Aprenda como fazer um relatório médico em 3 passos!

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Se você já passou pela situação de precisar fazer um relatório e não saber por onde começar, continue a leitura, este post foi feito pensando especialmente em você!

Não é novidade que o relatório está presente no dia a dia de profissionais da saúde, afinal, é um documento muito solicitado pelos pacientes para obtenção de benefícios sociais.

Documento de extrema importância, pelo fato de ser solicitado em perícias médicas, é essencial que o profissional a preenchê-lo saiba exatamente o que fazer para que a análise do médico perito seja eficiente e ajude o seu paciente.

Antes de qualquer coisa, entender a diferença entre todos os documentos médicos também é importante para o preenchimento correto de um relatório médico. 

Essa situação pode gerar muitas dúvidas sobre como preencher um relatório médico ou o que é preciso constar no documento. Diante da necessidade de entender a melhor forma de fazer um relatório, separei algumas dicas para você!

Continue a leitura e saiba como fazer um relatório eficiente para os seus pacientes. Vamos lá?

Primeiro passo: entenda a diferença entre o relatório médico e outros documentos

O primeiro passo é entender para que serve um relatório médico e como diferenciá-lo de um atestado, por exemplo. Assim, no momento em que você começar a fazer o seu, não há risco de cometer erros básicos.

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Confira abaixo um resumo das diferenças entre os principais documentos médicos:

Qual a diferença de um laudo para um relatório?

Os dois documentos são muito utilizados em rotinas médicas, entretanto, não representam a mesma coisa. Quer entender o porquê?

A principal função de um laudo é registrar o resultado de um exame médico, ou seja, quando o paciente realiza um exame, o médico precisa laudar esse exame para que o paciente retorne ao consultório com o resultado em mãos.

Além disso, o documento que sucede a análise do médico perito é o laudo médico. Isso significa que, após apresentar o relatório médico e toda a papelada para o médico perito,  este fica responsável por emitir um laudo médico. 

No laudo médico é necessário constar as seguintes informações:

  • Nome completo do paciente;
  • Nome e endereço do local onde o exame foi feito;
  • Nome do médico solicitante;
  • Data de realização do exame;
  • Justificativa para a solicitação do procedimento;
  • Conduta e descrição detalhada do exame;
  • Hipótese diagnóstica;
  • Informações adicionais sobre o paciente, como idade, peso, altura, etc.

O relatório é um documento técnico, geralmente utilizado para solicitações de benefícios junto ao INSS. Sendo assim, conforme o código de ética médica, é um direito do paciente solicitá-lo e um dever do médico atendê-lo.

Assim, o relatório é derivado do atendimento médico, desse modo, não representa o diagnóstico em si. 

Qual a diferença entre relatório e parecer médico?

A principal diferença entre relatório e parecer médico é o peso judicial. 

Como dito anteriormente, o relatório está relacionado com a descrição técnica de um atendimento, portanto, não é usado para fins de diagnóstico. 

O parecer médico tem relação judicial, ou seja, é um documento de registro do atendimento médico, mas tem peso jurídico. 

Durante a sua rotina médica, é possível que se depare com todos esses tipos de documentos, portanto, entender a diferença entre cada um deles pode  te ajudar a elaborar um relatório médico mais efetivo.

Quais são os tipos de relatório médico?

Relatório médico legal

O relatório médico-legal é a descrição em detalhes da perícia médica. Isto é, responde diretamente ao delegado que solicitou como também às outras instâncias judiciais. 

Relatório médico para INSS

Durante a sua rotina de trabalho você vai se deparar com pacientes solicitando um relatório médico para solicitação de benefício no INSS. Muito usado, inclusive, para solicitar benefícios sociais. 

Segundo passo: tenha um modelo padrão e personalizável de relatório médico

O padrão aumenta a assertividade e ainda otimiza o trabalho do médico, portanto, crie modelos de relatório que você possa personalizar, ou seja, trocar o nome, adicionar mais informações, entre outros.

Para todos os tipos de documentos presentes na rotina de um médico, não podemos esquecer do nome completo do profissional que elaborou o documento, como também o código de registro do profissional. 

Seguir um exemplo padronizado de relatório pode te ajudar a otimizar o tempo gasto nos atendimentos também, criar um modelo padrão e deixar pré-preenchido em seu computador ou em um software de gestão para clínicas, reduz-se o tempo que seria gasto preenchendo essas informações manualmente.

Veja também: Qual o melhor software médico para a minha clínica?

Para ser efetivo e ajudar o seu paciente, um relatório precisa ser detalhado e constar os seguintes dados:

  • Nome do médico solicitante;
  • Registro do profissional;
  • Nome completo do paciente;
  • Data de nascimento, endereço;
  • Descrição do atendimento médico.

Vale ressaltar que, um relatório médico mal elaborado pode prejudicar o seu paciente de ser contemplado com os benefícios sociais do Governo, como também dificulta a emissão do laudo médico pelo médico perito. 

Um relatório médico possui sete partes:

  • Preâmbulo: em síntese, é o cabeçalho do relatório. 
  • Quesitos: são as perguntas sobre o caso do paciente;
  • Comemorativo: é o histórico dos fatos citados no relatório médico do paciente;
  • Descrição (visum et repertum): nessa etapa, o médico assistente precisa detalhar minuciosamente todos os fatos e tudo o que deve ser analisado pelos médicos peritos. 
  • Discussão: é o momento em que os peritos discutem sobre os fatos e identificam quais passos tomar a seguir;
  • Conclusão: basicamente, é a conclusão que você chega após analisar todos os fatos;
  • Resposta aos quesitos: são as respostas para as perguntas colhidas no item “quesitos”.

Terceiro passo: utilize um software de gestão para clínicas

A automação dos processos faz a rotina em clínicas ser mais eficiente e rápida. Então, crie padrões de relatório utilizando um sistema de gestão para clínicas e consultórios!

O Feegow Clinic tem a função de pré-configurar formulários. Isso quer dizer que você pode e deve criar vários modelos de documentos médicos.

Na nossa plataforma, o médico consegue criar e gerir diversos modelos de atestados, relatórios e laudos, deixando-os predefinidos para cada tipo de situação ou atendimento. Isso facilita a organização e evita a perda de informações históricas sobre os seus pacientes.

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Além disso, no formato “Add-on” é possível gerar um link externo para que a clínica possa liberar para seus clientes o download e a entrega digital de laudos de exames. 

Isso tudo é feito de maneira totalmente segura. O médico deve apenas enviar um link para o paciente. Ele abrirá uma área onde deverá se identificar com Login e Senha. Após isso,  ele possui acesso aos documentos e laudos inseridos na ficha dele através do Feegow Clinic nas seções de Laudos e Documentos.

Ou seja, com a plataforma de gestão de clínicas médicas, o Feegow Clinic, todo o processo de realizar relatórios médicos e laudos é muito mais fácil e ágil. Assim, o médico pode focar em atividades mais importantes para a clínica, como, de fato, cuidar de seus pacientes e gerenciar o negócio. 

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Perguntas frequentes:

O que é um relatório médico?

É um documento de extrema importância para o paciente, pois é solicitado em perícias médicas. Consiste em um relato do atendimento médico, mas sem fins de diagnóstico.

Qual a diferença de um laudo para um relatório?

O laudo é responsável por dar um diagnóstico ao paciente, ou seja, o laudo médico é um documento que visa encontrar a melhor conduta terapêutica para o paciente.

Para que serve o relatório médico?

O relatório é um documento exigido para fins periciais. Assim sendo, o paciente pode solicitá-lo ao médico para apresentar em organizações públicas, a fim de solicitar benefícios sociais.

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