como-abrir-um-consultorio

Dicas essenciais de como abrir um consultório médico!

Você está pensando em abrir o seu consultório médico? Se não sabe por onde começar, confira dicas para dar início ao seu próprio negócio!  

Abrir seu próprio consultório é o sonho de muitos profissionais de saúde. Mas o desafio de montar algo do zero precisa estar acompanhado de muito esforço e trabalho, além de conhecimento de como fazer. Veja dicas para dar o primeiro passo e alcançar a desejada autonomia de trabalho. 

De acordo com o estudo “Demografia Médica no Brasil”, realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), o Brasil atingirá a marca de 2,20 médicos por 1.000 habitantes ainda em 2020.   

E nesse mar de novos médicos, seja para os recém saídos da faculdade ou para aqueles que já concluíram a residência médica, uma dúvida que costuma ser a mesma écomo abrir um consultório médico? 

Para abrir uma empresa é necessário se adequar a todas as exigências dos órgãos públicos. Sem ter como fugir disso, a parte burocrática também existe para clínicas e consultórios.  

Se você quer empreender na área da saúde, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer e entender as condições legais para, enfim, dar início às suas atividades e atender seus pacientes. 

É preciso muito planejamento para fazer dar certo! E, para te ajudar nesse caminho, reuni algumas dicas valiosas que podem te dar um norte na hora de montar o seu consultório! 

6 dicas para abrir um consultório médico!

Indo direto ao ponto, para garantir que o processo de abertura do seu consultório tenha êxito, aqui o as 6 dicas indispensáveis para quem quer montar um consultório médico do zero!  

Escolha a sua área de atuação:

Agência Nacional de Saúde (ANS), divide os estabelecimentos médicos em 54 tipos de consultórios 

E a definição do seu tipo de estabelecimento é muito importante principalmente porque se relaciona diretamente com regime tributário que será praticado na sua prestação de contas. 

As áreas de atuação mais comum são: 

➢ Clínicas populares: essas oferecem atendimento às pessoas que não são associadas a planos de saúde, ou seja, os recebimentos são apenas no formato particular; 

➢ Consultório com até duas especialidades: geralmente, as especialidades oferecidas se complementam, mas não é regra! Você pode atender como clínico geral e ginecologista, por exemplo; 

➢ Clínica Geral: essa oferece pequenos procedimentos médicos.  

Após escolher a sua área de atuação, que tal começar a seguir os próximos passos e abrir um consultório? 

Defina o seu público-alvo

Criar o perfil de cliente ideal é importante porque é a partir dele você pode ter uma visão mais ampla do seu negócio.  

Ter a real noção de quem é o cliente que você espera receber no seu empreendimento ajuda em diversas decisões, dois bons exemplos são: 

➢ Com essa informação consolidada, é possível acertar na forma de comunicar e divulgar seus serviços; 

➢ Com a ideia de cliente ideal em mãos, você traça onde vale a pena investir, o que esperar de retorno e qual o tipo de atendimento pretende oferecer.  

Uma vez que você decide ofertar um procedimento que tem um custo mais alto para ser executado, consequentemente, o valor precisará ser elevado para suprir todos esses custos. 

Logo, projetar o perfil de cliente ideal é importante para que você seja remunerado de acordo com seu esforço de trabalho.  

Mais do que isso, é um passo importante para que você decida os valores das consultas e dos procedimentos do seu consultório. 

Escolha a localização

Após decidir o seu perfil de cliente ideal, você precisa escolher o local em que começará a atender os pacientes.  

Um ponto importante para se considerar é analisar o lugar onde o seu público-alvo mora. Ou seja, priorize os locais de fácil acesso.  

Se você quer atrair pacientes com plano de saúde, localizar seu consultório próximo a redes públicas de estabelecimento em saúde pode ser bem vantajoso. 

Agora, se o seu objetivo é alcançar pacientes particulares é mais adequado abrir um consultório em regiões de classe A ou B.  

Planeje e execute

Para dar certo, é preciso equilíbrio entre planejamento e mão na massa! Antes de iniciar as suas atividades, escolha o seu plano de negócios 

No Portal Sebrae, encontramos a seguinte definição: “um plano de negócios permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado”. 

Nesse momento, você pode contar com a ajuda de uma contabilidade parceira mais adequado a se fazer é escolher um especialista na área da saúde.  

Assim, você terá o melhor regime tributário para o seu negócio e poderá reduzir os gastos com impostos, para que você não pague nada além do necessário, né?  

DICA: Não pense que elaborar um plano de negócios é apenas para quem está começando!

Se você já possui sua clínica ou consultório e quer ampliar seu empreendimento ou até mesmo reposicionar o seu negócio no mercado, o plano de negócios também será uma ótima ferramenta.

Atente-se para a documentação

Você decidiu abrir um consultório e precisa regularizar todos os documentos indispensáveis para o funcionamento do seu empreendimento. E aí, você já sabe quais são? Confira abaixo a documentação necessária! 

  • Registro do consultório como pessoa jurídica (CNPJ); 
  • Alvará de funcionamento emitido pela prefeitura do município onde o seu consultório será localizado;  
  • Autorização da vigilância sanitária, porque estar dentro das normas da vigilância sanitária é obrigatório para qualquer empresa, inclusive os empreendimentos de saúde; 
  • Autorização do Corpo de Bombeiros, afinal, é ele o responsável pelo cumprimento das normas mínimas de segurança contra incêndios; 
  • Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES). Isso você faz direto no portal do Governo Federal. É necessário já ter o cadastro ativo antes mesmo da abertura, correndo riscos de fechamento do consultório e multas altíssimas. 
  • Cadastro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) também é emitido pelo Governo Federal. 
  • Conselho regional também é um documento exigido para abrir um consultório. Se o seu consultório for localizado em São Paulo, por exemplo, faça seu cadastro no órgão chamado Cremesp.  

Selecione a sua equipe de atendimento

Não adianta estruturar o seu consultório e não possuir um bom atendimento. Por isso, a presença de uma equipe eficiente pode se tornar ponto chave na entrega de um atendimento memorável aos seus pacientes. 

Observe como a sua recepção está atendendo, para que você encontre pontos de melhoria.  

Com toda a certeza, o feedback é essencial para oferecer a melhor experiência do pacientePortanto, lembre-se de ouvir o que os seus pacientes têm a dizer. 

Use ferramentas de gestão

tecnologia aplicada aos negócios possibilitou aos empreendimentos em saúde potencializar seus resultados e alcançar mais pacientes.  

Um sistema de gestão médica tem o objetivo não apenas de organizar as informações dos pacientes como também todas as suas movimentações financeiras.  

Como resultado, facilita a sua rotina e automatiza os processos internos do seu negócio. Desse jeito, você ganha mais tempo e autonomia para cuidar dos seus pacientes. 

Perguntas frequentes:

O que é necessário para abrir um consultório médico?

Para dar início a esse sonho do consultório próprio, é preciso se atentar às questões burocráticas como o Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES). Além disso, não se esqueça do alvará da prefeitura e a documentação que garante a segurança da estrutura do seu consultório. 

Por que montar um consultório médico?

Ser dono do seu próprio negócio permite ao médico ter autonomia de trabalhoAssim, ao montar um consultório médico, você alcança sucesso profissional e investe muito mais na sua carreira.  

O que precisa para abrir um consultório médico?

De maneira geral, para abrir um consultório regularizado, há quatro etapas que são essenciais. A primeira delas é definir o seu público-alvo, em seguida, escolher a localização do seu consultório, reunir a documentação necessária e investir na divulgação.  

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação!