Descubra como atrair pacientes particulares para a sua clínica!

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Se o seu objetivo é aumentar o fluxo de pacientes na sua clínica, fique ligado nas 5 dicas de como atrair pacientes particulares que estão listadas no post de hoje!

Se você já se viu na situação de:

– Estar com a agenda vazia, sem atendimentos em determinado dia;

– Seus pacientes faltam e os horários vagos não são preenchidos, ou

– Sentiu que a sua agenda está engessada e a gestão dela torna-se um desafio,

Saiba que entender como atrair pacientes particulares pode te ajudar a dar um Up no faturamento do seu negócio!

Controlar a quantidade de pacientes no dia, então, ajuda a reduzir o número de faltas e traz muitas oportunidades, como investir na fidelização e dar um gás nas suas finanças.

Se você quer saber como fazer isso e continuar atraindo pacientes particulares para o seu consultório, continue a leitura!

Separei neste post 5 dicas que vão te ajudar a aumentar o potencial da sua clínica sem perder a qualidade do atendimento prestado aos seus pacientes!

 

Como conquistar pacientes particulares para a minha clínica?

Caso você ainda não faça parte do grupo da modernização, não fique para trás! Um dos primeiros passos para atrair pacientes particulares é ter uma boa gestão da agenda médica.

Isso significa que você precisará gerenciar o número de atendimentos, confirmar consultas e muito mais.

Se você está se perguntando o porquê de tudo isso, saiba que é do senso comum não são as consultas que impactam positivamente o seu faturamento, esse mérito recai sobre os procedimentos médicos.

Mais do que isso, por conta das taxas das operadoras de saúde que limitam os valores a serem recebidos, os procedimentos médicos em particular fazem muita diferença para a sua receita no final do mês.

Por isso, o volume de pacientes é a parte principal dessa equação, para que você sempre feche as contas no azul, sem comprometer a renda dos seus pacientes.

Mas, como trazer mais pacientes particulares para a minha clínica e aumentar o volume de atendimentos?

Use a tecnologia para atrair mais pacientes particulares

Caso você ainda não faça parte do grupo da modernização, não fique para trás! Um dos primeiros passos para atrair pacientes particulares é ter uma boa gestão da agenda médica.

Para isso, a sua clínica pode aderir a um software clínico. Não se desespere, se você ainda não sabe qual o melhor software para a sua clínica, invista na pesquisa de mercado!

O software médico fica responsável por automatizar a sua clínica do agendamento até a gestão financeira. Confira algumas vantagens de implementar o uso de um software clínico no seu negócio:

  • Mais segurança aos dados dos pacientes;
  • Agilidade nos processos médicos;
  • Qualidade e humanização nos atendimentos;
  • Redução de custos da clínica.

Além disso, uma boa gestão dos processos da sua clínica também pode te ajudar a potencializar a sua agenda. Por isso, nada disso é possível sem a automatização, sendo assim, invista na automação dos processos médicos sem medo!

Em muitos casos, a clínica tem o desejo de maximizar a produtividade da equipe, ampliando o número de pacientes atendidos, sem deixar de oferecer ao paciente um atendimento humanizado e focado nas necessidades dos indivíduos. 

Mas, se você é daqueles que ainda não sabe por onde começar, continue com a gente e saia sempre na frente, oferecendo novidades e inovações para os seus pacientes!

Dicas para aumentar o fluxo de pacientes particulares no seu consultório!

A seguir, você terá dicas eficazes para aumentar o número de pacientes em sua clínica e não ter mais dificuldades com sua agenda vazia!

1. Priorize uma gestão Inteligente

Para manter a sua clínica funcionando bem, você pode apostar em ter uma gestão mais inteligente da sua agenda.

Para quem não tem familiaridade com a parte administrativa de uma clínica, pode ser um desafio, mas, não se desespere, a solução está nas linhas a seguir!

Hoje, softwares de gestão médica são capazes de potencializar a sua agenda médica e facilitar tanto o trabalho da recepção quanto do médico.

Sem contar que a gestão inteligente da sua clínica aliada a uma equipe engajada e motivada é sinônimo de eficiência e melhorias na rotina da sua clínica. 

Com isso, a sua clínica pode evitar os problemas com encaixes de pacientes, ampliar os horários de atendimento, reduzir o número de faltas e, se houver, preencher rapidamente os horários livres para manter a rotatividade de pacientes na sua clínica em alta!

Além disso, controlar o tempo das consultas nunca foi tão simples! Para que o médico, então, possa atender mais pacientes e impactar positivamente a receita da sua clínica!

2. Invista em outras formas de Agendamento de Consultas

Já pensou em aumentar a sua presença na internet?

Como já sabemos, os meios de comunicação estão cada vez mais presentes na internet e fazer parte deste universo pode ser bem lucrativo para a sua clínica! 

Estar ativo nas redes sociais se torna indispensável e facilita a comunicação entre você e seus pacientes. Oferece comodidade e segurança, ou seja, o paciente não precisa sair de casa, e os dados dos pacientes ficam seguros em sigilo absoluto.

É uma parceria entre a sua clínica e seus pacientes. Investindo na satisfação deles, sua agenda sempre estará cheia, pois é mais fácil fidelizar os pacientes antigos do que conquistar novos. 

Mas, como isso é posto na prática? Simples. O paciente, dentro de sua casa, conectado a algum aparelho ligado a internet, consegue realizar as próprias marcações de acordo com os horários disponíveis dos médicos. 

Você pode disponibilizar essa nova forma de agendamento por meio das redes sociais ou no site do seu negócio, com o agendamento online.

Com isso, amplia a sua presença online, ou seja, faz a sua clínica ser vista, e estreita ainda mais o relacionamento com seus clientes. 

3. Utilize o Prontuário Eletrônico:

Se o foco da sua clínica é o bem-estar dos seus pacientes, a utilização do prontuário eletrônico te ajuda a ter na palma da mão todas as informações de seus clientes.

Além de possibilitar ao médico ter concentrado em um único lugar as informações de seus pacientes. 

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) pode te ajudar a maximizar os atendimentos na clínica. Para que não reste dúvidas, as razões são: Agilidade e Segurança. 

As informações estão separadas da sua recepção em dois cliques. Isso facilita muito na hora de preencher os horários vazios na agenda do médico ou até mesmo realizar encaixes para ampliar o número de atendimentos.

O Prontuário Eletrônico traz uma vantagem muito importante: se houver a troca de profissionais durante o dia, as informações dos pacientes ficam disponíveis para todos!

Não existe a possibilidade de um paciente se “perder”, como acontece em meio a tantos arquivos em papel, seus dados estarão sigilosamente armazenados em Nuvem. 

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não utilizar o prontuário eletrônico, separei neste artigo dicas de como avaliar qual o melhor prontuário eletrônico para a sua clínica!

4. Utilize a Confirmação Automática de Consultas:

Outro impasse que a sua clínica pode encontrar para atrair mais pacientes particulares é a necessidade de reduzir o no-show de pacientes.

Você já deve ter passado por essa situação e sabe como é frustrante!

Uma boa forma de diminuir o nível de absenteísmo em sua clínica é utilizar a confirmação de consultas automática. 

Funciona assim: o seu paciente, por meio de um SMS ou WhatsApp, vai informar à recepção se pode comparecer, ou não, à consulta.

Essa ferramenta possibilita que a sua secretária consiga marcar as consultas de outros pacientes que estão na fila de espera, caso ocorram desistências. 

Esse recurso está disponível em softwares médicos, e pode atrair mais pacientes particulares para a sua clínica.

Isso porque, com a fácil visualização da agenda de profissionais de saúde, o trabalho da sua equipe fica mais prático, rápido e eficiente. 

5. Mantenha o foco em um bom atendimento:

Como já disse mais acima, fidelizar clientes é menos custoso do que atrair novos.

Pode parecer óbvio, mas nem sempre é fácil agradar todo mundo. Mais do que isso, com um bom planejamento você pode atrair mais pacientes particulares e ter a agenda sempre lotada!

Invista no atendimento mais humanizado, entenda que cada paciente é único e importante.

Coloque-se no lugar de cliente e veja que ser atencioso com cada um deles é o primeiro passo para fidelizá-los! 

Portanto, além de inovar com os recursos tecnológicos, não se pode esquecer do principal: empatia! 

Se a sua recepção fica sobrecarregada com funções como:

– Atender telefonemas,

– Responder e-mails e WhatsApp,

– Marcar consultas e monitorar todos os canais de atendimento,

– Receber bem o paciente que chega à clínica, oferecendo suporte a todas as dúvidas;

Isso pode ser um indicador de que as tarefas não estão otimizadas e você pode perder a chance de fidelizar seus pacientes. 

Basicamente, você deve disponibilizar múltiplos canais de comunicação, além do famoso telefone!

Visto que, com a tecnologia, sua clínica pode se comunicar com seus pacientes nas Redes Sociais, como Instagram, e aplicativos de mensagens, como Whatsapp.

Qual dessas opções utilizar fica a seu critério, mas, se você quer se aprofundar ainda mais neste assunto e melhorar o atendimento na sua clínica, não deixe de conferir o nosso eBook gratuito de Redes Sociais para Médicos!


redes sociais para médicos

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Perguntas frequentes:

Agenda médica online pode me ajudar a gerar mais receita?

Sim! Trabalhar com um software médico que tenha uma agenda online é um ótimo meio para aumentar e  facilitar o agendamento dos seus pacientes.  Assim você pode enviá-la para pacientes através de emails, sms, whatsapp e outros meios.

Marketing médico pode me ajudar a aumentar consultas?

O marketing médico é um dos meios de atrair mais pacientes para sua clínica. Explorar redes sociais, SEO, mídia paga e muitos outros recursos de marketing aumentará sua visibilidade.

Como escolher a melhor agenda médica?

Busque ferramentas de agendamento que possuem integrações, segurança de dados e que seja fácil de usar.

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