento em que ele chega à clínica. Por isso, ter em mãos os dados desse paciente traz rapidez e eficiência para os atendimentos.

 

Antes mesmo do paciente chegar ao consultório, o médico já tem todos os dados em sua tela do computador com o Armazenamento em Nuvem

 

  • Armazenamento em nuvem: é a forma mais segura e sigilosa em que se pode manter os dados dos seus pacientes, pois reduz o erro de perda e eventuais aborrecimentos por parte dos seus clientes. 
  • Prontuário Eletrônico: Imagine ter acesso a todos os dados dos pacientes, desde anamneses e pedidos de exame em um único lugar. O PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) é uma ferramenta totalmente digital que mantém as informações de cada paciente à disposição dos médicos. O melhor é que ele pode ser consultado remotamente ou antes mesmo do paciente chegar à clínica. 

4. Levando a Gestão Financeira a sério

Todas as áreas da clínica são importantes, principalmente a parte financeira. Enfim, a sua clínica também é uma empresa e precisa estar atenta ao fluxo de caixa, ou seja, todos esses processos financeiros que demandam atenção e cuidado para não prejudicar o seu negócio.

 

Isso não é diferente em clínicas e consultórios, apesar de fornecerem serviços voltados para a área da saúde, sua clínica também é uma empresa.

 

Investindo em automação na parte financeira a sua clínica pode focar nos lucros e se desenvolver positivamente no mercado. Pense nisso e não se esqueça de dar uma atenção especial a essa parte tão essencial no seu negócio!

 

5. Escolha um Software para Gestão de Clínicas

Optar por um software de gestão para médicos ainda é a melhor opção se o seu objetivo é otimizar as tarefas da sua clínica. Quer gerenciar de maneira inteligente a agenda dos seus médicos? Deseja ter uma gestão financeira eficiente? Ter controle sobre suas finanças?

 

Um software médico pode lhe proporcionar tudo isso. Ah, e há várias opções gratuitas no mercado, sendo assim, você pode testá-las e escolher o melhor para a sua rotina. 

 

  • Pagamentos no momento do agendamento: junto à agenda dos pacientes ter informações financeiras, que indiquem o valor do procedimento, se o paciente possui convênio ou não, caso possível, realizem a emissão de nota fiscal e gerem recibos para esse cliente, tudo isso concentrado em apenas um lugar.
  • Relatórios detalhados na palma da mão: Ter em mãos relatórios para manter a gestão clínica eficiente e saber o que entra e o que sai da sua clínica é imprescindível.
  • Segurança em primeiro lugar: mantenha os dados dos seus pacientes em um ambiente seguro e de fácil acesso.
  • Controle financeiro de qualquer lugar: obtenha informações financeiras mesmo quando não estiver na clínica e, o mais importante, automatize tudo isso, sobra mais tempo para cuidar da saúde e do bem-estar dos seus clientes. 

Viu como adquirir um software de gestão para clínicas é o primeiro passo para otimizar as tarefas na sua clínica?

 

Por meio dele pode-se gerar relatórios, acompanhar o fluxo de entrada e saída da sua clínica, medir a produtividade da equipe médica, tudo isso de maneira automática, pois o sistema fornece todas as informações corretamente sem chances de erro.

 

 

Gostou do nosso conteúdo? Separei mais alguns temas voltados totalmente para melhorar a gestão da sua clínica ou consultório! Vem dar uma olhadinha! 😄

 

  1. Como escolher o melhor software de gestão para a minha clínica?
  2. Qual o melhor software médico para a minha clínica?
  3. Qual o melhor prontuário eletrônico para a minha clínica?

Perguntas Frequentes:

Como escolher um sistema de gestão para clínicas e consultórios?

Antes de qualquer coisa, um sistema de gestão para clínicas e consultórios precisa se adequar às necessidades do seu negócio, ou seja, você precisa ter maior controle sobre o financeiro? Escolha um software de gestão médica que lhe ofereça o melhor serviço.

Como otimizar as tarefas da minha clínica?

Um software de gestão para clínicas e consultórios é a melhor opção para otimizar as tarefas na sua clínica, porque substitui as tarefas que são executadas manualmente. 

Como melhorar o atendimento da minha clínica?

O primeiro passo para um bom atendimento médico é a preparação da sua equipe e dedicação em oferecer o melhor para o seu paciente, cuidando do ambiente com agilidade e eficiência nos serviços prestados.